fbpx

Exercícios de português gratuitos: como as fichas aceleram o seu aprendizado?

Equipe Flávia Rita

Como memorizar todo o conteúdo de português por meio de fichas? É o que você vai descobrir nas próximas linhas e ainda conferir um curso de português GRATUITO.
Exercícios de português gratuitos: como as fichas aceleram o seu aprendizado?

Já pensou em ter um material específico de revisão e direcionado? Por isso, nesse post, além de conferir exercícios de português gratuitos, você vai aprender sobre o fichamento.  Vamos lá?

Exercícios de português gratuitos: o que é o fichamento?

O fichamento é uma das técnicas de memorização mais eficazes, pois fará a diferença para você absorver o conteúdo. Assim, para você conquistar a sua posse, é imprescindível que você crie o hábito de revisar. Nesse contexto, a revisão por meio de fichas facilita a sua aprendizagem e ainda otimiza o seu tempo.

Por isso, já pensou em ter todo o conteúdo de língua portuguesa resumido por meio de fichas? A técnica, além de facilitar a sua absorção, é dinâmica e focada no que você precisa saber, para a posse.

Vantagens do fichamento

  • Técnica de memorização a longo prazo
  • Mantém todo o conteúdo na memória
  • Facilita ( muito) a memorização
  • Organiza o seu aprendizado
  • Permite a revisão de um conteúdo extenso, em pouco tempo

Além disso, você pode usar a técnica para outras disciplinas. Ou seja, é possível usar a metodologia para constitucional, administrativo, raciocínio lógico, ou qualquer outro conteúdo que desejar.

Exercícios de português gratuitos: como funciona a técnica?

Assim, a técnica consiste no desenvolvimento de fichas, em que você vai criar resumos por meio de tópicos da disciplina de português ou qualquer outra. Dessa forma, você também pode carregar as fichas para qualquer lugar e aproveitar para revisar o conteúdo. Ou seja, aproveite para estudar de qualquer local.

É um método prático, dinâmico e que vai facilitar muito o seu raciocínio. Nesse contexto, português é uma matéria extensa e que conta com muitas regras e exceções, por isso, a técnica fará a diferença para você conquistar a posse em pouco tempo.

Como estudar por meio das fichas?

  • As fichas devem ser criadas por meio de tópicos dos conteúdos estudados.
  • Estudou crase? Você pode criar fichas com as regras, as exceções, entre outros itens. Assim, faça isso com cada tópico.
  • Foque, também, em fazer fichas com conteúdos que tenha dificuldade, ou seja, aqueles itens que você precisa revisar com frequência.
  • Fez um exercício e a questão mostrou que você precisa revisar o conteúdo? Faça uma ficha. Assim, você precisa aprender a identificar os conteúdos que já está bom e aqueles que você precisa revisar.
  • Organize as suas fichas. Fez várias de muitas disciplinas? Deixe tudo organizado :)! Pois,  isso facilita o seu aprendizado.

Exercícios de português gratuitos: como estudar por questões?

Você sabia que uma das formas mais eficazes para a sua aprendizagem, é a resolução de exercício? Por que fazer questões?

  • Você identifica os principais assuntos
  • Conhece o estilo da banca do seu certame
  • Tem noção real do seu desempenho, pois pode mensurar as suas notas.
  • Faz uma revisão sobre os assuntos
  • Também estimula o seu raciocínio
  • Além disso, identifica os seus pontos fortes e fracos, para saná-los.

Assim, busque fazer questões de forma exaustiva durante a sua preparação. Além disso, separe um momento do seu estudo ara fazer exercício, mesmo que você ainda não tenha estudado sobre o assunto. Também, não se esqueça de fazer simulado, pois é importante você avaliar como está a sua preparação. Combinado?

Faça uma revisão por meio de exercícios gratuitos de língua portuguesa

Que tal fazer uma revisão por meio de exercícios de português gratuitos, agora? Assim, a professora Flávia Rita, referência em português para concurso, organizou uma maratona de aulas grátis de fichamento, para você conhecer o conteúdo e descobrir como a técnica fará a diferença para o seu aprendizado.  Vamos lá?

Como é o curso GRATUITO?

  • Aulas on-line para você assistir de qualquer lugar
  • Cerca de 40 horas/aulas
  • Aulas direcionadas

Quer começar a estudar agora? Clique aqui e aproveite para começar o seu curso GRATUITO de português de fichamento!

Você já estudou por meio de fichas? Foi produtivo? Assim, deixe o seu comentário e não se esqueça de compartilhar o post nas suas mídias sociais. Muito sucesso! 🙂

Já viu?

redação fgv

10 temas de redação FGV!

Nesse post, separamos 10 temas redação FGV para você treinar e incluir no seu planejamento. Ao fazer redação, concentre-se e simule como se fosse a prova: fique de olho no tempo, organize o ambiente e mantenha o foco. Você pode escolher um tema por semana e treinar, por exemplo. Vamos lá?

Read More »
TJSC

TJSC: saiba mais sobre a prova de português

Prova Objetiva terá mais de 20 questões de Língua Portuguesa. Já o salário dos aprovados varia entre R$ 9.493,61 para nível superior e R$ 5.515,07 para nível médio.
Baixe gratuitamente o E-book de questões comentadas da FGV e comece a se preparar para a prova!

Read More »
Interpretação de texto

Interpretação de texto para concurso: técnicas infalíveis

Interpretar textos vai muito além da simples decodificação de palavras, trata-se de compreender e extrair significado, identificar nuances, analisar pontos de vista e discernir entre informações relevantes e irrelevantes. Continue a leitura e conheça algumas técnicas infalíveis para ter uma boa interpretação de texto!

Read More »

CONTINUE LENDO

× Como posso te ajudar?