fbpx

Como estudar português para concurso? 5 truques para memorizar o conteúdo!

Equipe Flávia Rita

Como estudar português para concurso? 5 truques para memorizar o conteúdo!

O edital do seu concurso público foi divulgado e o você precisar estudar, memorizar e lembrar de todos os conteúdos. Neste momento, qual a sensação? Geralmente, bate um desespero muito grande, pois é muita matéria para pouco tempo. Por isso, neste post você vai aprender 5 dicas de como estudar português para concurso. Vamos lá?

1-Como estudar português para concurso? Resolva questões!

Você tem o hábito de fazer questões? Isso é imprescindível para a sua aprovação. Muitos estudantes perdem muito tempo lendo e revisando a teoria, mas não partem para a prática. Logo, faça exercícios a fim de otimizar a sua preparação. Por que resolver questões?

  • Conhecer o perfil da sua banca organizadora
  • Identificar os assuntos mais recorrentes
  • Identificar o estilo da questão
  • Fixar o conteúdo
  • Memorizar conceitos
  • Saber os assuntos que você domina e os que precisam ser revisados com mais frequência

Dessa forma, separe tempo no seu cronograma para resolver exercícios. Para conquistar a sua nomeação, além da teoria, é necessário ir para a prática. Não se esqueça de fazer uma planilha para mensurar os seus erros e acertos por tópicos.

2-Faça fichas com os tópicos

A técnica de fichamento é uma das melhores para memorizar o conteúdo. Além de ser muito prática, você pode estudar em qualquer lugar. Dessa maneira, você terá os principais conteúdos cobrados de português para concurso resumido em fichas. Aproveite para montar resumos das suas principais dificuldades e assuntos cobrados. Assim, você mantém o conteúdo na sua memória.

3-Faça associações

Outra forma eficaz de memorizar os conteúdos de português ou qualquer outra disciplina é por meio de associações. Nesse contexto, você pode usar a sua criatividade e usar associações para assimilar o conteúdo estudado. Crie histórias, invente e se reinvente. Lembre-se de que o principal é você memorizar.

4-Como estudar português para concurso? Grave áudios!

Já pensou em gravar áudios com os conteúdos? Por exemplo, terminou de estudar concordância nominal e verbal? Que tal gravar um áudio com os principais assuntos cobrados? É possível gravar um áudio curto e escutá-lo durante o dia. Você pode usar essa dica para outras disciplinas também e aproveite para escutar as suas gravações em vários momentos do seu cotidiano.

5-Repita o assunto estudado!

Como estudar português para concurso por meio de repetição? Logo, a repetição é uma das formas de estimular a memorização. Por isso, é tão importante revisar o conteúdo de forma periódica e constante, para que o conhecimento fique realmente registrado na sua memória. Dessa maneira, é fundamental que você faça revisões estratégicas do conteúdo e assim você vai desenvolvendo o seu aprendizado.

A importância do treino por meio de frases!

Como estudar português para concurso e memorizar o conteúdo? Já pensou em fazer uma revisão eficiente por meio de correções de frases? Por isso, a professora Flávia Rita, referência em concurso público, desenvolveu o curso on-line/correção de 1.000 frases de concursos, em que nas aulas são corrigidas diversas frases separadas por tema.

Dessa maneira, você terá a chance de revisar os principais conceitos e assimilar os assuntos mais cobrados. Assim nas aulas serão trabalhadas várias frases com erros que devem ser identificados. Além disso, também é feito uma revisão teórica pontual após a correção das frases. Clique aqui para começar o curso e intensificar a sua revisão em português para concurso. 

Qual método de memorização você utiliza em seus estudos? Deixe o seu comentário e compartilhe o post nas suas mídias sociais. Bons estudos!

Já leu?

 

 

TRF3

TRF3: como será a cobrança da língua portuguesa?

A prova de língua portuguesa terá 10 questões objetivas. Além disso, a disciplina será avaliada também por meio da redação e das questões de estudo de caso. Continue a leitura para saber mais sobre a cobrança da língua portuguesa. Ao final, baixe nosso e-book e assista à aula gratuita para começar a se preparar!

Read More »
tj al

TJ AL: saiba mais sobre a cobrança da Língua Portuguesa!

A prova de língua portuguesa terá 20 questões objetivas, representando quase metade do total de perguntas. Continue a leitura e saiba mais sobre a cobrança da língua portuguesa. Ao final, baixe nosso e-book e assista à aula gratuita para começar a se preparar!

Read More »

CONTINUE LENDO

× Como posso te ajudar?