fbpx

Regência do verbo abater

Equipe Flávia Rita

O verbo abater apresenta diversos significados, entretanto, em algumas situações, ele ocorre com diferentes complementos. Vamos entender quais os complementos usar e quais serão as preposições regentes em cada caso.
Regência do verbo abater

Noção geral de regência

Primeiramente, vamos deixar claro o que se entende por regência. Essa nomenclatura gramatical tem sido adotada em sentido amplo e restrito. No primeiro, ela equivale à ideia de subordinação sintática, em que algumas palavras subordinam outras. Já no segundo, a regência diz respeito, conforme a lição de Celso Pedro Luft:

“[…] à subordinação especial de complementos às palavras que os preveem na sua significação”.

Explicando: considera-se regência em sentido restrito a necessidade ou a desnecessidade de se empregar uma complementação específica em decorrência da significação dos nomes e verbos utilizados. Complicado? Vamos esclarecer mais.

Por exemplo, na frase “Marco colocou o livro sobre a mesa”, há um caso de regência verbal. O verbo “colocar” rege seus complementos “o livro” e “sobre a mesa”. Nesse processo, poderá haver ou não a presença de complementos, a serem determinados pela semântica do verbo.

Esses complementos poderão assumir diferentes formatos morfossintáticos, como objetos direto e indireto, adjuntos adnominais, complementos nominais, entre outros. As preposições regentes, contudo, não são, muitas vezes, fixas ou únicas, podendo existir outras opções de construção verbal que permitam uma variação de termos. Nessa situação, é possível que a variação dos elementos preposicionais promova uma alteração no próprio sentido do verbo.

Assim, quando se fala em regência verbal, fala-se, na verdade, do emprego de um complemento específico do verbo. Normalmente, essa matéria exige o conhecimento prévio acerca da preposição regente, ou seja, aquela que é exigida pela semântica verbal.

Feita essa introdução, e imaginando estarem afastadas nossas dúvidas sobre o que é, de fato, regência verbal, vamos ver como ela ocorre no verbo abater.

Sentido e transitividade do verbo abater

O verbo abater apresenta um amplo campo semântico. Ele pode ser empregado para expressar o efeito negativo de determinada ação sobre outra pessoa, debilitando-a ou a enfraquecendo. Além disso, pode traduzir o ato de diminuir ou descontar determinado valor, bem como corresponder à ação de fazer cair ou de vir abaixo.

Esses sentidos apresentam algumas particularidades em suas regências. Vamos entender cada uma delas, a fim de não ficar com dúvidas ao utilizar o verbo. 🙂

Regência do verbo abater

O verbo abater pode ocorrer como um verbo transitivo direto, acompanhado ou não de pronome, assim como um verbo transitivo direto e indireto, apenas transitivo indireto ou intransitivo.

Verbo abater como verbo transitivo direto  

O verbo abater, quando empregado apenas com transitividade direta, não será acompanhado de qualquer preposição, uma vez que possuirá como complemento um objeto direto.

Confira alguns exemplos:

  • O chute do atacante abateu o goleiro. 
  • No matadouro, reses são diariamente abatidas.
  • O polícial abateu os ladrões de forma truculenta e arbitrária.

Verbo abater como verbo transitivo direto (pronominal) e indireto 

É possível empregar o verbo abatar também como verbo pronominal, caso em que será acompanhado de um complemento direto e de outro preposicionado. Nessa situação, poderão ocorrer as seguintes preposições regentes: “de”, “em, “sobre”. Aqui, a ideia será a de deixar ou fazer cair ou desabar, vir abaixo, desmoronar, humilhar-se ou rebaixar-se. Observe:

  • Marcos abateu-se na cadeira. 
  • O teto da casa pode abater-se sobre nós. 
  • Você se abateu muito ante o risco de derrota. 
  • Não se abata em face dos podesos. 
  • Decidiu abater 20% do (no) valor final. 
  • A doença o abateu com força.

Esse pronome, contudo, não é obrigatório, sendo um caso de verbo acidentalmente pronominal. Está lembrado? Vamos rever!

Verbos acidentalmente pronominais

Os verbos pronominais são tradicionalmente divididos em duas categorias:

  • Verbos essencialmente pronominais; e
  • Verbos acidentalmente pronominais.

Os chamados essencialmente pronominais são aqueles que não existem desacompanhados de um pronome. Já os verbos acidentalmente pronominais correspondem àquelas figuras que podem aparecer seguidas ou não de algum elemento pronominal. Vamos dar um exemplo…

O vocábulo “arrepender-se” é considerado um verbo essencialmente pronominal exatamente por não poder ocorrer de forma isolada. Situação diferente é a do verbo “considerar”, o qual é classificado como acidentalmente pronominal, dado poder ocorrer tanto na forma isolada quanto na acompanhada de pronome – “considerar-se”.

Tenha atenção, contudo, para o fato de que, muitas vezes, a inclusão do pronome não implica apenas uma alteração na forma do verbo. Mais do que isso, é bastante comum ocorrer também uma mudança na predicação verbal e, em alguns casos, na própría semântica do vocábulo.

