fbpx

Provas de Língua Portuguesa Elaboradas Pela Vunesp

Equipe Flávia Rita

Para passar em um concurso público elaborado pela Vunesp, o português terá que fazer parte da rotina de estudos do candidato. Como se percebe, a prova de Língua Portuguesa da Vunesp para concursos públicos é abrangente e rigorosa, contemplando diversas habilidades linguísticas dos candidatos.
COMO SÃO AS PROVAS DE LÍNGUA PORTUGUESA ELABORADAS PELA VUNESP

Você sabe como são as provas de língua portuguesa elaboradas pela Vunesp?

Há vários editais abertos, com boas oportunidades de vencimentos, elaboradoras pela Vunesp. A Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (Vunesp) é uma das maiores organizadoras de concursos públicos no Brasil. Em concursos como ISS-SP, Tribunal de Justiça de São Paulo e Ministério Público de São Paulo, a remuneração pode ultrapassar os 20 mil reais. Mas, para ser aprovado, é preciso se submeter a provas de diferentes matérias, entre as quais se destaca a língua portuguesa.

A VUNESP É UMA BANCA DETALHISTA

Em seus exames, a prova de língua portuguesa é conhecida por ser detalhada e abrangente, avaliando uma variedade de habilidades linguísticas do candidato, desde a compreensão de textos até a gramática e o uso correto do idioma. A prova de língua portuguesa da Vunesp é geralmente composta por questões de múltipla escolha, com cinco alternativas. As questões avaliam a capacidade do candidato de entender, interpretar e aplicar conceitos e regras do idioma materno. No edital, é comum que a organizadora exclua o conteúdo de estruturação de frases, orações e períodos, evitando questões de classificação de termos ou de identificação de funções. A banca privilegia a língua em uso.

O ESTILO DE PROVA DA VUNESP

Entenda como são as provas de língua portuguesa elaboradas pela Vunesp! Segundo a professora Flávia Rita Coutinho Sarmento, que ministra aulas em diversos preparatórios para concurso público e que é autora da gramática “português Descomplicado”, a prova de português da Vunesp guarda certa previsibilidade. Em geral, a prova começa com questões de compreensão e interpretação de texto. Os textos utilizados são de gêneros variados, podendo ser extraídos de livros, jornais, revistas, entre outros meios. As questões requerem que o candidato analise o texto, identifique seu propósito, interprete as intenções do autor, reconheça os principais argumentos e identifique a relação entre as ideias expressas. São frequentes questões de vocabulário, explorando o sentido de palavras no texto. Nas questões de vocabulário, a banca explora sinônimos, antônimos, parônimos, homônimos, além de expressões idiomáticas.

Ainda segundo a professora, a banca também sempre cobra a oposição denotação (sentido próprio) e conotação (sentido figurado). Em alguns casos, o candidato também pode ser solicitado a reescrever partes do texto ou a identificar as implicações de certas frases ou palavras.

COBRANÇA DE GRAMÁTICA EM USO

A professora acrescenta que a prova também explora conteúdos gramaticais. A banca prioriza o emprego de verbos e de pronomes, o uso de mecanismos de coesão, concordância, regência, crase e pontuação. Flávia Rita explica que a gramática é avaliada tanto de maneira isolada quanto no contexto de textos, exigindo que os candidatos não apenas memorizem regras, mas também sejam capazes de aplicá-las de maneira eficaz na análise e compreensão dos textos, bem como na comparação entre enunciados reescritos ou reformulados.

A professora menciona também que, para os cargos de níveis mais elevados e, por conseguinte, com salários mais altos, a Vunesp também costuma exigir a produção de um texto, que normalmente é uma dissertação-argumentativa. A redação é avaliada tanto pela qualidade do argumento e pela estrutura do texto, quanto pela correção gramatical, coesão, coerência e adequação ao tema proposto; por isso, é muito importante saber como são as provas de língua portuguesa elaboradas pela Vunesp.

O EDITAL DA VUNESP

Na maioria dos certames, a Vunesp cobra os seguintes conteúdos:

  1. Leitura e interpretação de diversos tipos de textos (literários e não literários).
  2. Sinônimos e antônimos.
  3. Sentido próprio e figurado das palavras.
  4. Pontuação.
  5. Classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, artigo, pronome, verbo, advérbio, preposição e conjunção: emprego e sentido que imprimem às relações que estabelecem.
  6. Concordância verbal e nominal.
  7. Regência verbal e nominal.
  8. Colocação pronominal.
  9. Crase.

Em algumas poucas provas, saiba como são as provas de língua portuguesa elaboradas pela Vunesp, além dos conteúdos mencionados, a banca cobra também análise sintática do período simples e análise sintática do período composto. No último certame da Polícia Militar do Estado de São Paulo, por exemplo, a Vunesp cobrou a versão “mais completa” dos conteúdos, englobando a parte de sintaxe do período simples e do período composto.

A APROVAÇÃO EM UM CONCURSO REQUER ESFORÇO

Para passar em um concurso público elaborado pela Vunesp, o português terá que fazer parte da rotina de estudos do candidato. Como se percebe, a prova de Língua Portuguesa da Vunesp para concursos públicos é abrangente e rigorosa, contemplando diversas habilidades linguísticas dos candidatos. Ela exige uma ótima capacidade interpretativa, um amplo vocabulário e uma boa compreensão da gramática. Nos certames em que há redação, o candidato deve, ainda, demonstrar a capacidade de escrever um texto coerente e bem estruturado. Para obter sucesso em um concurso público, além de dominar as matérias do edital, é necessário dedicar tempo a leituras diversas, estudar as regras da língua e praticar redação, focando na argumentação e na clareza de exposição das ideias.

Veja mais conteúdos da banca Vunesp.


CLIQUE NO BANNER ABAIXO E FAÇA UM SIMULADO GRATUITO DA BANCA VUNESP

jargões estrangeiros

Jargões estrangeiros: posso usar no ambiente corporativo?

O ambiente corporativo muitas vezes se torna um caldeirão linguístico, onde palavras e expressões de diversas origens se misturam. Entre essas influências, os jargões estrangeiros têm se tornado uma presença comum nas salas de reunião e nos e-mails de trabalho.

Read More »
redação nota 1000

Saiba como conseguir uma redação nota 1000 no Enem!

A redação é uma das fases mais importantes da prova. Sendo assim, aqueles que conseguem chegar perto da nota 1000 ocupam as melhores colocações. Continue a leitura e aprenda como fazer a redação nos critérios do Enem. Ao final, baixe o e-book gratuito e comece a se preparar!

Read More »

CONTINUE LENDO

× Como posso te ajudar?