fbpx

Mal ou mau: aprenda a diferença

Equipe Flávia Rita

Mal ou mau

Mal ou mau? Essa dúvida é mais comum do que você imagina!

Primeiramente, você deve saber que ambas as palavras existem na Língua Portuguesa e estão corretas, a depender da forma como forem colocadas em uma frase. Portanto, continue a leitura para não errar mais no uso destas palavras.

Qual a diferença entre mal e mau?

Antes de tudo, você precisa saber de uma regra simples:

  • MAL ≠ bem;
  • MAU ≠ bom.

Ou seja, a palavra “mal” tem sentido contrário ao de bem, já a palavra “mau” é inversa ao de bom. Através dessa dica, você pode fazer substituições para tirar a dúvida de qual palavra usar. Veja os exemplos no quadro abaixo:

TABELA MAL OU MAU

Dessa forma, compreende-se que “mal” é um advérbio que, a depender da situação, pode ser usado como um substantivo ou até mesmo em uma conjunção subordinativa. Já “mau” é um adjetivo. Entenda que:

  • Advérbios são palavras invariáveis em gênero e número e são empregadas para modificar o sentido dos verbos, de adjetivos e de outros advérbios. Exemplo: Ele falava muito / Você chega atrasado;

  • Adjetivos são palavras empregadas para qualificar um nome, necessariamente, a partir da atribuição de uma característica ou de um estado. Por exemplo: A casa velha não aguentaria uma tempestade / Amou o vestido azulado.

Além disso, uma boa maneira de não se esquecer do uso correto dessas palavras é frisando que “mal” refere-se a problemas, doenças ou situações ruins, enquanto “mau” é um adjetivo que qualifica algo ou alguém como ruim ou de má qualidade.

Plural de mal e mau

Agora que você já sabe a diferença entre mal e mau, aprenda também o plural dessas palavras. Vamos lá?

Essa regra não é muito difícil, para escrever o plural da palavra mau basta acrescentar a letra “s” no final: maus. Já para escrever o plural de mal, como um substantivo, é só incluir as letras “es”: males. Porém, quando for aplicada como um advérbio, a palavra não possui variação. Veja os exemplos:

  • Alguns maus hábitos são difíceis de abandonar;

  • Esses remédios combatem diversos males;

  • Eles foram mal tratados pelos funcionários do restaurante.

Assista à aula abaixo e aprenda um pouco mais sobre o processo de formação de palavras:

TRF5

TRF5: banca organizadora já foi definida!

Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação(IBFC) será responsável por organizar o concurso. Continue a leitura e conheça as características gerais da banca, como também o perfil da prova de Língua Portuguesa.

Read More »
concerto conserto

Concerto ou Conserto?

Viram este post: 28 Você já ficou em dúvida sobre a escrita correta de uma palavra? Isso pode ser bem comum, tendo em vista que

Read More »

CONTINUE LENDO