/Flexão dos adjetivos simples e compostos


Flexão dos adjetivos simples e compostos

300

por: Equipe Flávia Rita

O emprego dos adjetivos nas orações não costuma ser uma matéria que causa problema aos candidatos mais bem preparados, desde que não se exija as regras para a flexão de termos compostos. Aqui você irá ver as regras para o plural dos adjetivos e os casos de flexão de grau. Além disso, separamos algumas questões da matéria a fim de que você possa treinar e chegar preparado para sua prova. Vamos lá?

Adjetivos são palavras empregadas para qualificar um nome, necessariamente, a partir da atribuição de uma característica ou de um estado. Por exemplo:

  • A casa velha não aguentaria uma tempestade.
  • Amou o vestido azulado.
  • O prédio era como uma masmorra

Os adjetivos podem ser tanto simples quanto compostos.

ADJETIVOS SIMPLES E COMPOSTOS

São considerados simples os adjetivos formados por um único radical, ao passo que serão compostos quando por dois ou mais radicais.

  • A uva doce faz vinho suave. (Adjetivo simples)
  • A brasa quente queima a carne fria. (Adjetivo simples)
  • O vestido azul-celeste chamou-me a atenção.
  • Ele era um teuto-tropical nada alemão.

No caso de adjetivos compostos, a flexão para plural segue algumas regras claras. Vamos ver como funciona:

Plural dos adjetivos compostos

 Ao qualificarem os substantivos que acompanham, os adjetivos seguirão a mesma flexão de número e gênero. Entretanto, na variação do plural, há algumas regras específicas, a depender da natureza do adjetivo, se simples ou composto.

A regra geral estabelece a variação apenas do último elemento, de forma que haverá sempre um substantivo de referência.

  • Olhos verde-claros singraram a montanha.
  • A blusa azul-escura distinguia os convidados dos anfitriões.

Há, contudo, quatro casos especiais que merecem mais atenção.

#1 CASO: Quando ambos os radicais do adjetivo composto variarem.

  • A menina surda-muda ficou indignada.
  • As meninas surdas-mudas ficaram indignadas.

#2 CASO: Quando os dois radicais do adjetivo composto são invariáveis.

  • Os ternos azul-marinho chamavam a atenção dos convidados.
  • As blusas azul-celeste eram muito bonitas.
  • Materiais azul-ferrete são essenciais para a obra.

#3 CASO: Quando houver uma cor seguida de um substantivo, nenhum dos elementos do adjetivo composto pode variar.

  • Blusas amarelo-ouro são importantes para a virada.
  • Tintas branco-gelo foram requisitadas para a casa.
  • Apostila verde-abacate foram as mais vendidas.

#4 CASO: Quando um dos compostos trouxer a expressão “cor de” explícita ou subentendida, esse será invariável.

  • Blusas cor de mel foram a sensação da festa de aniversário.
  • Sapatilhas cor de rosa foram compradas para as crianças.

Flexão de grau do adjetivo

Os adjetivos ainda podem sofrer flexão de grau quando relacionarem qualitativamente dois ou mais nomes. Nesse caso, poderão ser flexionados em grau comparativo ou em grau superlativo.

No grau comparativo, exprimirá uma ideia de igualdade, de superioridade ou de inferioridade a partir do emprego, respectivamente, das formas “tal qual”/“tanto quanto”, “mais (do) que” e “menos (do) que”.

No grau superlativo, o adjetivo poderá flexionado absoluta ou relativamente. O primeiro caso será construído na forma analítica com um “adjetivo” seguido de um “advérbio” ou na forma sintética com um “adjetivo” seguido de afixo. No segundo caso, a construção se fará pela inclusão da expressão “o/a” menos, para exprimir inferioridade, ou “o/a mais”, para indicar superioridade.

Quadro esquemático

No emprego das formas comparativas, atente-se para três particularidades importantes:

#1. Na comparação de dois substantivos, usa-se a forma sintética. Exemplo: A sala é maior que a outra.

#2. Na comparação de dois adjetivos, use a fórmula analítica. Exemplo: Ele é mais pequeno que delicado.

#3. Quando ocorrerem verbos no particípio, será sempre utilizada a forma analítica “mais bem” e nunca a forma sintática “melhor”. Exemplo: Você está mais bem preparado para a prova.

Questões comentadas

QUESTÃO 01. Releia o trecho a seguir.

