Conteúdo do Artigo
Você sabe como são as provas de língua portuguesa elaboradas pela Vunesp?
Há vários editais abertos, com boas oportunidades de vencimentos, elaboradoras pela Vunesp. A Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (Vunesp) é uma das maiores organizadoras de concursos públicos no Brasil. Em concursos como ISS-SP, Tribunal de Justiça de São Paulo e Ministério Público de São Paulo, a remuneração pode ultrapassar os 20 mil reais. Mas, para ser aprovado, é preciso se submeter a provas de diferentes matérias, entre as quais se destaca a língua portuguesa.
A VUNESP É UMA BANCA DETALHISTA
Em seus exames, a prova de língua portuguesa é conhecida por ser detalhada e abrangente, avaliando uma variedade de habilidades linguísticas do candidato, desde a compreensão de textos até a gramática e o uso correto do idioma. A prova de língua portuguesa da Vunesp é geralmente composta por questões de múltipla escolha, com cinco alternativas. As questões avaliam a capacidade do candidato de entender, interpretar e aplicar conceitos e regras do idioma materno. No edital, é comum que a organizadora exclua o conteúdo de estruturação de frases, orações e períodos, evitando questões de classificação de termos ou de identificação de funções. A banca privilegia a língua em uso.
O ESTILO DE PROVA DA VUNESP
Entenda como são as provas de língua portuguesa elaboradas pela Vunesp! Segundo a professora Flávia Rita Coutinho Sarmento, que ministra aulas em diversos preparatórios para concurso público e que é autora da gramática “português Descomplicado”, a prova de português da Vunesp guarda certa previsibilidade. Em geral, a prova começa com questões de compreensão e interpretação de texto. Os textos utilizados são de gêneros variados, podendo ser extraídos de livros, jornais, revistas, entre outros meios. As questões requerem que o candidato analise o texto, identifique seu propósito, interprete as intenções do autor, reconheça os principais argumentos e identifique a relação entre as ideias expressas. São frequentes questões de vocabulário, explorando o sentido de palavras no texto. Nas questões de vocabulário, a banca explora sinônimos, antônimos, parônimos, homônimos, além de expressões idiomáticas.
Ainda segundo a professora, a banca também sempre cobra a oposição denotação (sentido próprio) e conotação (sentido figurado). Em alguns casos, o candidato também pode ser solicitado a reescrever partes do texto ou a identificar as implicações de certas frases ou palavras.
COBRANÇA DE GRAMÁTICA EM USO
A professora acrescenta que a prova também explora conteúdos gramaticais. A banca prioriza o emprego de verbos e de pronomes, o uso de mecanismos de coesão, concordância, regência, crase e pontuação. Flávia Rita explica que a gramática é avaliada tanto de maneira isolada quanto no contexto de textos, exigindo que os candidatos não apenas memorizem regras, mas também sejam capazes de aplicá-las de maneira eficaz na análise e compreensão dos textos, bem como na comparação entre enunciados reescritos ou reformulados.
A professora menciona também que, para os cargos de níveis mais elevados e, por conseguinte, com salários mais altos, a Vunesp também costuma exigir a produção de um texto, que normalmente é uma dissertação-argumentativa. A redação é avaliada tanto pela qualidade do argumento e pela estrutura do texto, quanto pela correção gramatical, coesão, coerência e adequação ao tema proposto; por isso, é muito importante saber como são as provas de língua portuguesa elaboradas pela Vunesp.
O EDITAL DA VUNESP
Na maioria dos certames, a Vunesp cobra os seguintes conteúdos:
- Leitura e interpretação de diversos tipos de textos (literários e não literários).
- Sinônimos e antônimos.
- Sentido próprio e figurado das palavras.
- Pontuação.
- Classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, artigo, pronome, verbo, advérbio, preposição e conjunção: emprego e sentido que imprimem às relações que estabelecem.
- Concordância verbal e nominal.
- Regência verbal e nominal.
- Colocação pronominal.
- Crase.
Em algumas poucas provas, saiba como são as provas de língua portuguesa elaboradas pela Vunesp, além dos conteúdos mencionados, a banca cobra também análise sintática do período simples e análise sintática do período composto. No último certame da Polícia Militar do Estado de São Paulo, por exemplo, a Vunesp cobrou a versão “mais completa” dos conteúdos, englobando a parte de sintaxe do período simples e do período composto.
A APROVAÇÃO EM UM CONCURSO REQUER ESFORÇO
Para passar em um concurso público elaborado pela Vunesp, o português terá que fazer parte da rotina de estudos do candidato. Como se percebe, a prova de Língua Portuguesa da Vunesp para concursos públicos é abrangente e rigorosa, contemplando diversas habilidades linguísticas dos candidatos. Ela exige uma ótima capacidade interpretativa, um amplo vocabulário e uma boa compreensão da gramática. Nos certames em que há redação, o candidato deve, ainda, demonstrar a capacidade de escrever um texto coerente e bem estruturado. Para obter sucesso em um concurso público, além de dominar as matérias do edital, é necessário dedicar tempo a leituras diversas, estudar as regras da língua e praticar redação, focando na argumentação e na clareza de exposição das ideias.