fbpx
40 QUESTÕES COMENTADAS CESPE REDAÇÃO OFICIAL

40 QUESTÕES COMENTADAS CESPE REDAÇÃO OFICIAL:

Equipe Flávia Rita

A redação oficial é uma matéria que exige muita leitura e resolução de exercícios para que o aluno possa fixar a matéria. Neste post, selecionamos 40 questões comentadas da banca Cespe para os estudantes treinarem.

Muitos alunos têm dificuldades em estudar a Redação Oficial por não saberem como esse conteúdo é cobrado pelas  organizadoras. Neste post, vamos mostrar por meio de questões comentadas da banca CESPE a forma de cobrança da redação oficial utilizada nos concursos.

O que é a Redação Oficial?

A redação oficial tem como finalidade comunicar com objetividade e máxima clareza assuntos relativos às atribuições do governo. No caso, o governo redige atos normativos e comunicados que são divulgados para o público.

As comunicações oficiais seguem os preceitos previstos na Constituição Federal de 1988. A redação oficial serve para padronizar o formato das comunicações governamentais definindo o tipo de tratamento, formatação do texto, estilo de escrita, entre outros aspectos.

Abaixo separamos 40 questões comentadas do CESPE para você treinar:

As questões de Redação Oficial foram ADAPTADAS com base nas normas atualizadas do Manual de Redação da Presidência da República (2018).

Julgue os itens a seguir acerca dos critérios que norteiam as redações oficiais.

1.(CESPE/ MPE / PI / Analista Ministerial / Área Processual) Nas comunicações dirigidas a autoridades estrangeiras, o emprego do vocativo segue rito e tradições próprios, disciplinados em manual do Ministério das Relações Exteriores.

R: ERRADO – De acordo com o Manual de Redação da Presidência, o fecho das comunicações dirigidas a autoridades estrangeiras é disciplinado pelo Manual das Relações Exteriores. No Manual de Redação da Presidência, não há referências sobre particularidades no uso de vocativo nas comunicações dirigidas a autoridades estrangeiras. Nesse sentido, o item deve ser considerado inadequado, pois traz informação que não consta do Manual de Redação da Presidência.

  1. (CESPE/ MPE / PI / Analista Ministerial / Área Processual) Recomenda-se não deixar em página isolada a assinatura de quem expede um documento oficial, devendo-se, nesse caso, transferir para essa página a última frase anterior ao fecho.

R: CERTO – Para se evitarem fraudes em documentos oficiais, recomenda- se, de acordo com o Manual de Redação da Presidência, não deixar em página isolada a assinatura de quem expede um documento oficial. Nesse caso, deve se transferir para a página seguinte a última frase anterior ao fecho, evitando-se distorções no documento. Portanto, o item mostrou-se adequado ao que preceitua o Manual de Redação da Presidência.

  1. (CESPE / Analista de Gestão / TCE – MT) Nas comunicações oficiais, é obrigatório constar a partir da primeira página o número da página.

R: ERRADO – Nas comunicações oficiais, de acordo com o Manual de Redação da Presidência, devem ser numeradas as páginas dos documentos oficiais, iniciando-se a numeração a partir da segunda página. Se o documento contiver apenas uma página, ela não será numerada. Assim, o item mostra-se inadequado ao que preceitua o Manual de Redação da Presidência da República.

  1. (CESPE / Analista de Gestão / TCE – MT) No ofício, deve ser utilizado espaçamento duplo entre as linhas.

R: ERRADO – Nos textos do padrão ofício, segundo as disposições do Manual de Redação da Presidência da República, usa-se espaçamento simples entre as linhas. Assim, textos do padrão ofício devem apresentar espaçamento simples entre as linhas. Nesse sentido, o item mostrou-se inadequado ao que preceitua o Manual de Redação da Presidência.

  1. (CESPE / Analista de Gestão / TCE – MT) A redação oficial deve ser isenta da interferência subjetiva daquele que elabora a comunicação. Essa característica atende ao princípio da impessoalidade.

R: CERTO – De acordo com o Manual de Redação da Presidência, a impessoalidade é um dos princípios que devem nortear a elaboração de expediente oficiais. Nesse sentido, as comunicações oficiais devem ser isentas de interferências subjetivas de seu emissor. Os textos oficiais não devem conter marcas afetivas ou idiossincrasias que particularizem a produção. Assim, o item está de acordo com o que preceitua o Manual de Redação da Presidência.

