fbpx

Técnicas para estudar e otimizar o seu tempo de estudo!

Equipe Flávia Rita

Como manter o foco nos estudos, mesmo tendo pouco tempo para se dedicar? Pode ter certeza de que se a nomeação for sua prioridade, você vai conseguir superar QUALQUER dificuldade. Nesse post, separamos as melhores técnicas de estudo para ajudar você na sua jornada. Vamos lá?
Técnicas para estudar e otimizar o seu tempo de estudo!

Nas próximas linhas, você vai conhecer as melhores  técnicas para  estudar e manter o foco. Mas, encare a sua aprovação como uma jornada e assuma o compromisso de dar o seu melhor. Além disso, lembre-se de que durante o caminho você vai passar por vários desafios, pois a vida não é um roteiro pronto, mas um capítulo que deve ser vivenciado a cada dia.

Assim, busque dar o seu melhor e comprometa-se com a sua meta: a sua nomeação. Combinado?

Técnicas para estudar: mapas mentais

O mapa mental é uma das melhores técnicas para você fazer revisão. Assim, é um resumo em que você pode colocar símbolos, palavras chaves, frases, entre outros recursos, para você se lembrar do conteúdo estudado. Uma dica, por exemplo, é fazer mapa mental focado nos assuntos que devem ser prioridades no seu estudo :)!

Como crase é um dos principais assuntos cobrados nas provas de português para concurso, uma ideia é fazer mapa mental do assunto. Assim, use a sua criatividade e imaginação para montar seus mapas mentais. Isso vai otimizar o seu tempo e o seu estudo.

Autoexplicação

Já pensou em explicar a matéria para si mesmo? Dessa forma, você pode memorizar o conteúdo e identificar as suas dificuldade. O principal objetivo dessa metodologia é explicar o assunto com suas próprias palavras. Ou seja, não vale ler e falar igual ao que está escrito no livro, por exemplo.

Além disso, aproveite para gravar a explicação. Assim, você pode escutar enquanto faz uma caminhada, por exemplo. Procure estudar nos seus intervalos diários como horário do almoço. Dessa forma, o foco é mantido na sua rotina.

Interrogação elaborativa: técnica ideal para vencer o cansaço

Sabe quando você está cansado e desanimado nos estudos? Já passou, por isso? Uma das melhores técnicas para você estudar é a interrogação elaborativa. Mas, o que é isso? Assim, são essas perguntas que você deve fazer:

  • O quê?
  • Como?
  • Por quê?
  • Onde?
  • Como?

Ou seja, quando o cansaço aparecer comece a estimular a sua mente com perguntas. Isso vai ajudar você a manter o foco e o ritmo. Tente e depois conte para a gente nos comentários o resultado. Combinado?

Técnicas para estudar: fichamento

O fichamento é uma das melhores metodologias para revisão de médio/longo prazo do conteúdo. Assim, por exemplo, você pode montar fichas de assuntos que são errados com frequência ( para memorização) ou também dos conteúdos que precisam ser vistos com muita frequência.

Por exemplo, você confunde muito a regência dos verbos? Que tal fazer fichas desses verbos? Assim, você pode revisar, a fim de manter o conteúdo na memória de longo prazo.

Já pensou ter toda a matéria de português para concurso resumida em fichas?

Português para concurso: curso de fichamento

Elaborado com metodologia exclusiva da professora Flávia Rita Coutinho Sarmento, que é referência em português para concurso, o curso de fichamento é completo e abrange todo o conteúdo cobrado nas provas. Assim, você vai estudar de forma dinâmica e revisar os conteúdos cobrados. Ou seja, se você já tem uma base teórica e precisa focar em revisão, esse curso é seu.

Além disso, o curso também conta com a exclusividade do Livro de fichamento, que vai potencializar ainda mais o seu estudo e aprendizado. Por isso, que tal assistir a aulas GRATUITAS para conhecer o curso e a metodologia?

CLIQUE AQUI E FAÇA UMA REVISÃO GRATUITA DE PORTUGUÊS PARA CONCURSO

Não perca

 

COMO SÃO AS PROVAS DE LÍNGUA PORTUGUESA ELABORADAS PELA VUNESP

Provas de Língua Portuguesa Elaboradas Pela Vunesp

Para passar em um concurso público elaborado pela Vunesp, o português terá que fazer parte da rotina de estudos do candidato. Como se percebe, a prova de Língua Portuguesa da Vunesp para concursos públicos é abrangente e rigorosa, contemplando diversas habilidades linguísticas dos candidatos.

Read More »
fgv

O que a FGV mais cobra em suas provas de português!

Para ser aprovado em um concurso público organizado pela FGV, é necessário que o candidato dedique tempo e esforço aos estudos da língua portuguesa. Além de dominar os conteúdos exigidos no edital, é essencial desenvolver habilidades interpretativas, ampliar o vocabulário e compreender as regras gramaticais em um contexto discursivo amplo. Há pouquíssimas questões de classificação de termos ou de função. A banca se preocupa com o caráter social da língua, colocando-a em uma dinâmica de análise de seus diferentes recursos.

Read More »

CONTINUE LENDO