fbpx

7 erros de português mais comuns em empresas

Equipe Flávia Rita

Você conhece os 7 erros de português mais comuns em empresas? Tem o hábito de interromper as suas atividades para tirar uma dúvida sobre regência, pontuação ou ortografia?

Por isso, conhecer as regras de língua portuguesa, escrever com clareza e dentro das normas culta é o diferencial para você crescer na empresa ou passar em um processo seletivo.

1- ” A nível de ” ou ” em nível de “

Um dos principais erros que ocorrem, por exemplo, ao escrever um projeto ou e-mail.

Erro: A nível de projeto, precisamos revisar alguns pontos do documento.

Correto: Em relação ao projeto, precisamos revisar alguns pontos do documento

Nesse contexto, a expressão ” a nível de” significa a mesma altura e ” em nível de”  deve ser usado quando significar quando existir níveis. Exemplo: Esse projeto só deve ser revisado pelo diretor.

2- Erros de português mais comuns em empresas: ” A” ou ” Há”

Erro tradicional: Trabalho nesse lugar a 8 anos

Correto: Trabalho nesse lugar há 8 anos

Assim, para se referir ao tempo passado deve-se usar o ” há” de acordo com a norma culta. Além disso, o “a”, quando utilizado indicando expressão de tempo deve ser para futuro ou distância. Exemplo: a padaria fica a 5 metros da casa.

3- “anexo”/ “anexa”/”em anexo”

Erro: Encaminho anexo os documentos assinados

Certo: Encaminho anexos os documentos assinados

Dessa forma, anexo é um adjetivo, por isso, de acordo com a norma culta deve concordar em gênero e número com o substantivo no qual se refere. Assim, por exemplo, segue anexa a carta sobre o projeto.

4- ” Eminente”/ ” Iminente”

Erro: Bruna é uma pessoa iminente na família

Certo: Bruna é uma pessoa eminente na família

Logo, este é um dos erros de português mais comuns no trabalho também.  Nesse contexto, eminente significa notável enquanto iminente início, prestes a acontecer,

5- ” Exceção”/ “Excessão”

Erro comum: Nesse documento existem excessões.

Correto: Nesse documento existem exceções

De acordo com a norma culta o correto é exceção. Logo tenha cuidado ao escrever a grafia da palavra.

6- Erros de português mais comuns em empresas: ” a partir”/ ” à partir”

Erro comum: à partir de amanhã será necessária a identificação

Correto: a partir de amanhã será necessária a identificação

Nesse contexto, não existe crase antes do verbo.

7- Deve haver/ Devem haver

Erro tradicional: Devem haver muitas pessoas na plateia.

Correto: Deve haver muitas pessoas na plateia

Assim, o verbo haver, quando usado no sentido de existir é impessoal e deve ser utilizado no singular. Além disso, quando encontra-se acompanhado de um verbo auxiliar, neste exemplo o ” deve” ele também permanece impessoal. Este também é considerado um dos erros mais comuns em empresas.

A importância do português para a sua carreira

Saber escrever de acordo com as norma culta pode abrir muitas portas para a sua carreira. Um profissional que sabe escrever de acordo com a norma culta destaca-se no mercado de trabalho. Já pensou em investir em um curso específico de português corporativo?

A professora Flávia Rita, referência em língua portuguesa, preparou um curso específico com aulas direcionadas para o ambiente corporativo. Além da parte teórica, o curso conta ainda com aspectos específicos de comunicação corporativa oral e escrita, em que serão abordado assuntos como desenvolvimento de atas, ofícios, apresentações, e muito mais. Um curso completo que será o diferencial para a sua carreira.

Clique aqui para conhecer o curso on-line português corporativo!

Você comete ou já cometeu algum desses erros mais comuns no trabalho? Conte para a gente e não se esqueça de compartilhar o conteúdo nas suas mídias sociais!

Confira:

 

 

 

 

 

 



ORÇAMENTO PARA EMPRESAS

Quer orçar um pacote a partir de 2 cursos de português corporativo para os colaboradores da sua empresa?

COMO SÃO AS PROVAS DE LÍNGUA PORTUGUESA ELABORADAS PELA VUNESP

Provas de Língua Portuguesa Elaboradas Pela Vunesp

Para passar em um concurso público elaborado pela Vunesp, o português terá que fazer parte da rotina de estudos do candidato. Como se percebe, a prova de Língua Portuguesa da Vunesp para concursos públicos é abrangente e rigorosa, contemplando diversas habilidades linguísticas dos candidatos.

Read More »
fgv

O que a FGV mais cobra em suas provas de português!

Para ser aprovado em um concurso público organizado pela FGV, é necessário que o candidato dedique tempo e esforço aos estudos da língua portuguesa. Além de dominar os conteúdos exigidos no edital, é essencial desenvolver habilidades interpretativas, ampliar o vocabulário e compreender as regras gramaticais em um contexto discursivo amplo. Há pouquíssimas questões de classificação de termos ou de função. A banca se preocupa com o caráter social da língua, colocando-a em uma dinâmica de análise de seus diferentes recursos.

Read More »

CONTINUE LENDO