fbpx

Prefeitura de Betim – Assistente Social – Prova De Português Comentada

Equipe Flávia Rita

Você fez a prova para Assistente Social da Prefeitura de Betim e agora quer conferir o gabarito da disciplina de Língua Portuguesa? Então siga lendo! Comentamos item por item da prova, de forma que você possa entender o que errou, o porquê de ter errado e, mais importante, para que você não erre novamente! Vamos lá?

Se você estiver estudando para concursos com foco específico na banca, confira nosso curso específico de Correção de Provas para o Instituto AOCP! Separamos uma aula em que analisamos o perfil da Banca Instituto AOCP e ainda comentamos 10 questões! Se você ainda não conhece nossa metodologia, essa é sua chance!


CONCURSO PARA A PREFEITURA DE BETIM – ASSISTENTE SOCIAL – PROVA COMENTADA

TEXTO 1

Brasil é um dos maiores consumidores de plástico, mas só recicla 2% do total

Entre os entraves para melhorar o índice estão a falta de incentivos e de infraestrutura, além da baixa qualidade dos produtos reciclados

Na última semana, um brasileiro comum possivelmente gerou 1 kg de lixo plástico. Um italiano gera a mesma quantia em cinco dias e alguém que mora na Indonésia, em dez. No Brasil, menos de 2% desse plástico será reciclado.

Os dados fazem parte de um estudo da WWF lançado na noite desta segunda (4). A organização fez um levantamento de pesquisas relacionadas ao plástico e elaborou um relatório que aponta o crescimento desse tipo de resíduo e sugere possíveis caminhos para solucionar a questão.

Os números do plástico são enormes. Nos oceanos há perto de 300 milhões de toneladas (o que equivale a cerca de 11 trilhões de garrafas plásticas de 500 ml). E essa estimativa não leva em conta o lixo terrestre. Daqui a 11 anos, em 2030, o total de lixo plástico poderá ter dobrado.

Em 2016, 396 milhões de toneladas de plástico virgem foram produzidos —cerca de 53 kg por pessoa. Parte desses produtos se tornou lixo, especialmente nos quatro países maiores poluentes: Estados Unidos, China, Índia e Brasil.

Somente uma pequena parcela desse lixo é devidamente manejado e reciclado. Por aqui, a reciclagem é inferior a 2%, o menor valor entre os líderes em produção de detritos. Nos EUA o valor chega a 35%; na China, 22%; na Índia, 6%.

Considerando o mundo inteiro, cerca de 20% do plástico é coletado para reciclagem, mas isso não significa que ele realmente o terá esse destino honroso. Segundo o estudo da WWF, na Europa, por exemplo, menos da metade do material é reaproveitado.

A baixa qualidade de produtos feitos com o material reciclado, seu baixo valor de mercado e a possível presença de contaminação atrapalham a expansão da atividade.

Um tratado internacional pode ser o início da solução, segundo Anna Carolina Lobo, coordenadora da WWF-Brasil. A organização defende um caminho semelhante ao protocolo de Montreal. Nele, os países se comprometeram, em 1987, à proteção da camada de ozônio a partir da interrupção no uso de substâncias que a destroem (a deterioração da camada aumenta o índice de radiação e, consequentemente, as chances de câncer de pele, além de agredir florestas e prejudicar a atividade agropecuária).

Adaptado de: <https://www1.folha.uol.com.br/ambiente/2019/03/brasil-e-um- dos-maiores-consumidores-de-plastico-mas-so-recicla-2-do-total.shtml>. Acesso em: 19 jan. 2020.

Questão #01. No título “Brasil é um dos maiores consumidores de plástico, mas só recicla 2% do total”, do Texto 1, o “mas” tem o mesmo valor de:

  • (A) No entanto.
  • (B) Embora.
  • (C) Porquanto.
  • (D) Conquanto.
  • (E) Por conseguinte.
Questão 01. Comentário. Resposta correta – Letra A: O “mas” empregado no trecho do enunciado é classificado como uma conjunção coordenativa adversativa, de forma que poderá ser, corretamente, substituída por “no entanto”. Portanto, correta a letra A, sendo ela o gabarito da questão. A letra B não apresenta proposta adequada de substituição, uma vez que a conjunção “embora” exprime sentido concessivo à relação oracional. A letra C também não se mostra adequada, já que a conjunção “porquanto” é explicativa. A letra D, tal como a alternativa B, traz uma conjunção concessiva, cujo sentido não equivale a “mas”. A letra E, por fim, propõe uma conjunção conclusiva, cujo sentido não equivale à oposição estabelecida por “mas”.

Questão #02. Considerando o Texto 1, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.

( ) O acento grave indicativo de crase está corretamente empregado no trecho “[…] os países se comprometeram, em 1987, à proteção da camada de ozônio”. A crase é obrigatória nesses casos em que o termo regente exige preposição “a” posposta, e o termo regido admite o artigo feminino anteposto.