Recém-publicados na revista Science, esses achados surpreendem, porque demonstram que essa região do cérebro continua a se desenvolver da infância à vida adulta, enquanto a apenas 2 cm de distância, a área encarregada de identificar lugares permanece inalterada.”

Assinale a alternativa em que a palavra destacada não qualifica outra nesse trecho.

A) Recém-publicados

B) Achados

C) Adulta

D) Encarregada

  • Comentário. A letra A está correta, pois a expressão “recém-publicados” qualifica o nome “achados”. Resposta correta – Letra B: “Achados” foi empregado no texto como um substantivo, de forma que qualifica nenhum outro termo na frase. Portanto, a letra B é o gabarito da questão por cumprir adequadamente o comando do enunciado. A letra C está correta, uma vez que a palavra “adulta” se classifica como um adjetivo, qualificando o nome “vida”. Finalmente, a letra D está correta porque “encarregada” também se classifica como um adjetivo, o qual qualifica o nome “área”.

QUESTÃO 02. Releia o trecho a seguir.

“Isso porque os dois evoluíram caçando roedores, então conseguem captar os sinais hiperagudos que os ratinhos emitem para se comunicar.” Sobre a palavra destacada, analise as afirmativas a seguir.

I. Trata-se de um adjetivo que qualifica outro termo no trecho.

II. É formada por um prefixo.

III. Indica o tipo de ruído produzido por pequenos animais.

Estão corretas as afirmativas:

A) I e II, apenas.

B) I e III, apenas.

C) II e III, apenas.

D) I, II e III.

  • Comentário. O item I está correto, pois apresenta a classificação e a função adequadas ao termo – adjetivo que qualifica o nome “sinais”. O item II é verdadeiro, já que a palavra é formada pelo prefixo “hiper”. O item III, por fim, é falso, uma vez que o termo indica, especificamente, o som produzido por roedores e não, necessariamente, por todos os pequenos animais. Resposta correta – Letra A (Gabarito da aula – gabarito oficial letra D): Portanto, correta a letra A, sendo o gabarito da questão.  

QUESTÃO 03. Releia o trecho a seguir.

“Cães e gatos também. Eles reparam, associam e memorizam tudo. Cada gesto, cada barulho. Tudo serve de pista sobre o próximo passo do dono. Aquele tilintar de chaves sempre vem antes da despedida. ”

Em relação às palavras destacadas, a única que não pertence à mesma classe de palavras das demais é:

A) gatos.

B) barulho.

C) próximo.

D) tilintar

Comentário. As palavras “gatos”, “barulho” e “tilintar” classificam-se todas como substantivos. Desse modo, a única que não se enquadra na mesma classe morfológica é a palavra “próximo”, a qual qualifica o substantivo “passo”, sendo, por isso, um adjetivo. Resposta correta – Letra C: Portanto, correta a letra C, sendo o gabarito da questão.

QUESTÃO 04 (FCC). Em e menos ainda o inexplicável de alguns casos. (1° parágrafo) e Um, por exemplo, um rapaz bronco e vilão, (1° parágrafo), os termos sublinhados constituem

a) substantivo e adjetivo, respectivamente.

b) substantivos.

c) adjetivos.

d) adjetivo e substantivo, respectivamente.

e) advérbio e adjetivo, respectivamente.

  • Comentário. Os termos “inexplicável” e “bronco” são, respectivamente, um substantivo e um adjetivo. Resposta correta – Letra A: Portanto, correta a letra A por identificar com precisão as classes gramaticais dos termos grifados. A letra B está errada por não considerar “bronco” como adjetivo. A letra C está errada, uma vez que “inexplicável” foi empregado como substantivo. A letra D está errada, dado apresentar ordem invertida das classificações. A letra E, por fim, está errada, dado não ser nenhum dos termos grifados classificado como advérbio.

QUESTÃO 05 (FUNDEP) Leia o texto a seguir.

“Tu és divina e graciosa

Estátua majestosa

Do amor, por Deus esculturada

E formada com ardor

Da alma da mais linda flor

De mais ativo olor

Que na vida é preferida

Pelo beija-flor […]”

(Alfredo Da Rocha Vianna Filho – Rosa)

Assinale a alternativa em que estão corretamente relacionadas a classe das palavras destacadas e a tipologia do texto em questão.

a) Trata-se de advérbios, muito presentes em textos do tipo narrativo, por qualificarem os verbos responsáveis pelo desenvolvimento da história.

b) São adjetivos, comuns em textos descritivos, pois conferem caracterização aos substantivos, permitindo ao leitor imaginar aquilo que é descrito.

c) As palavras destacadas são conectivos, responsáveis por realizar a ligação entre uma ideia e outra e manter a coesão dos textos dissertativos.

d) Em destaque tem-se verbos de ação, que funcionam nos textos injuntivos com o objetivo de instruir o leitor na realização de alguma atividade.

