/5 erros que não podem ter na sua redação!


5 erros que não podem ter na sua redação!

5 erros que não podem ter na sua redação!

por: Equipe Flávia Rita

O seu desempenho na redação pode garantir a sua vaga. Com a concorrência alta nos concursos públicos, fazer um bom texto se tornou um dos principais diferenciais. É essencial saber planejar, organizar e elaborar uma redação. Que tal conferir 5 erros que não podem ter na sua redação de jeito nenhum? Vamos, lá?

1º: Erros comuns:  estrutura inadequada

Você sabe como é a estrutura de uma redação? Como ela se desenvolve? Muitos candidatos preocupam apenas em “jogar” as palavras no papel. Ou seja, não focam em organizar as ideias, e uma estrutura inadequada pode comprometer a sua posse.

Então, anote: uma estrutura é baseada em introdução, desenvolvimento e conclusão. As ideias precisam estar relacionadas entre si e de acordo com o tema pedido no edital. Não é jogar os argumentos, mas saber desenvolvê-los para que o seu texto fique bem construído. Tem dúvidas de como fazer uma redação nota 10 para concurso? Clique aqui para descobrir!

2º: pontuação inadequada

Nem pense em começar a escrever uma redação, se você não domina pontuação. Um dos principais erros cometidos, é o uso inadequado de vírgula ou ponto, por exemplo. É essencial que você entenda sobre pontuação, pois é o que vai dar sentido para as ideias do seu texto.

Por isso, faça uma revisão sobre vírgula, ponto final, dois pontos, entre outros. Assim, você também aproveita para estudar para a prova objetiva.

3º: ambiguidade e incoerência

Outro erro inadmissível na redação é ambiguidade e incoerência. É imprescindível que você conheça sinônimos de palavras (para evitar repetição), termos de retomada e saiba usar bons argumentos, para não deixar a sua redação confusa.

A escrita exige o conhecimento de regras gramaticais e a sua redação deve ser escrita dentro da norma culta. Por isso, fique sempre atento às regras!

4º: fuga de tema!

Um dos principais erros cometidos: fuga de tema! Se você fugir do assunto pedido pela banca, vai comprometer a sua posse. Logo, anote essa dica para não se esquecer de jeito nenhum: antes de começar a fazer a sua redação, planeje.

O que você vai escrever? Qual o argumento vai usar? Como pretende fazer a sua introdução, desenvolvimento e conclusão? Escreva no seu roteiro o que você quer fazer na sua redação. Se você não sabe como planejar o seu texto, não precisa entrar em desespero: clique aqui!

5º: Falta de revisão

Você acabou de fazer a redação, e agora? Muitos candidatos não revisam, e isso pode comprometer a sua nota. Logo, ao terminar o seu texto, faça uma revisão. Fique atento a erros de ortografia, gramática, concordância verbal e nominal, crase, pontuação, entre outros.

Leia cada palavra com atenção e lembre-se de que quanto mais você treinar redação, melhor. Portanto, inclua redação no seu planejamento como você faz com português, por exemplo. Com o tempo e prática você vai conseguir superar a sua dificuldade em redação e conquistar a sua posse.

Isso também pode lhe interessar:
  Redação para concurso FGV: conheça a banca!

Espero que tenha te ajudado! Depois destas dicas, que tal começar a treinar redação?

 

Dos erros citados,  você comete algum? Qual? Deixe o seu comentário.

Equipe Flávia Rita


Deixe seu Comentário

Comentários