( ) Em “[…] os países se comprometeram, em 1987, à proteção da camada de ozônio”, o acento grave indicativo de crase foi incorretamente empregado, porque não ocorre crase diante de verbo.

(  ) Em “[…] a partir da interrupção no uso de substâncias […]”, não houve a necessidade de empregar o acento grave indicativo  de  crase,  pois  esse  uso  é facultativo em locuções conjuntivas como “a partir da”.

  • (A) F – V – F
  • (B) F – F – V
  • (C) V – F – V
  • (D) V – F – F
  • (E) F – V – V
Questão 02. Comentário. O item I é verdadeiro, pois traz explicação gramaticalmente adequada para o uso da crase no trecho transcrito. O item II é falso, já que a crase foi corretamente empregada, decorrendo da regência do verbo “comprometer”, seguido do substantivo feminino determinado “proteção”. O item III também se mostra falso, uma vez que é proibido o uso do sinal crásico antes de verbo, de maneira que não há a facultatividade sugerida no item. Resposta correta – Letra D: Portanto, correta a letra D, sendo ela o gabarito da questão.

Questão #03. No seguinte excerto do Texto 1 “Os dados fazem parte de um estudo da WWF lançado na noite desta segunda (4). A organização fez um levantamento de pesquisas […]”, a coesão estabelecida entre “organização” e “WWF” se dá por

  • (A) substituição.
  • (B) reiteração.
  • (C) conjunção.
  • (D) elipse.
  • (E) referência
Questão 03. Comentário. A coesão do trecho foi construída por uma substituição de termos, cujos campos semânticos são contextualmente semelhantes. Desse modo, o substantivo “organização” descreve um sentido de “WWF”, de maneira mantém se a coesão evitando repetição de palavras. Resposta correta – Letra A: Correta, portanto, a letra A, sendo ela o gabarito da questão.

Questão #04. Assim como a palavra “realmente”, empregada no trecho “[…] cerca de 20% do plástico é coletado para reciclagem, mas isso não significa que ele realmente o terá esse destino honroso.”, do Texto 1, todos os termos a seguir são advérbios terminados em “mente”, EXCETO

  • (A) fielmente
  • (B) veemente
  • (C) comumente
  • (D) rapidamente
  • (E) tranquilamente
Questão 04. Comentário. A letra A apresenta um advérbio de modo. Resposta correta – Letra B: A letra B traz um adjetivo de dois gêneros, o que, portanto, diverge da classe adverbial do enunciado e faz com que a alternativa seja o gabarito da questão. As letras C, D e E trazem, também, advérbios de modo terminados em “mente”.

Questão #05. Em “Nele, os países se comprometeram, em 1987, à proteção da camada de ozônio […]”, no Texto 1, qual é a classe morfológica da partícula “se”?

  • (A) Índice de indeterminação do sujeito.
  • (B) Pronome apassivador.
  • (C) Pronome reflexivo.
  • (D) Parte integrante do verbo.
  • (E) Partícula expletiva.
Questão 05. Comentário. A letra A está errada, pois, para ser índice de indeterminação do sujeito, a frase não pode apresentar sujeito determinado, como ocorre com “os países”, agente do verbo “comprometer”. A letra B está errada, pois o verbo comprometer, quando pronominal, não será transitivo direto. A letra C está errada, pois, para ser pronome reflexivo, os países deveriam ser os destinatários da ação, o que não acontece.  Resposta correta – Letra D: Correta a letra D, sendo o gabarito da questão, dado ter sido o verbo empregado em sua forma pronominal, de maneira que a partícula “se” integra o próprio verbo. A letra E está errada, já que a forma expletiva ocorre apenas quando a partícula não apresentar qualquer função sintática nem se classificar nas outras formas.

Questão #06. Assinale a alternativa que analisa corretamente a função das vírgulas empregadas no trecho “Nos EUA o valor chega a 35%; na China, 22%; na Índia, 6%.”, do Texto 1.

  • (A) As vírgulas separam elementos que exercem a mesma função sintática.
  • (B) As vírgulas  isolam adjuntos adverbiais antecipados e de pequenos corpos.
  • (C) As vírgulas  indicam a supressão de um grupo de palavras.
  • (D) As vírgulas isolam vocativos.
  • (E) As vírgulas intercalam apostos.
Questão 06. Comentário. No trecho transcrito no enunciado, as vírgulas foram empregadas para a construção de elipses, ou seja, a supressão de palavras já expressas anteriormente. Resposta correta – Letra C: Portanto, correta a letra C, sendo ela o gabarito da questão.

TEXTO 02

Disponível em: <https://assets.almanaquesos.com/wp- content/uploads/2018/06/sos-menos_plastico.jpg.>. Acesso em: 19 jan. 2020.

Questão #07. Assinale a alternativa que apresenta a correta interpretação dos textos 1 e 2. 

