fbpx

Prova do ENEM: 5 dicas para manter o foco e controlar a ansiedade

Equipe Flávia Rita

ENEM

Reta final, cansaço, ansiedade e nervosismo.. manter o foco é fundamental para o seu sucesso na prova do ENEM. Mas, como aguentar tanta pressão? Como superar o cansaço e manter a motivação? É isso que você vai descobrir neste post. Vamos lá?

Cuide de você!

Não dá para estudar com fome, certo? Então antes de começar a estudar faça um lanche, vá ao banheiro e preste atenção em suas necessidades fisiológicas. Invista em comidas leves e saudáveis, pois isso vai ajudar você a manter as energias, para manter o ritmo nos estudos e gabaritar a prova do ENEM. 

Deixe uma garrafa d’água sempre perto de você, viu? Confira alguns alimentos que ajudam na sua aprendizagem:

  • Ovos: rico em colina, ajuda na produção de acetilcolina, que é o neurotransmissor responsável pela memória.
  • Peixe: melhora a memória, concentração e ainda possuem ação anti-inflamatória.
  • Maçã: rica em fisetina, ajuda no amadurecimento das células nervosas e ajuda no desenvolvimento dos mecanismos cerebrais.

Além de cuidar da alimentação, que tal separar um tempo para fazer atividade física? Escolha uma modalidade que goste e invista. A grana está curta? Então, foque em fazer uma caminhada. Aproveite para caminhar pela manhã antes de começar a estudar ou à noite após os estudos. Uma simples volta pelo quarteirão, por exemplo, pode mudar muito o seu dia a e a sua energia.

As atividades físicas estimulam a concentração, o bem-estar e ajudar a lidar com sentimentos como ansiedade, medo ou nervosismo. Não pense que fazendo atividade física você vai estar “perdendo” tempo de estudo, muito pelo contrário: você vai aumentar a sua produtividade, rendimento, memorização e ainda manter a forma. Outra dica é cuidar do sono: dormir bem é essencial para o seu aprendizado e descanso.

Cuidado com o ambiente

O seu ambiente de estudo precisa estar limpo e organizado. Lembre-se de que você passará boa parte do seu tempo lá. Deixe-o bem arrumado e quanto mais aconchegante, melhor.

Por isso, antes separe um tempo para limpar, tirar a poeira e quanto mais organizado melhor, pois isso ajudará você a manter o foco no que realmente importa: os seus estudos. 

Iluminação também é muito importante e cuidado para não forçar a sua visão. Um ambiente iluminado, facilita a aprendizagem e vai ajudar você a manter a concentração. Outra dica é estudar escutando música clássica ou outro ritmo mais leve. Que tal experimentar?

Foque nas suas metas

Não perca tempo com coisas que você não pode controlar, e mantenha a concentração nas suas metas. Ao estabelecer uma meta, o seu cérebro vai direcionar e canalizar energia para ela, e isso vai ajudar a manter o foco no seu objetivo: tirar uma excelente nota na prova do ENEM

Definiu que vai estudar geografia ou história, por exemplo? Então, dê o seu melhor e aproveite o tempo para aprender o conteúdo. Antes de começar reflita:

  • O que eu devo aprender com essa matéria?
  • Quais os pontos mais importantes do conteúdo?
  • Por que vale a pena eu estudar essa disciplina?
  • Estude de forma concentrada e ativa. Esteja presente!
  • Foque sempre em dar o seu melhor, e priorize a qualidade. Não fique pensando que estudou pouco, por exemplo. Procure fazer a sua parte da melhor maneira possível.
  • Lembre-se de que imprevistos podem acontecer a todo o momento. Se não conseguiu cumprir o seu planejamento de estudo, está tudo bem. Retome no próximo dia e não se sinta culpado.

Seja um estudante ativo

Não tenha uma postura de vítima, e nem fique se lamentando ou reclamando. Tenha uma postura ativa e assuma a sua responsabilidade para fazer uma boa prova no ENEM. Lembre-se de que é você que precisa estudar, revisar, fazer exercício ou simulado.

Cuide da sua preparação e mantenha uma postura positiva. Lembre-se de que para conquistar o que você quer, precisa ter resultado.Vai estudar uma matéria que não gosta? Torne-a um desafio. Coloque na sua mente, que você vai aprender e que tem capacidade.

Crie estratégias para tornar o seu momento de estudo divertido e efetivo. Não permita que nada atrapalhe você a conquistar o seu sonho.Estude com garra, alergia e determinação e acredite no seu potencial para tirar uma boa nota na prova do ENEM, 

Cuidado com distrações

Não adianta estudar e perder tempo com redes sociais, celulares ou aplicativos. Deixe as distrações fora do seu alcance. Priorize os seus estudos, para conseguir alcançar o seu sucesso no ENEM.

Deixe o celular no silencioso ou desligado, não abra rede social, e não perca tempo em mídias sociais. Saiba usar o tempo a seu favor e aproveite cada  minuto para manter o foco no que é importante.

Olhe o celular ou as redes sociais nos intervalos do seu estudo ou quando terminar. No início, pode ser difícil, mas com o tempo, você vai ver que valerá a pena.

  • Defina um horário para acessar as suas redes sociais.
  • Não acesse redes sociais em intervalo e nem durante os estudos. Deixe para conferir as novidades depois que terminar de estudar. Priorize o seu aprendizado.
  • Defina um horário para acessar os aplicativos de celular e responder as mensagens.
  • Deixe o celular e qualquer outra distração bem longe de você.
  • Valorize o seu tempo de estudo e aproveite ao máximo para aprender, sanar dúvidas ou resolver exercícios, por exemplo.

Faça um planejamento de estudo, para organizar a sua rotina e conseguir manter o foco, sobretudo se você precisa conciliar os estudos com outras tarefas do seu dia a dia. Por meio de um cronograma, você terá um controle maior das disciplinas e isso vai ajudar na organização do conteúdo e também do seu aprendizado. É importante que o cronograma fique em um lugar visível, ou seja, nada de deixá-lo escondido dentro de uma gaveta.

Seguindo as nossas dicas você vai conseguir manter o foco nos estudos e controlar a ansiedade para fazer a prova do ENEM. Qual a sua maior dificuldade nos estudos? Envie o seu comentário para a gente e compartilhe o post nas suas redes sociais.

Para otimizar os seus estudos para a prova do ENEM, a professora Flávia Rita preparou um curso exclusivo para a redação ENEM 2019. Por meio de aulas direcionadas e focadas, você vai desenvolver as suas habilidades de escrita e superar qualquer dificuldade. O curso ainda conta com correção detalhada da sua redação, para você conhecer os seus pontos fortes e fracos, a fim de saná-los. QUERO ASSISTIR A UMA AULA GRATUITA!

Não perca:

tj al

TJ AL: saiba mais sobre a cobrança da Língua Portuguesa!

A prova de língua portuguesa terá 20 questões objetivas, representando quase metade do total de perguntas. Continue a leitura e saiba mais sobre a cobrança da língua portuguesa. Ao final, baixe nosso e-book e assista à aula gratuita para começar a se preparar!

Read More »

CONTINUE LENDO

× Como posso te ajudar?