O que você encontrará neste artigo:
ToggleFoi publicado o edital do Concurso Nacional Unificado (CNU) para Professores, uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Este é um momento decisivo para a sua carreira e uma oportunidade ímpar de contribuir para o futuro da educação no Brasil.
Neste artigo, vamos fazer uma análise completa do edital, com o foco e a profundidade para você entender cada etapa do concurso. Vamos juntos?
Banca organizadora
A instituição responsável pela organização do CNU dos Professores é o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a mesma entidade que realiza o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Vagas
O modelo deste concurso é diferente e não possui um número fixo e limitado de vagas.
Cargo
O foco do CNU dos Professores é o provimento de cargos de Professor da Educação Básica, abrangendo diversas áreas do conhecimento e etapas de ensino, a depender das necessidades de cada rede de ensino que aderiu ao certame.
Inscrição
Fique atento(a) ao prazo! As inscrições para o CNU dos Professores estarão abertas no período de 14 a 25 de julho de 2025. A taxa de inscrição foi fixada em R$ 85,00.
Etapas
O CNU dos Professores será composto pelas seguintes etapas:
- Prova Objetiva: de caráter eliminatório e classificatório.
A prova objetiva será composta por 80 questões de múltipla escolha, divididas em duas partes:
- Formação Geral Docente (comum a todas as áreas): 30 questões.
- Conhecimentos Específicos (por área de atuação): 50 questões.
- Prova Discursiva:
A prova discursiva consistirá em uma questão discursiva sobre temas da Formação Geral Docente. O candidato deverá respondê-la em até 30 linhas. É fundamental demonstrar domínio do conteúdo, clareza na argumentação e correção gramatical.
Como a língua portuguesa será cobrada na prova?
Cargo Licenciatura em Letras Português
I. Concepções de língua (ou de linguagem) e suas implicações no ensino; II. Níveis de análise da língua; III. Formação histórica da língua portuguesa; IV. Discurso, interdiscurso e produção de sentidos; V. Gêneros discursivos; VI. Texto, tipologias e fatores de textualidade; VII. Língua oral (produção, circulação e compreensão); VIII. Língua escrita (produção, circulação e compreensão); IX. Variação, mudança e preconceito linguístico; X. processos de letramento e de multiletramento; XI. Concepções de literatura e de cultura; XII. Especificidades da linguagem literária; XIII. Teorias críticas da literatura; XIV. Gêneros literários (tradição e inovação); XV. Movimentos literários no Brasil e suas articulações interculturais; XVI. Letramento literário (aspectos teóricos e metodológicos); XVII. Literatura canônica e não canônica na formação do leitor; XVIII. oralidade, performance e fruição no ensino de literatura; XIX. Inter-relações da língua e da literatura com outras semioses; e XX. Processos argumentativos e formação do leitor crítico.
Cargo Licenciatura em Letras Português-Espanhol
I. Estudos linguísticos diacrônicos e sincrônicos; II. Aspectos fonéticos, fonológicos, morfológicos e sintáticos; III. Aspectos lexicais, estilísticos, semânticos, pragmáticos e discursivos; IV. Aspectos socioculturais e interculturais em linguagens; V. Teorias linguísticas; VI. Teorias de aquisição, de aprendizagem e de processamento da linguagem oral e escrita em língua materna e estrangeira; VII. Gêneros discursivos e tipologias textuais; VIII. Textualidade e intertextualidade em estudos linguísticos e literários; IX. Concepções de literatura e cultura; X. Estudos literários e culturais em línguas portuguesa e espanhola XI. Especificidades da linguagem literária; XII. Inter-relações da língua e da literatura com outros sistemas culturais e semióticos; XIII. Multimodalidade e multiletramentos no ensino das línguas portuguesa e espanhola; XIV. Novas tecnologias integradas ao ensino de línguas e de literaturas; XV. Teorias, abordagens e métodos de ensino de línguas e de literaturas; XVI. Didática do ensino de línguas e de literaturas; XVII. Estudos decoloniais no ensino de línguas e literaturas; XVIII. Políticas linguísticas; XIX. Contrastes linguísticos entre as línguas portuguesa e espanhola; e XX. Material didático: elaboração, análise e avaliação.
Cargo Licenciatura em Português-Inglês
I. Concepções de língua/linguagem, texto e discurso; II. Correntes linguísticas; III. Processos de letramentos; IV. Aspectos pragmático-discursivos, fonológicos, morfossintáticos e léxico-gramaticais nos processos de compreensão e de produção de textos; V. Aspectos pragmático-discursivos, fonológicos, morfossintáticos e léxico-gramaticais nos processos de descrição e análise linguística; VI. Fenômenos de variação, mudança e preconceito linguístico; VII. Diversidade linguística e seus aspectos geopolíticos; VIII. Gêneros discursivos e textuais; XIX. Teorias de aquisição, de aprendizagem e de processamento da linguagem; X. Métodos e abordagens de ensino de língua e literatura; XI. Tecnologias no processo de ensino e aprendizagem de língua e literatura; XII. Avaliação do processo de ensino e aprendizagem de língua e literatura; XIII. Políticas linguísticas no ensino de língua e literatura; XIV. Aspectos decoloniais no ensino de língua e literatura; XV. Articulações entre literatura, cultura e diversidade cultural e suas interfaces com demais sistemas artísticos e midiáticos e com outras áreas do conhecimento; XVI. Especificidades da linguagem literária; XVII. Gêneros literários: tradição e inovação; XVIII. Letramento literário: literatura canônica e não canônica na formação do leitor; XIX. Movimentos literários e suas articulações interculturais; e XX. Métodos de investigação e pesquisa na área de língua inglesa e suas literaturas em diversos contextos.
Tem interesse em realizar o concurso? Veja como podemos te ajudar!
A questão discursiva pode ser o diferencial para alcançar um bom desempenho. Nosso curso “Pacote de Redação – CNU dos Professores” tem foco total na prova aplicada pelo Inep.
Você vai ter acesso a:
- 5 aulas teóricas com tudo o que você precisa saber sobre estrutura textual, estratégias argumentativas e domínio da linguagem formal.
- 10 propostas discursivas no formato de estudo de caso, elaboradas com base em temas pedagógicos e situações reais da prática docente.
- 10 correções personalizadas, com análise completa segundo os critérios do padrão de resposta oficial da PND.

A publicação do edital do CNU dos Professores é a sua chance de conquistar a estabilidade do serviço público e de fazer a diferença na vida de milhares de alunos. A jornada de estudos é árdua, mas a recompensa é imensurável. Organize-se, planeje seus estudos, resolva muitas questões e, acima de tudo, acredite no seu potencial. A educação transforma vidas, e a sua aprovação transformará a sua.