O edital do concurso público da Polícia Militar do Estado de São Paulo foi publicado para provimento dos cargos de Aluno-Oficial . Para quem deseja apertar seus estudos nessa reta final, deverá dar mais ênfase nas matérias mais complexas e naquelas que sente mais dificuldade, de forma a separar mais tempo para as sessões de revisão geral dos conteúdos. Para isso, uma preparação estratégica, com foco exclusivo na banca organizadora do certame, Fundação Getúlio Vargas, direcionada à resolução de questões de Língua Portuguesa, assim como uma Oficina de Redação específica serão essenciais para garantir a vaga no órgão paulista.
Edital para a Polícia Militar de São Paulo – PMSP – esquematizado
INFORMAÇÕES GERAIS
BANCA ORGANIZADORA: Fundação Getúlio Vargas – FGV.
NÚMERO DE VAGAS: 130 + Cadastro de Reserva
DATA PARA A INSCRIÇÃO: de 15 de abril a 15 de maio de 2020
DATA PARA A REALIZAÇÃO DAS PROVAS: 12 de julho de 2020
REMUNERAÇÃO INICIAL: R$ 3.268,33 para o cargo de Aluno-Oficial PM.
REQUISITOS DO CERTAME: ter idade mínima de 17 (dezessete) anos e idade máxima de 30 (trinta) anos, exceto para os candidatos já pertencentes aos quadros da Polícia Militar do Estado de São Paulo; ter estatura mínima, descalço e descoberto, de: 155 cm (cento e cinquenta e cinco centímetros), se mulher; e 160 cm (cento e sessenta centímetros), se homem.
CONDIÇÕES PARA A POSSE: ter concluído o ensino médio ou equivalente, entre outros (ver edital completo).
DAS ETAPAS DO CONCURSO
1. O ingresso na Polícia Militar do Estado de São Paulo, no Quadro de Oficiais Policiais Militares (QOPM), se dá com o provimento no cargo inicial de Aluno-Oficial PM, por meio de concurso público de Provas, composto das seguintes etapas:
1.1. Exames de Conhecimentos, que serão divididos em:
1.1.1. Prova Objetiva (Parte I), de caráter eliminatório e classificatório, visa avaliar o conhecimento do candidato para o desempenho das atribuições e versará sobre o conteúdo programático;
1.1.2. Prova Dissertativa (Parte II), de caráter eliminatório e classificatório, visa avaliar a capacidade do candidato de produzir uma redação que atenda ao tema e ao gênero ou tipo de texto propostos, além de seu domínio da norma culta da língua portuguesa e dos mecanismos de coesão e coerência textual;
1.2. Exames de Aptidão Física;
1.3. Exames de Saúde;
1.4. Exames Psicológicos;
1.5. Avaliação da Conduta Social, da Reputação e da Idoneidade;
1.6. Análise de Documentos.
A PROVA OBJETIVA (PARTE I)
Data prevista para realização em 12 de julho de 2020, com início às 08h00.
A Prova Objetiva (Parte I), com duração de 4 (quatro) horas, constará de 80 (oitenta) questões de múltipla escolha com cinco alternativas cada uma, sendo apenas uma alternativa correta, de acordo com o conteúdo programático;
Ciências Humanas e suas Tecnologias – 20 (vinte) questões, sendo:
- História: 6 (seis) questões;
- Filosofia: 4 (quatro) questões;
- Sociologia: 4 (quatro) questões;
- Geografia: 6 (seis) questões;
Linguagens e Códigos – 24 (vinte e quatro) questões, sendo:
- Língua Portuguesa e interpretação de texto: 18 (dezoito) questões;
- Língua Inglesa ou Espanhola: 6 (seis) questões;
Matemática e Ciências da Natureza – 30 (trinta) questões, sendo:
- Matemática: 12 (doze) questões;
- Física: 6 (seis) questões;
- Química: 6 (seis) questões;
- Biologia: 6 (seis) questões;
Conhecimentos Específicos – 6 (seis) questões, sendo:
- Noções de Administração Pública: 2 (duas) questões;
- Noções Básicas de Informática: 4 (quatro) questões.

