fbpx

Regras gramaticais de português: como usar porque, por que, porquê ou por quê?

Equipe Flávia Rita

Ao escrever um relatório ou e-mail no trabalho, e você precisa usar o porquê fica em dúvida? Assim, está é uma das regras gramaticais de português que mais geram dúvidas. Por isso, neste post você vai aprender de uma vez como e quando usar porque, por que, porquê ou por quê. Vamos lá? Dica: salve esse post, para consultá-lo sempre que precisar.
Regras gramaticais de português: como usar porque, por que, porquê ou por quê?

Regras gramaticais de português: a importância da norma culta para a sua carreira

Conhecer as regras gramaticais  de português pode ser a diferença para você conquistar uma promoção no trabalho, sabia? Assim, profissionais que dominam a língua portuguesa destacam-se no ambiente profissional. Nesse contexto, um e-mail bem escrito, por exemplo, chama a atenção.

Além disso, são poucos profissionais que conhecem a norma culta, por isso, fazer um curso de português abre boas oportunidades na carreira. Já pensou, nisso?

No ambiente profissional, geralmente, existem várias dúvidas sobre o uso dos porquês. Vamos analisar cada situação?

Por que

O por que escrito dessa forma pode substituir a palavra razão ou motivo. Ou seja, nesse sentido é a união entre a preposição por e o pronome interrogativo que.

Observe:

  •    Por que você não compareceu ontem à reunião?  ( por qual motivo)
  •    Não sei por que sempre faço isso. ( qual razão)

 

Além disso, também pode substituir a forma pelo qual. Assim, é a união da preposição por e o pronome relativo que.

Confira:

  •     Os lugares por que conhecemos eram lindos. ( pelos quais) 

Por quê

Existem várias regras gramaticais de português, e uma das mais importantes é o uso adequado do por quê. Então, presta atenção: sempre que vier antes de um ponto como, por exemplo, interrogativo, final ou exclamação deverá ser escrito de forma separado e acentuado.

Veja:

  • Você não veio trabalhar ontem. Por quê?

Regras gramaticais de português: porque

Nesse contexto é uma conjunção e pode representar causa ou explicação.

Observe:

  • Não fui trabalhar ontem, porque estava doente. 
  • Não compareci ao compromisso, porque sai tarde do trabalho. 

Porquê

Uma das principais regras gramaticais de português: o uso do porquê.

Assim, corresponde a um substantivo e tem o valor de motivo ou razão. Além disso, permanece acompanhado por um determinante. Como assim?

Determinantes são: artigos, adjetivos, pronomes ou também podem ser numerais.

Confira o exemplo, para facilitar:

  • Qual é o porquê de tanto entusiasmo? 

Conseguiu entender as principais diferenças?  Existem inúmeras regras gramaticais de português, por isso, é importante que você estude e busque ampliar o seu conhecimento. Um profissional atualizado e que domina a norma culta destaca-se no mercado de trabalho.

Aprenda as regras gramaticais de português e destaque-se na sua profissão!

Já imaginou aprender as regras gramaticais de português em um curso direcionado e focado no que o mercado de trabalho exige? Por isso, a Flávia Rita Coutinho Sarmento, referência na área, desenvolveu o curso de português corporativo/empresarial.

O curso consiste em um treinamento prático e on-line, para você aprender português e se destacar na sua profissão. Com o conteúdo, você vai conseguir:

  • Elaborar e-mails de acordo com a norma culta
  • Produzir relatórios com coesão e coerência
  • Fazer apresentações impecáveis

Assim, o curso é completo e abrange tanto a parte teórica, quanto a prática. A estrutura é conectada com a realidade do mercado de trabalho e vai proporcionar resultados rápidos e precisos. Além disso, como a modalidade é on-line, você estuda de acordo com a sua rotina e disponibilidade.

Com carga horária de 18 horas, o curso português corporativo também conta com material em suporte ( PDF) e exercícios para você praticar e aprender o conteúdo. Invista em conhecimento e capacite-se para se destacar na sua carreira.

CLIQUE AQUI PARA FAZER A SUA MATRÍCULA NO CURSO ON-LINE PORTUGUÊS CORPORATIVO/EMPRESARIAL. 

Quer conversar e esclarecer alguma dúvida sobre o curso? Ficaremos felizes em ajudar você. Por isso, aguardamos o seu contato pelo telefone:

Whatsapp:  +55 31 99289.5538

Gostou do conteúdo? Compartilhe o post nas suas mídias sociais e muito sucesso!

Já viu?

 

 

 

TRF3

TRF3: como será a cobrança da língua portuguesa?

A prova de língua portuguesa terá 10 questões objetivas. Além disso, a disciplina será avaliada também por meio da redação e das questões de estudo de caso. Continue a leitura para saber mais sobre a cobrança da língua portuguesa. Ao final, baixe nosso e-book e assista à aula gratuita para começar a se preparar!

Read More »
tj al

TJ AL: saiba mais sobre a cobrança da Língua Portuguesa!

A prova de língua portuguesa terá 20 questões objetivas, representando quase metade do total de perguntas. Continue a leitura e saiba mais sobre a cobrança da língua portuguesa. Ao final, baixe nosso e-book e assista à aula gratuita para começar a se preparar!

Read More »

CONTINUE LENDO

× Como posso te ajudar?