fbpx

Cebraspe: 40 questões comentadas de redação para treinar

Equipe Flávia Rita

Redação Oficial é um dos assuntos mais recorrentes nas provas do Cebraspe. São várias regras e exceções, por isso, é um conteúdo extremamente importante. Nesse sentido, fazer exercício é uma das principais maneiras para treinar e revisar os pontos mais importantes dessa disciplina. Então, separamos várias questões para você treinar e gabaritar. Preparado? Então vamos lá! Desejamos bons estudos, sucesso e depois conte como foi.
40 QUESTÕES COMENTADAS CESPE REDAÇÃO OFICIAL

Muitos alunos têm dificuldades em estudar a Redação Oficial por não saberem como esse conteúdo é cobrado pelas  organizadoras. Neste post, vamos mostrar por meio de questões comentadas da banca CESPE a forma de cobrança da redação oficial utilizada nos concursos.

Cebraspe: O que é a Redação Oficial?

A redação oficial tem como finalidade comunicar com objetividade e máxima clareza assuntos relativos às atribuições do governo. No caso, o governo redige atos normativos e comunicados que são divulgados para o público.

As comunicações oficiais seguem os preceitos previstos na Constituição Federal de 1988. A redação oficial serve para padronizar o formato das comunicações governamentais definindo o tipo de tratamento, formatação do texto, estilo de escrita, entre outros aspectos.

Abaixo separamos 40 questões comentadas do CESPE para você treinar:

As questões de Redação Oficial foram ADAPTADAS com base nas normas atualizadas do Manual de Redação da Presidência da República (2018).

Julgue os itens a seguir acerca dos critérios que norteiam as redações oficiais.

1.(CESPE/ MPE / PI / Analista Ministerial / Área Processual) Nas comunicações dirigidas a autoridades estrangeiras, o emprego do vocativo segue rito e tradições próprios, disciplinados em manual do Ministério das Relações Exteriores.

R: ERRADO – De acordo com o Manual de Redação da Presidência, o fecho das comunicações dirigidas a autoridades estrangeiras é disciplinado pelo Manual das Relações Exteriores. No Manual de Redação da Presidência, não há referências sobre particularidades no uso de vocativo nas comunicações dirigidas a autoridades estrangeiras. Nesse sentido, o item deve ser considerado inadequado, pois traz informação que não consta do Manual de Redação da Presidência.

  1. (CESPE/ MPE / PI / Analista Ministerial / Área Processual) Recomenda-se não deixar em página isolada a assinatura de quem expede um documento oficial, devendo-se, nesse caso, transferir para essa página a última frase anterior ao fecho.

R: CERTO – Para se evitarem fraudes em documentos oficiais, recomenda- se, de acordo com o Manual de Redação da Presidência, não deixar em página isolada a assinatura de quem expede um documento oficial. Nesse caso, deve se transferir para a página seguinte a última frase anterior ao fecho, evitando-se distorções no documento. Portanto, o item mostrou-se adequado ao que preceitua o Manual de Redação da Presidência.

    1. (CESPE / Analista de Gestão / TCE – MT) Nas comunicações oficiais, é obrigatório constar a partir da primeira página o número da página.

    R: ERRADO – Nas comunicações oficiais, de acordo com o Manual de Redação da Presidência, devem ser numeradas as páginas dos documentos oficiais, iniciando-se a numeração a partir da segunda página. Se o documento contiver apenas uma página, ela não será numerada. Assim, o item mostra-se inadequado ao que preceitua o Manual de Redação da Presidência da República.

    1. (CESPE / Analista de Gestão / TCE – MT) No ofício, deve ser utilizado espaçamento duplo entre as linhas.

    R: ERRADO – Nos textos do padrão ofício, segundo as disposições do Manual de Redação da Presidência da República, usa-se espaçamento simples entre as linhas. Assim, textos do padrão ofício devem apresentar espaçamento simples entre as linhas. Nesse sentido, o item mostrou-se inadequado ao que preceitua o Manual de Redação da Presidência.

    1. (CESPE / Analista de Gestão / TCE – MT) A redação oficial deve ser isenta da interferência subjetiva daquele que elabora a comunicação. Essa característica atende ao princípio da impessoalidade.

