/7 dicas de figura de linguagem que vão cair na sua prova!


7 dicas de figura de linguagem que vão cair na sua prova!

por: Equipe Flávia Rita

Tema recorrente nas provas de concurso público, figuras de linguagem é um conteúdo que exige muita atenção por parte do candidato. Não é à toa que muitos confundem metáfora com metonímia, ou não se recordam do que seria elipse.

É um conteúdo que faz a diferença para quem consegue acertar na prova, pois poucas estudam ou conhecem. Neste post, você vai conhecer as 7 figuras de linguagens de concurso mais comuns cobradas pelas organizadoras de concurso público. Vamos lá?

Metáfora

Metáfora é uma das figuras de linguagens de concurso mais cobradas e consiste em empregar um termo com significado diferente do habitual, ou seja, em uma relação de similaridade entre o sentido próprio e o figurado.

Desta forma, a metáfora pode ser vista como uma comparação em que o conectivo comparativa fica, geralmente, subentendido.

Exemplo:

  • A  Amazônia é o pulmão do mundo
  • Toda saudade é um capuz transparente

Metonímia

Essa figura de linguagem de concurso  explora uma relação lógica entre os termos. É uma transposição de significado, ou seja, uma palavra que usualmente significa uma coisa passa a ser usada com outro. Como assim?

O autor pela obra

  • Todos gostam de ler Jorge Armado
  • Monet está sendo exibido no Brasil

O efeito pela causa e vice-versa

  • Viver do trabalho
  • Ela é a felicidade dos pais

Elipse/zeugma

Uma das figuras de linguagem de concurso que mais confundem os candidatos. Você se recorda da diferença entre cada uma? A elipse é a omissão de um termo que pode ser facilmente identificado pelo contexto:

  • Cheguei cedo hoje! ( omissão do eu)

Zeugma:

É a elipse de um termo que já apareceu antes

  • Ele prefere cinema;eu, teatro ( omissão de prefiro)

Sugiro que você escreva no seu resumo as diferenças entre zeugma e elipse.

Antítese

Essa figura de linguagem de concurso é a aproximação de termos contrários , ou seja, palavras que se opõem pelo sentido.

Observe:

  • Os jardins têm vida e morta
  • É dor que desatina sem doer

Ironia

Consiste em um termo em sentido oposto ao usual, obtendo-se, com isso, efeito crítico ou humorístico:

  • Aquele era mesmo um gênio: conseguiu passar da segunda série

Prosopopeia ou personificação

É uma das principais figuras de linguagem de concurso em que consiste em atribuir a seres inanimados predicativos que são próprios de seres animados.

  • O jardim olhava as crianças sem dizer nada
  • A lua banha a solitária estrada

Conseguiu compreender melhor as figuras de linguagem de concurso? Faça um resumo com as principais dicas para você não se esquecer de nenhum detalhe. Que tal revisar pontuação, agora?

 

Figuras de linguagem é um item que está expresso no edital do concurso Tribunal Regional do Trabalho do Rio de Janeiro (TRT-RJ), que será organizado pela AOCP. Você fará esse concurso?

Isso também pode lhe interessar:
  Novo Português Total 2018: diferencial do curso para a sua aprovação!

Para o cargo de técnico administrativo, nível médio, por exemplo, serão 15 questões e com peso 2. Por isso, intensifique os seus estudos com o curso on-line de teoria + exercício para o TRT-RJ.Ele é ideal para quem precisa revisar os principais pontos teóricos cobrados pela AOCP e treinar a parte prática.

Mas, se você já tem uma boa base teórica e precisa revisar apenas exercício, pode investir no curso on-line de correção de prova para concurso AOCP..No curso, você poderá fazer revisão por meio de correção de questão, e conhecer o estilo da banca e os tipos de questões mais recorrentes.

Para treinar redação nessa reta final intensifique a sua preparação com o curso Oficina de Redação para o TRT-RJ. A professora Flávia Rita trabalha vários temas, para que você possa desenvolver o seu texto. Além disso, toda a correção é feita de forma detalhada, para que seja possível identificar os seus pontos fracos, para saná-los até o dia da sua prova.

Equipe Flávia Rita