A Prova Objetiva (Parte I) será avaliada na escala de 0 (zero) a 80 (oitenta) pontos.
Cada questão terá valor de 1 (um) ponto, sendo considerado habilitado o candidato que obtiver, no mínimo, 40 (quarenta) pontos, de acordo com o conteúdo programático.
ATENÇÃO! Somente serão corrigidas as Provas Dissertativas (Parte II) dos candidatos que obtiverem, no mínimo, 40 (quarenta) pontos na Prova Objetiva (Parte I), já considerada a pontuação diferenciada para pretos, pardos e indígenas.
PROVA DISSERTATIVA (PARTE II)
Data prevista para aplicação em 12 de julho de 2020, com início às 14h00, será realizada no mesmo local da Prova Objetiva.
A Prova Dissertativa, com duração de 2 (duas) horas, será composta de uma redação dissertativa-argumentativa, na qual se espera que o candidato produza uma dissertação em prosa na norma-padrão da língua portuguesa, a partir da leitura de textos auxiliares, que servem como um referencial para ampliar os argumentos produzidos pelo próprio candidato. Ele deverá demonstrar domínio dos mecanismos de coesão e coerência textual, considerando a importância de apresentar um texto bem articulado.
Se você sente que precisa de um curso que abarque mais a teoria de redação para textos dissertativos, confira Curso on-line de Oficina de Redação Texto Dissertativo para concursos públicos. |
A Prova Dissertativa (Parte II) será avaliada na escala de 0 (zero) a 20 (vinte) pontos.
Será considerado habilitado o candidato que obtiver nota igual ou superior a 10 (dez) pontos, já considerada a pontuação diferenciada para pretos, pardos e indígenas.
Critérios da Prova Dissertativa para a Polícia Militar de São Paulo – PMSP
Serão considerados os critérios a seguir:
TEMA: Será considerado se o texto do candidato atende ao tema proposto, sem incorrer em fuga total ou parcial. A fuga completa ao tema proposto é motivo suficiente para que a redação não seja corrigida em qualquer outro de seus aspectos, recebendo nota 0 (zero);
Estrutura (gênero/tipo de texto e coerência): consideram-se aqui, conjuntamente, os aspectos referentes ao gênero/tipo de texto proposto e à coerência das ideias. A fuga completa ao gênero/tipo de texto é motivo suficiente para que a redação não seja corrigida em qualquer outro de seus aspectos, recebendo nota 0 (zero). Avalia-se aqui como o candidato sustenta sua tese em termos argumentativos e como essa argumentação está organizada, considerando-se a macroestrutura do texto dissertativo (introdução, desenvolvimento e conclusão). No gênero/tipo de texto, avalia-se também o tipo de interlocução construída: por se tratar de uma dissertação, deve-se prezar pela objetividade, sendo assim, o uso de primeira pessoa do singular e de segunda pessoa (singular e plural) poderá ser penalizado. Será considerado aspecto negativo a referência direta à situação imediata de produção textual (ex.: como afirma o autor do primeiro texto/da coletânea/do texto I; como solicitado nesta prova/proposta de redação). Na coerência, será observada, além da pertinência dos argumentos mobilizados para a defesa do ponto de vista, a capacidade do candidato de encadear as ideias de forma lógica e coerente (progressão textual). Serão considerados aspectos negativos a presença de contradições entre as ideias, a falta de partes da macroestrutura dissertativa, a falta de desenvolvimento das ideias ou a presença de conclusões não decorrentes do que foi previamente exposto;
Expressão (coesão e modalidade): consideram-se neste item os aspectos referentes à coesão textual e ao domínio da norma-padrão da língua portuguesa. Na coesão, avalia-se a utilização dos recursos coesivos da língua (anáforas, catáforas, substituições, conjunções etc.) de modo a tornar a relação entre frases e períodos e entre os parágrafos do texto mais clara e precisa. Serão considerados aspectos negativos as quebras entre frases ou parágrafos e o emprego inadequado de recursos coesivos. Na modalidade, serão examinados os aspectos gramaticais como ortografia, morfologia, sintaxe e pontuação, bem como a escolha lexical (precisão vocabular) e o grau de formalidade/informalidade expressa em palavras e expressões.