    R: CERTO – De acordo com o Manual de Redação da Presidência, a impessoalidade é um dos princípios que devem nortear a elaboração de expediente oficiais. Nesse sentido, as comunicações oficiais devem ser isentas de interferências subjetivas de seu emissor. Os textos oficiais não devem conter marcas afetivas ou idiossincrasias que particularizem a produção. Assim, o item está de acordo com o que preceitua o Manual de Redação da Presidência.

    1. (CESPE / Analista Administrativo- Nível 1 / TCE – MT) O emprego adequado dos pronomes de tratamento é uma característica que atende mais à exigência de impessoalidade que à de formalidade de um texto oficial.

    R: ERRADO – De acordo com os princípios norteadores dos textos oficiais, a impessoalidade diz respeito à forma como o emissor se comunica em um texto oficial, à forma como receptor acolhe o texto oficial e ao assunto das comunicações oficiais. Nesse sentido, a impessoalidade relaciona-se ao uso de uma linguagem isenta de traços de subjetividade. O emprego de pronomes de tratamento, por sua vez, diz respeito à formalidade nas comunicações oficiais. Assim, o item mostrou-se inadequado ao que preceitua o Manual de Redação da Presidência, pois os pronomes de tratamento se relacionam muito mais à formalidade que à impessoalidade.

    1. (CESPE / Analista Administrativo- Nível 1 / TCE – MT Caso haja, junto com o nome do cargo, a assinatura da pessoa que expede determinada correspondência, o princípio da impessoalidade terá sido violado.

    R: ERRADO – De acordo com o Manual de Redação da Presidência, excetuando-se as comunicações assinadas pelo presidente, os textos oficiais devem trazer a identificação do signatário. O signatário é identificado com uso de nome seguido do cargo, logo abaixo da linha da assinatura. Portanto, não se verifica a violação do princípio da impessoalidade quando um texto oficial traz a identificação do signatário abaixo da assinatura. Na verdade, trata-se de uma obrigatoriedade de acordo com o Manual de Redação da Presidência da República. O princípio da impessoalidade diz respeito à ausência de traços subjetivos. Assim, o item mostrou-se inadequado de acordo com o que preceitua o Manual de Redação da Presidência.

    1. (CESPE / Analista Administrativo – Nível 1 / TCE – MT) Dada a impessoalidade do expediente oficial, é imprescindível que seu destinatário seja o público em geral, um órgão público, ou pessoa que ocupe cargo público.

    R: ERRADO – Os textos oficiais, de acordo com o Manual de Redação da Presidência, podem ser usados nas comunicações do poder público com próprio poder público e também com particulares, entendidos como cidadãos e instituições, tratados de forma homogênea. O item em análise está inadequado, pois desconsidera a possibilidade de comunicação do poder público com instituições, na medida em que apresenta como únicos destinatários o público em geral, órgão público ou pessoa que ocupe cargo público. As instituições também podem ser destinatárias de comunicações oficiais.

    1. (CESPE / Analista Administrativo – Nível 1 / TCE – MT) O registro de impressões pessoais no texto de uma correspondência oficial é situação usual em expedientes entre pessoas que ocupam cargos de mesma hierarquia.

    R: ERRADO – As comunicações oficiais devem ser isentas de impressões pessoais, de acordo com o princípio da impessoalidade, que norteia a produção de expedientes oficiais. Nesse sentido, mesmo entre pessoas que ocupem cargos de mesma hierarquia, não se empregam expressões subjetivas. O uso de expressões subjetivas compromete o princípio da impessoalidade na elaboração de um texto oficial. Assim, o item mostrou-se inadequado ao que preceitua o Manual de Redação da Presidência.

    1. (CESPE / Analista Administrativo – Nível 1 / TCE – MT) O emprego imotivado de linguagem técnica deve ser evitado em correspondências oficiais. Isso porque a linguagem técnica nem sempre permite a ampla compreensão do conteúdo do texto.

    R: CERTO – De acordo com o Manual de Redação da Presidência, a linguagem técnica só deve ser empregada se houver necessidade. Assim, o item mostrou-se adequado ao que preceitua o Manual, pois, apenas se houver motivo, os textos oficiais devem apresentar linguagem técnica.

    Quer treinar mais? Baixe nosso ebook com 40 questões comentadas de redação oficial para você treinar.

