fbpx

“ao mesmo tempo que” ou “ao mesmo tempo em que”?

Equipe Flávia Rita

"Ao mesmo tempo que" ou "ao mesmo tempo em que"? Entenda de uma vez por todas qual a forma correta!
"Ao mesmo tempo que" ou "ao mesmo tempo em que"? Entenda de uma vez por todas qual a forma correta!

 

Muitas pessoas costumam cometer alguns erros sem nem mesmo perceberem. Você já deve ter escrito a expressão “ao mesmo em que” e sequer parou para pensar se ela estaria certa. Se isso aconteceu na sua prova de redação, possivelmente houve uma penalização, sem que você saiba. Para que você não incorra em qualquer erro que comprometa sua posse, sua aprovação no ENEM ou a marca da sua empresa, continue lendo para ver como usar e como não usar a expressão “ao mesmo tempo que”.

“Ao mesmo tempo, em que” ou “ao mesmo tempo que”?

Muito possivelmente, você já deve ter escrito essa expressão e sequer sentiu dúvidas a respeito de qual forma seria a gramaticalmente correta. Ocorre que, ainda que as diferenças semânticas não sejam grandes o suficiente para prejudicar a compreensão, o uso inadequado da expressão “ao mesmo tempo (em) que” resultará em penalização nas provas de concursos e exames vestibulares.

A fim de evitar quaisquer dúvidas a respeito dessa locução, vamos ver qual a forma correta.

Qual a forma correta?

Veja as seguintes frases:

  • Ela via o filme ao mesmo tempo, em que comia um pão de queijo.
  • Ela via o filme ao mesmo tempo que comia um pão de queijo.

Qual delas está correta?

Se você escolheu a forma sem preposição “ao mesmo tempo que”, você acertou! A locução conjuntiva temporal “ao mesmo tempo, em que” é considerada um desvio da língua padrão, de maneira que deve ser evitada.

Sentido da expressão “ao mesmo tempo que”

Como visto, a expressão é classificada como uma locução conjuntiva temporal, cujo sentido equivale a “enquanto”. Veja os seguintes exemplos:

  • Os ex-alunos cantavam o hino da escola ao mesmo tempo que se emocionavam.
  • Os ex-alunos cantavam o hino da escola enquanto se emocionavam.
  • Maria cozinhava ao mesmo tempo que falava ao telefone.
  • Maria cozinhava enquanto falava ao telefone.

Bom, dito isso, você deve estar com uma dúvida: “e quando vou usar a preposição em?”

Segundo o gramático Domingos Paschoal Cegalla, a preposição “em” terá cabimento em expressões como “desde o tempo em que” ou “no tempo em que”. Nesses casos, seu uso faz-se obrigatório pela própria construção da locução. Confira os exemplos:

  • No tempo em que eu estudava, não existia internet.
  • Ouvia os casos de minha avó desde o tempo em que eu era criança.

Agora, você não terá mais desculpas para cometer esse erro na prova, certo? Lembre-se que qualquer desvio gramatical na sua redação pode custar a posse! Então nada de errar!

Se você está começando seus estudos de Língua Portuguesa agora e ainda não sabe como se aprofundar na matéria, então não deixe de conferir nosso curso Português GOLD!

Curso de português para concurso: conheça o melhor!

Se você precisa de um curso de português para concursos públicos e aborde o conteúdo para TODAS AS BANCAS, o curso Português Gold é o ideal para você! Ministrado pela professora Flávia Rita, referência em Língua Portuguesa na área de concurso público e redação, ele oferecerá uma abordagem completa da matéria, com foco estratégica naqueles conteúdos mais cobrados pelas bancas!

Além de ser ideal para todas as bancas, o curso Português Gold é completo e tem TUDO o que você precisa para superar QUALQUER dificuldade no conteúdo. Conta com:

  • Teoria completa: não importa se você está iniciando os estudos, se ficou muito tempo e está retomando, ou se precisa revisar os principais conteúdos, porque a professora Flávia Rita ABORDA toda disciplina de forma direcionada.
  • Resolução exaustiva de exercício. Ou seja, você vai aprender a forma de cobrança das bancas, revisar os principais pontos e aprender a fazer exercício.
  • Livro de interpretação de textos, para você treinar. Ou seja, além da parte de gramática você vai também vai aprender, definitivamente, como interpretar os textos cobrados nos certames e gabaritar.
  • Livro de planejamento de estudo. É fundamental que a sua rotina esteja organizada, para que você possa ter um rendimento melhor nos seus estudos.
  • Simulado para avaliar o seu desempenho
  • Livro Português descomplicado: toda a teoria, além de exercícios comentados.
  • Livro de fichamento: técnica desenvolvida pela Professora Flávia Rita, para você manter todo o conteúdo na memória.
 

Ficou alguma dúvida?

Como podemos ajudar você? Entre em contato conosco por meio do telefone e confira com nossos consultores qual o melhor curso para você:

Fale com um dos nossos atendes. 

Antes de ir embora, não se esqueça de clicar aqui e conferir os materiais GRATUITOS que separamos com todo o carinho para você :)! 

Gostou do post? Compartilhe com os seus amigos nas redes sociais. Muito sucesso e bons estudos!

 

Assista a uma aula demonstrativa.

TJSC

TJSC: saiba mais sobre a prova de português

Prova Objetiva terá mais de 20 questões de Língua Portuguesa. Já o salário dos aprovados varia entre R$ 9.493,61 para nível superior e R$ 5.515,07 para nível médio.
Baixe gratuitamente o E-book de questões comentadas da FGV e comece a se preparar para a prova!

Read More »
Interpretação de texto

Interpretação de texto para concurso: técnicas infalíveis

Interpretar textos vai muito além da simples decodificação de palavras, trata-se de compreender e extrair significado, identificar nuances, analisar pontos de vista e discernir entre informações relevantes e irrelevantes. Continue a leitura e conheça algumas técnicas infalíveis para ter uma boa interpretação de texto!

Read More »
Português Total

Português Total: 5 motivos para investir no curso

Investir em um curso de português é uma decisão capaz de abrir portas, tanto para aqueles que desejam aprimorar suas habilidades linguísticas quanto para os que buscam ampliar suas perspectivas de carreira. Continue a leitura e descubra os benefícios do curso Português Total.

Read More »

CONTINUE LENDO

× Como posso te ajudar?