  • Comentário. As palavras “divina”, “graciosa”, “majestosa”, “linda” e “ativo” foram empregadas com a função de qualificar os nomes que as acompanham, de modo que, morfologicamente, são classificadas como adjetivos. Resposta correta – Letra B: Portanto, correta a letra B, sendo o gabarito da questão.

QUESTÃO 06 (FCC) As palavras destacadas a seguir qualificam outras no trecho, exceto em:

a) “Vejamos o que o filósofo francêsJean-Paul Sartre disse sobre isso […]”

b) “[…] um se torna um criminosoe o outro não.”

c) “[…] o homem está condenadoa ser livre.”

d) “[…] sabem que existem determinações externas einternas[…]”

  • Comentário. A letra A apresenta um adjetivo pátrio que qualifica o nome “filósofo” a partir de sua origem nacional. Resposta correta – Letra B: Correta a letra B, uma vez que o termo “criminoso” se classifica, morfologicamente, como um substantivo acompanhado do artigo definido determinante. A letra C traz o adjetivo “condenado”, qualificando o nome “homem”. A letra D, por fim, apresenta o adjetivo “internas”, o qual qualifica o nome “determinações”.

QUESTÃO 07 (FCC) Considerando a função que exercem no contexto, pode-se afirmar que pertencem à mesma classe de palavras ambos os vocábulos sublinhados em:

a) Mais da metade dos seres humanoshoje vivem em cidades, e esse número deve aumentar para 70% até 2050.(1° parágrafo)

b) Em termos econômicos, os resultados da urbanização foram notáveis.(1° parágrafo)

c) Padrõesinsustentáveis de consumo. degradação ambiental e desigualdade persistente são alguns dos problemas das cidades modernas.(2° parágrafo)

d) Preferem discorrer sobre como as cidades vãose adaptar à erada digitalização.… (2° parágrafo)

e) Além a tecnologia vai permitir umamelhora na governança. (4° parágrafo)

Comentário. A letra A apresenta o adjetivo “humanos”, qualificador do nome “seres”, e o substantivo “cidades”, de maneira que traz palavras com classes diferentes. Resposta correta – Letra B: Correta a letra B, sendo o gabarito da questão por trazer destacados dois adjetivos – “econômicos” e “notáveis”. A letra C, tal como a letra A, traz o substantivo “padrões” e o adjetivo “modernas”, o qual qualifica o nome “cidades”. A letra D, por sua vez, destaca o verbo “vão” e o substantivo “era”. Finalmente, a letra E destaca o advérbio “além” e o artigo indefinido “uma”.

QUESTÃO 08 (FUNDEP) Assinale a alternativa em que a palavra destacada não desempenha uma função adjetiva no trecho.

a) “Seu Antônio era educado e agradávelno trato social, mas intempestivo, intolerante e voluntarioso com a esposa e os dois filhos.”

b) “Com ar consternado, revelaram estar preocupadíssimoscom o comportamento materno […]”

c) “Casada, aceitou sem rebeldia o autoritarismo do consorte.”

d) “Quando ficou doente, aos sessenta e oito anos, tinha mais de duzentos empregados, duas fazendas e uma imobiliária para administrar os imóveis de sua propriedade.”

Comentário. Na letra A, o termo destacado classifica-se como um adjetivo que qualifica o substantivo “Seu Antônio”. A letra B apresenta adjetivo flexionado em grau superlativo e que qualifica o nome elíptico “eles”. A letra C traz também um adjetivo que qualifica o substantivo elíptico “ela”. Resposta correta – Letra D: A letra D é o gabarito da questão ao destacar um substantivo, o qual não exerce função de qualificar outros termos.


E ai, achou tranquilas as questões? Restou alguma dúvida de adjetivos ou de suas flexões? Então deixe para a gente nos comentários! Caso tenha interesse em ler algum conteúdo específico, conte para a gente que tentaremos fazer um texto específico 🙂

Deixe seu Comentário

Comentários