  1. (CESPE / Analista Administrativo- Nível 1 / TCE – MT) O emprego adequado dos pronomes de tratamento é uma característica que atende mais à exigência de impessoalidade que à de formalidade de um texto oficial.

R: ERRADO – De acordo com os princípios norteadores dos textos oficiais, a impessoalidade diz respeito à forma como o emissor se comunica em um texto oficial, à forma como receptor acolhe o texto oficial e ao assunto das comunicações oficiais. Nesse sentido, a impessoalidade relaciona-se ao uso de uma linguagem isenta de traços de subjetividade. O emprego de pronomes de tratamento, por sua vez, diz respeito à formalidade nas comunicações oficiais. Assim, o item mostrou-se inadequado ao que preceitua o Manual de Redação da Presidência, pois os pronomes de tratamento se relacionam muito mais à formalidade que à impessoalidade.

  1. (CESPE / Analista Administrativo- Nível 1 / TCE – MT Caso haja, junto com o nome do cargo, a assinatura da pessoa que expede determinada correspondência, o princípio da impessoalidade terá sido violado.

R: ERRADO – De acordo com o Manual de Redação da Presidência, excetuando-se as comunicações assinadas pelo presidente, os textos oficiais devem trazer a identificação do signatário. O signatário é identificado com uso de nome seguido do cargo, logo abaixo da linha da assinatura. Portanto, não se verifica a violação do princípio da impessoalidade quando um texto oficial traz a identificação do signatário abaixo da assinatura. Na verdade, trata-se de uma obrigatoriedade de acordo com o Manual de Redação da Presidência da República. O princípio da impessoalidade diz respeito à ausência de traços subjetivos. Assim, o item mostrou-se inadequado de acordo com o que preceitua o Manual de Redação da Presidência.

  1. (CESPE / Analista Administrativo – Nível 1 / TCE – MT) Dada a impessoalidade do expediente oficial, é imprescindível que seu destinatário seja o público em geral, um órgão público, ou pessoa que ocupe cargo público.

R: ERRADO – Os textos oficiais, de acordo com o Manual de Redação da Presidência, podem ser usados nas comunicações do poder público com próprio poder público e também com particulares, entendidos como cidadãos e instituições, tratados de forma homogênea. O item em análise está inadequado, pois desconsidera a possibilidade de comunicação do poder público com instituições, na medida em que apresenta como únicos destinatários o público em geral, órgão público ou pessoa que ocupe cargo público. As instituições também podem ser destinatárias de comunicações oficiais.

  1. (CESPE / Analista Administrativo – Nível 1 / TCE – MT) O registro de impressões pessoais no texto de uma correspondência oficial é situação usual em expedientes entre pessoas que ocupam cargos de mesma hierarquia.

R: ERRADO – As comunicações oficiais devem ser isentas de impressões pessoais, de acordo com o princípio da impessoalidade, que norteia a produção de expedientes oficiais. Nesse sentido, mesmo entre pessoas que ocupem cargos de mesma hierarquia, não se empregam expressões subjetivas. O uso de expressões subjetivas compromete o princípio da impessoalidade na elaboração de um texto oficial. Assim, o item mostrou-se inadequado ao que preceitua o Manual de Redação da Presidência.

  1. (CESPE / Analista Administrativo – Nível 1 / TCE – MT) O emprego imotivado de linguagem técnica deve ser evitado em correspondências oficiais. Isso porque a linguagem técnica nem sempre permite a ampla compreensão do conteúdo do texto.

R: CERTO – De acordo com o Manual de Redação da Presidência, a linguagem técnica só deve ser empregada se houver necessidade. Assim, o item mostrou-se adequado ao que preceitua o Manual, pois, apenas se houver motivo, os textos oficiais devem apresentar linguagem técnica.

Quer treinar mais? Baixe nosso ebook com 40 questões comentadas de redação oficial para você treinar.

 


Deixe seu Comentário

Comentários

CONTINUE LENDO

  • 00Dias
  • 00Horas
  • 00Minutos
  • 00Segundos