fbpx

Artigo jurídico: 5 dicas para escrever com qualidade e se destacar no mercado de trabalho!

Equipe Flávia Rita

Escrever um artigo jurídico é de suma importância no campo do direito, pois permite a análise aprofundada de questões legais e a contribuição para o debate acadêmico e jurídico. Além disso, a redação de artigos jurídicos fortalece a habilidade de argumentação e interpretação das leis, fundamentais para profissionais do ramo
artigo jurídico

É fundamental dominar a língua portuguesa, para que os seus textos sejam escritos com coesão e coerência. Além disso, um artigo jurídico redigido segundo a norma culta chama a atenção e ganha visibilidade, uma vez que são poucos profissionais que, realmente, conhecem regras de regência, pontuação, ortografia, vocabulário e uso correto dos conectores.

Nesse contexto, saber escrever um bom artigo jurídico é essencial para:

  • Tornar-se autoridade no assunto;
  • Possibilidades de parceria;
  • Destaque profissional.

Continue a leitura e confira 5 dicas para escrever um artigo jurídico com qualidade e se destacar no mercado de trabalho!

1- Escolha o nicho do seu artigo jurídico!

Um dos passos mais importantes para você começar a escrever o seu artigo jurídico é escolher o nicho do mercado que você pretende atuar. Assim, analise se vai escrever sobre um tema ou vários, por exemplo. Existem vários assuntos que estão interligados e você pode escrever sobre eles. Lembre-se de escolher um conteúdo que tenha afinidade, interesse e curiosidade, pois isso vai manter a motivação e a vontade de aprender mais.

2-Use fontes seguras

Ao escrever o seu artigo jurídico, busque por fontes que sejam seguras e confiáveis, ou seja, tenham credibilidade. Além disso, crie o hábito de consultar as últimas atualizações das legislações. Por exemplo, acesse o site do Supremo Tribunal Federal (STF), Superior Tribunal de Justiça (STJ), entre outros.

Assim, você mantém o seu texto sempre atualizado e pode, por exemplo, criar informativos ou desenvolver algum artigo novo. Use a sua criatividade!

3-  Cuide da linguagem

Como será a escrita do seu texto? É fundamental que você conheça o seu público alvo, para definir a linguagem do seu artigo. Por exemplo, se o seu texto for escrito para pessoas leigas do mundo jurídico, é importante usar palavras que sejam de fácil entendimento. Ou seja, não use palavras difíceis e rebuscadas, pois o conteúdo não vai chegar da maneira adequada para o leitor.

Dessa forma, busque escrever o seu artigo jurídico com clareza, praticidade, de acordo com a linguagem adequada e sem escorregar na gramática, combinado?

4- Produza conteúdos de valor no seu artigo jurídico

Escreva artigos jurídicos que sejam relevantes e que vão resolver o problema do seu leitor. Ou seja, nada de copiar texto ou procurar modelo, inspire-se e produza os seus textos.

Nesse contexto, faça o seu modelo e busque fornecer conteúdos de valor, que vão agregar ao seu público. Assim, pense em ideias que sejam relevantes, despertem o interesse e a curiosidade das pessoas.

Para isso, busque aprender, estude e compartilhe o seu conhecimento com as pessoas para ajudá-las. Quanto mais relevante for o seu texto, melhor será.

5- A importância do português para elaborar textos com qualidade

O profissional que não domina a língua portuguesa  terá dificuldade em elaborar um artigo jurídico. Além disso, a falta de conhecimento na norma culta pode prejudicar a carreira e dá chances maiores para os concorrentes. Assim, o português é um meio fundamental para a comunicação escrita e falada.

Os profissionais que têm dificuldade em escrever textos perdem excelentes oportunidades, por isso, a pessoa que, realmente, conhece as regras da norma culta se sobressai e destaca-se de forma positiva no mercado de trabalho. Logo, saber falar e escrever bem são essenciais para uma trajetória de sucesso.

Já pensou em  investir em um curso on-line de português corporativo?

Conhecer as regras de pontuação, regência verbal e nominal, ortografia, entre outras vão abrir excelentes oportunidades na sua carreira. Além de escrever um artigo jurídico com qualidade, você também vai conseguir se expressar melhor e ganhar destaque no mercado de trabalho.

A professora Flávia Rita, referência em língua portuguesa, preparou um curso específico para os profissionais que querem conhecer e dominar a norma culta. Assim, focado e direcionado com o que é exigido no mercado de trabalho, o curso on-line português corporativo/presencial conta com toda a estrutura que você precisa:

  • Modalidade on-line ( você estuda de acordo com o seu tempo disponível);
  • Resultado imediato;
  • Revisão e exercícios direcionados para o que você precisa saber;
  • Material de apoio em PDF;
  • Conteúdo de português ministrado de acordo com a realidade do mercado de trabalho;


CLIQUE AQUI PARA CONHECER O CURSO E COMEÇAR A ESTUDAR AGORA!

TRF5

TRF5: banca organizadora já foi definida!

Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação(IBFC) será responsável por organizar o concurso. Continue a leitura e conheça as características gerais da banca, como também o perfil da prova de Língua Portuguesa.

Read More »
concerto conserto

Concerto ou Conserto?

Viram este post: 28 Você já ficou em dúvida sobre a escrita correta de uma palavra? Isso pode ser bem comum, tendo em vista que

Read More »

CONTINUE LENDO