  • (A) Os textos 1 e 2 abordam o mesmo tema: a necessidade de reciclar o plástico.
  • (B) Os textos 1 e 2 tratam sobre plástico de maneiras distintas: o primeiro enfatiza seu ponto de vista de maneira crítica, o segundo demarca suas ideias por meio do humor.
  • (C) No texto 1, há predomínio de uso formal da língua; no texto 2, predomina o uso informal.
  • (D) Tanto o texto 1 quanto o texto 2 têm a mesma finalidade: instruir a viver com menos plástico.
  • (E) Embora tratem de plástico, os textos 1 e 2 apresentam temáticas diferentes.
Questão 07. Comentário. Ambos os textos tratam do assunto “plástico”, porém sob perspectivas diferentes. Enquanto o primeiro analisa um fato – a produção de plástico no Brasil e o volume reciclado –, o segundo trata de recomendações que ajudariam a diminuir o uso de produtos de plástico. Assim, a letra A não apresenta interpretação adequada dos dois textos. A letra B está errada, uma vez que não há traços de humor no segundo texto. A letra C também incorre em erro ao afirmar existir linguagem informal no texto 2. A letra D mostra se incorreta, já que a finalidade dos textos é diferente, sendo apenas o segundo responsável pela instrução das diferentes formas de se viver com menos plástico. Resposta correta – Letra E: Correta a letra E, sendo o gabarito da questão por identificar as temáticas distintas de cada texto.

Questão #08. Sobre tipos textuais e/ou gêneros textuais, assinale a alternativa correta.

  • (A) O tipo textual predominante no texto 2 é o descritivo, caracterizado pela presença de informação sobre algo a ser feito ou como algo deve ser feito, por meio de dicas que estabelecem um processo de interação entre emissor, texto e receptor.
  • (B) O tipo textual argumentativo, predominante no Texto 2, também está presente em gêneros como os manuais e as instruções de uso e montagem, os textos de orientação (leis de trânsito, recomendações de trânsito e direção), os regulamentos, as regras de jogo, os regimentos, as leis, os decretos.
  • (C) O tipo textual injuntivo, predominante no Texto 2, implica o objetivo de querer “fazer agir” o interlocutor numa direção específica, apontada pelo texto.
  • (D) O tipo textual predominante no Texto 2 é o narrativo, visto que o mecanismo linguístico mais empregado para indicar a concretização dos enunciados são os verbos de ação.
  • (E) O tipo textual expositivo, predominante no Texto 2, almeja incitar a realização de uma situação (ação, fato, fenômeno, estado, evento etc.), requerendo-a ou desejando-a, ensinando ou não como realizá-la.
Questão 08. Comentário. A letra A está errada, pois o texto 2 é, predominantemente, injuntivo, uma vez que traz uma série de prescrições sobre como viver com menos plástico. A letra B está errada, uma vez que não há traços argumentativos no texto 2, dado inexistir defesa de teses. Resposta correta – Letra C: Correta a letra C, por identificar adequadamente o tipo textual do texto 2. Incorreta a letra D, dado inexistir qualquer traço narrativo no texto 2. Por fim, também erra a letra E ao afirmar tratar se o texto 2 de um tipo expositivo, uma vez que, nele, há predomínio da linguagem injuntiva.

Questão #09. Sobre os verbos empregados no Texto 2, assinale a alternativa correta.

  • (A) Há predominância de verbos no infinitivo.
  • (B) Há predominância de verbos no futuro do presente (modo indicativo).
  • (C) Há o emprego de verbos no infinitivo e no futuro (modo subjuntivo).
  • (D) Há o emprego de verbos no futuro (modo subjuntivo) e no imperativo afirmativo.
  • (E) Há o emprego de verbos no imperativo afirmativo e no infinitivo.
Questão 09. Comentário. A letra A está incorreta, pois há predomínio de verbo no imperativo. A letra B está errada, já que os verbos foram empregados no modo imperativo afirmativo. A letra C também identifica incorretamente o modo verbal. A letra D está parcialmente errada, uma vez que inexiste modo subjuntivo no texto. Resposta correta – Letra E: Correta a letra E, uma vez que são identificáveis verbos no modo imperativo e no infinitivo. Portanto, é o gabarito da questão.

Questão #10. No trecho “Leve sua garrafa reutilizável”, o vocábulo “reutilizável” funciona como:

  • (A)        advérbio.
  • (B)        adjetivo.
  • (C)        substantivo.
  • (D)        verbo
  • (E)        interjeição.
Questão 10. Comentário. O vocábulo “reutilizável” classifica se, morfologicamente, como um adjetivo. Resposta correta – Letra B: Portanto, correta a letra B, sendo ela o gabarito da questão.

Tirou todas as dúvidas da prova? Acertou todas as questões? Deixe duas opiniões na seções de comentários!

Deixe seu Comentário

Comentários

CONTINUE LENDO