Cálculo da nota final
Para o cálculo da nota final será considerada a proporcionalidade de 2:4:4, entre os critérios de correção relativos ao Tema, Estrutura e Expressão, respectivamente.
Será atribuída nota zero à redação que:
- fugir ao tema e/ou gênero propostos;
- apresentar nome, rubrica, assinatura, sinal, iniciais ou marcas que permitam a identificação do candidato;
- estiver em branco;
- apresentar textos sob forma não articulada verbalmente (apenas com desenhos, números e/ou palavras soltas);
- for escrita em outra língua que não a portuguesa;
- apresentar letra ilegível e/ou incompreensível;
- apresentar o texto definitivo fora do espaço reservado para tal;
- apresentar 7 (sete) linhas ou menos (sem contar o título);
- for composta integralmente por cópia de trechos da coletânea ou de quaisquer outras partes da prova;
- apresentar formas propositais de anulação como impropérios, trechos jocosos ou a recusa explícita em cumprir o tema proposto.
A classificação preliminar dos candidatos aprovados em ordem decrescente de notas será obtida por meio do somatório de pontos obtidos nos Exames de Conhecimentos (Partes I e II), já considerada a pontuação diferenciada, se for o caso, sendo convocados para prosseguirem nas demais etapas do concurso público os 800 (oitocentos) candidatos que obtiverem a melhor classificação.
DOS RECURSOS
Serão cabíveis recursos das etapa dos Exames de Conhecimentos (Partes I e II): o recurso referente às questões da Prova Objetiva (Parte I) deverá ser interposto no prazo de até 3 (três) dias úteis contados a partir do dia seguinte ao da publicação do gabarito.
Conteúdo Programático de Língua Portuguesa
No tocante à disciplina de Língua Portuguesa, para além dos conhecimentos necessários à devida elaboração textual, os candidatos poderão ser avaliados nos seguintes tópicos:
1. NORMA ORTOGRÁFICA
2. MORFOSSINTAXE
2.1. Classes de palavras.
2.2. Processos de derivação.
2.3. Processos de flexão verbal e nominal.
2.4. Concordância nominal e verbal.
2.5. Regência nominal e verbal.
2.6. Crase.
2.7. Coordenação e subordinação.
2.8. Colocação das palavras.
3. PONTUAÇÃO
4. LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
4.1. Organização textual.
4.1.1. Mecanismos de Coesão e Coerência.
5. FIGURAS DE LINGUAGEM
6. SIGNIFICAÇÃO DAS PALAVRAS
7. LITERATURA BRASILEIRA: desde as origens até a atualidade.
8. LITERATURA PORTUGUESA: desde as origens até o Primeiro Modernismo (século XX).
– Para LITERATURA BRASILEIRA e LITERATURA PORTUGUESA: Autores e obras mais representativos, como também épocas ou “escolas literárias” a que eles pertencem. Interpretação de textos e suas relações com a realidade cultural que os produziu, nomeadamente com os processos literários dos quais se mostram como índices exemplares.
Caso tenha alguma dúvida sobre os cursos e sobre qual será o mais recomendado para você, não deixe de entrar em contato conosco pelos telefones
- Televendas: +55 31 3296.0590
- Whatsapp: +55 31 99745.0684
- Whatsapp: +55 31 99289.5538
Caso tenha algum assunto que gostaria de ler por aqui, deixe sua sugestão na seção de comentários.