Veja a situação do verbo “aborrecer”. Quando utilizado sem o complemento pronominal, ele exprimirá a ação de “sentir horror a”, “abominar”, “causar aborrecimento a” ou desgostar”. Nesses casos, será desnecessária qualquer preposição. Entretanto, se for ele utilizado em sua forma pronominal – “aborrecer-se” -, ele passará a ter o sentido de “enfastiar-se” ou “enfadar-se”, sendo, nesse caso, obrigatório o uso da preposição “de”.

  • Marcos aborrecia sua namorada com seus variados casos.
  • Após um ano de namoro, Paula aborreceu-se de Marcos.  

Portanto, podemos concluir que o verbo abater se classifica como um verbo acidentalmente pronominal, dado que pode ocorrer sem a partícula “se”.

Verbo abater como verbo transitivo indireto 

Pode ocorrer também de o verbo abater ser utilizado sem um complemento direto. Nesse caso, apresentando um objeto indireto, será ele classificado como transitivo indireto. Embora seja um caso menos comum, tenha ciência de que ele pode ocorrer. Os exemplos são semelhantes, contudo, com a supressão do objeto direto. Confira:

  • Ele não tem o costume de abater o preço dos produtos. 
  • O andaíme abateu sobre um transeunte. 

Verbo abater como intransitivo  

Deve-se ter em mente que a transitividade verbal não é um elemento fixo, sendo determinado pelo contexto e pelos demais elementos da frase. Com isso em mente, é possível imaginar que o verbo abater seja empregado de forma intransitiva. Nesse caso, não haverá qualquer complemento, uma vez que a ideia estará completa apenas com o verbo. Veja:

  • Ele não tem o costume de abater (= fazer abatimentos)
  • O andaíme abateu. 

Alguma dúvida?

O qua achou? Simples, não é mesmo? Se ainda ficou alguma dúvida depois dessa explicação, você pode nos contar nos comentários! Além disso, caso você queira ver mais conteúdo de português sobre regência verbal, dicas de redação (introdução desenvolvimento), pontuação ou de escrita jurídica, confira nossos outros textos!

Precisa aprender português para o ambiente corporativo?

Então você estava escrevendo um texto e ficou em dúvida quanto a regência de uma palavra? Ou quando ao uso da vírgula? Bom, se você está começando uma carreira corporativa, com certeza já percebeu que o domínio da Lingua Portuguesa pode ser um diferencial no seu dia a dia, certo? Portanto, não atrase mais sua qualificação e seu futuro na empresa!

A professora Flávia Rita Coutinho Sarmento, referência na disciplina de Língua Portuguesa, oferece um curso específico de português para o ambiente corporativo. Ministrado na forma on-line, você poderá estudar de acordo com o seu tempo e com a sua disponibilidade.

Quer conhecer mais? Então confira uma de nossas aulas agora mesmo e conheça nossa metodologia!

Você pode assistir também diretamente do nosso canal do YouTube clicando AQUI.

O curso on-line português corporativo/empresarial tem foco nas questões práticas da Língua, conforme as dúvidas que surgem no dia a dia, de forma que você irá obter resultados rápidos e perceptíveis em pouco tempo. Assim, não há dúvida de que um bom domínio do português será um diferencial em sua carreira e em sua melhor colocação no mercado de trabalho. Aproveite a oportunidade para incrementar o seu currículo e aprender português sem dificuldade. No curso, você terá acesso a um conteúdo teórico e a uma parte prática, além de ter material de apoio em PDF. O objetivo é que você treine exatamente aquilo que precisará para o seu trabalho.

Clique aqui para conhecer o curso on-line português corporativo/empresarial.

Sobre o assunto português corporativo, não deixe de conferir:

Assim, caso ainda tenha interesse em outros cursos de Língua Portuguesa, não deixe de entrar em contato conosco pelos telefones

Se você ainda tem algum assunto que gostaria de ler por aqui, deixe sua sugestão na seção de comentários. 🙂

TJSC

TJSC: saiba mais sobre a prova de português

Prova Objetiva terá mais de 20 questões de Língua Portuguesa. Já o salário dos aprovados varia entre R$ 9.493,61 para nível superior e R$ 5.515,07 para nível médio.
Baixe gratuitamente o E-book de questões comentadas da FGV e comece a se preparar para a prova!

Read More »
Interpretação de texto

Interpretação de texto para concurso: técnicas infalíveis

Interpretar textos vai muito além da simples decodificação de palavras, trata-se de compreender e extrair significado, identificar nuances, analisar pontos de vista e discernir entre informações relevantes e irrelevantes. Continue a leitura e conheça algumas técnicas infalíveis para ter uma boa interpretação de texto!

Read More »
Português Total

Português Total: 5 motivos para investir no curso

Investir em um curso de português é uma decisão capaz de abrir portas, tanto para aqueles que desejam aprimorar suas habilidades linguísticas quanto para os que buscam ampliar suas perspectivas de carreira. Continue a leitura e descubra os benefícios do curso Português Total.

Read More »

CONTINUE LENDO

× Como posso te ajudar?