Redação Oficial: questões bônus para você treinar do Cebraspe

A banca Cespe é uma das principais organizadoras que tem como foco a cobrança de Redação Oficial nas provas. Por isso, é fundamental que você treine para memorizar e identificar os assuntos mais cobrados, a forma de cobrança e, principalmente, os pontos mais recorrentes. 

Dessa forma, é importante que você resolva as questões do Cebraspe/Cespe e a nossa dica é que você salve os exercícios que tiver mais dificuldade, para refazê-los depois. Combinado? 

  1. Cebraspe 2021/DEPEN/ Com base no Manual de Redação da Presidência da República (MRPR), julgue o item a seguir, relativo ao padrão ofício.

Nas comunicações oficiais para autoridade de hierarquia superior à do remetente, deve-se utilizar, exceto para o presidente da República, o fecho “Respeitosamente,”.

(         ) certo                     (       ) errado

Gabarito: errado

Manual de Redação da Presidência da República

Fechos para comunicações 

  1. a) Para autoridades de hierarquia superior a do remetente, inclusive o Presidente da República: Respeitosamente
  2. b) Para autoridades de mesma hierarquia, de hierarquia inferior ou demais casos: Atenciosamente. 
  1. Cebraspe 2021/PF/ Considerando o Manual de Redação da Presidência da República, julgue o item que se segue.

No padrão ofício, o cabeçalho deve estar centralizado na área determinada pela formatação e constar em todas as páginas do documento.

(          ) certo                                 (         ) errado

Gabarito: errado

De acordo com o manual da presidência da república, o cabeçalho é utilizado apenas na primeira página do documento, centralizado na área determinada pela formatação.

  1. Cebraspe 2021/PF/ considerando o Manual de Redação da Presidência da República, julgue o item que se segue.

Nas comunicações oficiais, aboliu-se o uso dos vocativos Digníssimo (DD) e de Ilustríssimo (Ilmo.).

(          ) certo                                            (          ) errado

Gabarito: certo

Em comunicações oficiais, está abolido o uso de Digníssimo (DD) e de Ilustríssimo (Ilmo.).

 

  1. Considerando as disposições do Manual de Redação da Presidência da República (MRPR) acerca da redação oficial, julgue o item a seguir.

De acordo com a legislação vigente, o e-mail institucional tem valor documental e, por isso, deve ser aceito como documento original.

(         ) certo                                      (        ) errado

Gabarito: errado

De acordo com o Manual da Presidência da República, apenas os e-mails com certificação digital do remetente podem ser considerados institucionais. 

  1. Cebraspe/2021/PRF Considerando as disposições do Manual de Redação da Presidência da República (MRPR) acerca da redação oficial, julgue o item a seguir.

O vocativo, nas comunicações oficiais, deverá ser sempre seguido de vírgula

(           ) certo                                               (         ) errado

Gabarito: certo

De acordo com o Manual da Presidência da República, o vocativo é uma invocação ao destinatário. Nas comunicações oficiais, o vocativo será sempre seguido de vírgula.

 

 

 

 

  1. Ceprasbe/ 2021/PRF Considerando as disposições do Manual de Redação da Presidência da República (MRPR) acerca da redação oficial, julgue o item a seguir.

Entre as características da redação oficial incluem-se a objetividade, a impessoalidade e a informatividade

(          ) certo                                                         (           ) errado

De acordo com o Manual da Presidência da República, por sua natureza pública e por decorrência dos princípios constitucionais, a Redação Oficial deve caracterizar-se por:

  • clareza e precisão;
  •  objetividade;
  •  concisão;
  •  coesão e coerência;
  • impessoalidade;
  • Formalidade e padronização; e
  •  Uso da norma padrão. 

  1. Cebraspe/2021/SERPRO

O documento abaixo constitui exemplo de um tipo de comunicação oficial que, salvo algumas adaptações, segue o padrão ofício.

 

 __n.° 0014/2013-CC-PR

Brasília, 26 de fevereiro de 2013.

 

 

       Senhora Presidenta da República, 

 

     Submeto à consideração de Vossa Excelência a proposta anexa de Código de Conduta da Administração Federal, elaborado com a importante contribuição da Comissão de Ética Pública, criada pelo Decreto n.° 32, de 26 de maio de 2003.

    A linguagem do Código é simples e acessível, com o objetivo de assegurar a clareza das regras de conduta do administrador, de modo que a sociedade possa sobre elas exercer o controle inerente ao regime democrático.

