fbpx

Técnicas para estudar e otimizar o seu tempo de estudo!

Equipe Flávia Rita

Como manter o foco nos estudos, mesmo tendo pouco tempo para se dedicar? Pode ter certeza de que se a nomeação for sua prioridade, você vai conseguir superar QUALQUER dificuldade. Nesse post, separamos as melhores técnicas de estudo para ajudar você na sua jornada. Vamos lá?
Técnicas para estudar e otimizar o seu tempo de estudo!

Nas próximas linhas, você vai conhecer as melhores  técnicas para  estudar e manter o foco. Mas, encare a sua aprovação como uma jornada e assuma o compromisso de dar o seu melhor. Além disso, lembre-se de que durante o caminho você vai passar por vários desafios, pois a vida não é um roteiro pronto, mas um capítulo que deve ser vivenciado a cada dia.

Assim, busque dar o seu melhor e comprometa-se com a sua meta: a sua nomeação. Combinado?

Técnicas para estudar: mapas mentais

O mapa mental é uma das melhores técnicas para você fazer revisão. Assim, é um resumo em que você pode colocar símbolos, palavras chaves, frases, entre outros recursos, para você se lembrar do conteúdo estudado. Uma dica, por exemplo, é fazer mapa mental focado nos assuntos que devem ser prioridades no seu estudo :)!

Como crase é um dos principais assuntos cobrados nas provas de português para concurso, uma ideia é fazer mapa mental do assunto. Assim, use a sua criatividade e imaginação para montar seus mapas mentais. Isso vai otimizar o seu tempo e o seu estudo.

Autoexplicação

Já pensou em explicar a matéria para si mesmo? Dessa forma, você pode memorizar o conteúdo e identificar as suas dificuldade. O principal objetivo dessa metodologia é explicar o assunto com suas próprias palavras. Ou seja, não vale ler e falar igual ao que está escrito no livro, por exemplo.

Além disso, aproveite para gravar a explicação. Assim, você pode escutar enquanto faz uma caminhada, por exemplo. Procure estudar nos seus intervalos diários como horário do almoço. Dessa forma, o foco é mantido na sua rotina.

Interrogação elaborativa: técnica ideal para vencer o cansaço

Sabe quando você está cansado e desanimado nos estudos? Já passou, por isso? Uma das melhores técnicas para você estudar é a interrogação elaborativa. Mas, o que é isso? Assim, são essas perguntas que você deve fazer:

  • O quê?
  • Como?
  • Por quê?
  • Onde?
  • Como?

Ou seja, quando o cansaço aparecer comece a estimular a sua mente com perguntas. Isso vai ajudar você a manter o foco e o ritmo. Tente e depois conte para a gente nos comentários o resultado. Combinado?

Técnicas para estudar: fichamento

O fichamento é uma das melhores metodologias para revisão de médio/longo prazo do conteúdo. Assim, por exemplo, você pode montar fichas de assuntos que são errados com frequência ( para memorização) ou também dos conteúdos que precisam ser vistos com muita frequência.

Por exemplo, você confunde muito a regência dos verbos? Que tal fazer fichas desses verbos? Assim, você pode revisar, a fim de manter o conteúdo na memória de longo prazo.

Já pensou ter toda a matéria de português para concurso resumida em fichas?

Português para concurso: curso de fichamento

Elaborado com metodologia exclusiva da professora Flávia Rita Coutinho Sarmento, que é referência em português para concurso, o curso de fichamento é completo e abrange todo o conteúdo cobrado nas provas. Assim, você vai estudar de forma dinâmica e revisar os conteúdos cobrados. Ou seja, se você já tem uma base teórica e precisa focar em revisão, esse curso é seu.

Além disso, o curso também conta com a exclusividade do Livro de fichamento, que vai potencializar ainda mais o seu estudo e aprendizado. Por isso, que tal assistir a aulas GRATUITAS para conhecer o curso e a metodologia?

CLIQUE AQUI E FAÇA UMA REVISÃO GRATUITA DE PORTUGUÊS PARA CONCURSO

Não perca

 

tj al

TJ AL: saiba mais sobre a cobrança da Língua Portuguesa!

A prova de língua portuguesa terá 20 questões objetivas, representando quase metade do total de perguntas. Continue a leitura e saiba mais sobre a cobrança da língua portuguesa. Ao final, baixe nosso e-book e assista à aula gratuita para começar a se preparar!

Read More »

CONTINUE LENDO

× Como posso te ajudar?