     Além de o administrador ter de comportar-se de acordo com as normas estipuladas, o Código exige que ele observe o decoro inerente ao cargo.

   A medida proposta visa à melhoria qualitativa dos padrões de conduta da administração pública, de maneira que este documento, uma vez aprovado, juntamente com o anexo Código de Conduta da Administração Federal, poderá informar a atuação das autoridades federais, permitindo-me sugerir a publicação de ambos os textos, para imediato conhecimento e aplicação.

     Essas, Senhora Presidenta da República, são as razões que fundamentam a proposta que ora submeto à consideração de Vossa Excelência.

 

         Atenciosamente,

 

Fulana de Tal

Ministra-chefe da Casa Civil da Presidência da República

 

O fecho utilizado no expediente oficial em apreço cumpre suas funções de arrematar o texto e de saudar corretamente a destinatária do documento.

(         ) certo                                                           (        ) errado

Gabarito: errado

Comentário:

ATENCIOSAMENTE: Autoridades de mesma hierarquia ou inferior.

RESPEITOSAMENTE: Autoridades de hierarquia superior, inclusive o Presidente da República.

  • Cebraspe/2003/DPE-AM

Governo do Estado do Amazonas

Defensoria Pública do Estado do Amazonas

Of. n.º 125/2003/SG

Manaus, 5 de outubro de 2003.

 

A Sua Excelência o Senhor

Deputado Jaime da Luz,

Câmara dos Deputados

70160-900 – Brasília – DF

 

Assunto: Demarcação de terras indígenas

 

       Senhor Deputado,  

       Informo a Vossa Excelência que as medidas tomadas em favor da demarcação das terras indígenas estão amparadas pelo procedimento administrativo consuetudinário, com amparo legal e tendo em vista os princípios éticos, conforme reza a moral e os bons costumes.

        Reforço que a demarcação de terras indígenas deve ser precedida de estudos e levantamentos técnicos que atendam ao disposto no art. 231, § 1.º , da Constituição Federal, os quais devem incluir os aspectos etno-históricos, sociológicos, cartográficos e fundiários. O exame deste último aspecto deve ser feito conjuntamente com o órgão federal ou estadual competente.

        Sendo o que nos traz no momento, reiteramos nossas saudações.

        Atenciosamente

Marina Severina Nordestina

Secretária Geral

A partir das informações contidas no documento acima, julgue o item subsequente.

 

A signatária, ao flexionar no singular a forma verbal “reza”, no primeiro parágrafo do texto, expressa que considera coisas distintas a “moral” e os “bons costumes”.

(          ) certo                                    (         ) errado

Gabarito: certo

De acordo com a questão, é caso de sujeito composto posposto ao verbo. Assim, a concordância é feita: verbo no plural concordando com o conjunto, ou também concordar com o núcleo que estiver mais próximo. 

  • Chegaram o diretor e seus aliados. 
  • Chegou o diretor e seus aliados. 

 

Cebraspe concursos: como gabaritar a prova?

  • Estude antes de o edital ser publicado. Assim, você ganha tempo e conhecimento nas disciplinas. 
  • Organize a sua rotina e priorize a sua nomeação. 
  • Seja focado e disciplinado. 
  • Mantenha uma rotina equilibrada e saudável: separe tempo para fazer atividade física, relaxar e curtir os amigos. 
  • Separe as questões que tiver mais dificuldade, para refazer depois. 
  • Salve esse post, para revisar as questões de redação oficial. 
  • Faça simulados, para mensurar o seu desempenho e acompanhar a sua evolução. 

Além disso, confie no seu potencial. Os concursos Cebraspe são concorridos, mas se você fizer a sua parte colherá os resultados. Dessa forma, não tenha medo de arriscar, tentar e dar o seu melhor. Permita-se viver e escrever a história da sua vida, por isso, foque no que seu coração deseja e pode ter certeza de que tudo valerá a pena. 

Estudar para concurso é uma jornada e uma escolha de vida. Então, muito cuidado para não permitir que dúvidas, angústias, medos e ansiedade sabotem o seu sonho, viu? Pode contar sempre comigo e com toda a minha equipe. Muito sucesso nos seus estudos e não se esqueça de compartilhar o post nas suas redes sociais. Seguimos juntos rumo a sua vitória!


CONTINUE LENDO