O que você encontrará neste artigo:
ToggleO edital do Tribunal Regional do Trabalho Rio de Janeiro (TRT RJ) foi divulgado visando ao preenchimento de 16 vagas e formação de cadastro reserva. Além das provas objetivas, também terá discursivas, que será o diferencial para a sua posse. Que tal conferir as melhores dicas de redação TRT1 ?
Redação TRT 1: atenção ao edital!
Você já leu o edital do TRT-RJ? Conhece os critérios de redação TRT 1? Para os cargos Analista Judiciário, todas as áreas/especialidades, bem como Técnico Judiciário – Área Administrativa – Especialidade Segurança e Técnico Judiciário – Área Apoio Especializado – Especialidade Enfermagem será uma questão de estudo de caso, que vai abranger a parte de conhecimentos específicos.
Para o cargo de Técnico Judiciário – Área administrativa será uma redação, que terá caráter eliminatório e classificatório, e terá o valor máximo de 30 pontos. Segundo o edital, na redação TRT 1 o candidato deverá obter 15 (quinze) pontos ou mais na Prova Discursiva, para não ser eliminado do concurso público, além de não ser eliminado por outros critérios. O candidato disporá de, no mínimo, 20 (vinte) linhas e, no máximo, 30 (trinta) linhas para elaborar a Redação, sendo desconsiderado para efeito de avaliação qualquer fragmento de texto que for escrito fora do local apropriado ou que ultrapassar a extensão máxima de 30 (trinta) linhas permitida para a elaboração de seu texto.
Redação TRT 1: critérios avaliados
De acordo com o edital, para o cargo de técnico administrativo serão avaliados os seguintes critérios para redação TRT 1:
a) atendimento ao tema proposto;
b) clareza de argumentação/senso crítico;
c) seletividade de informação;
d) criatividade/originalidade;
e) atendimento à norma padrão da Língua Portuguesa;
f) coerência (progressão, articulação, informatividade, não-contradição);
g) coesão referencial e sequencial;
h) atendimento à tipologia textual solicitada.
O candidato terá sua Prova Discursiva – Redação avaliada com nota 0 (zero) e estará automaticamente eliminado do concurso público se:
a) não desenvolver o tema proposto, ou seja, fugir ao tema proposto;
b) não desenvolver o tema na tipologia textual exigida;
c) apresentar acentuada desestruturação na organização textual ou atentar contra o pudor; d) redigir seu texto a lápis, ou a tinta em cor diferente de azul ou preta;
e) não apresentar sua Redação na Folha da Versão Definitiva ou entregá-la em branco, ou desenvolvê-la com letra ilegível, com espaçamento excessivo entre letras, palavras, parágrafos e margens;
f) apresentar identificação de qualquer natureza (nome parcial, nome completo, outro nome qualquer, número(s), letra(s), sinais, desenhos ou códigos).
Desta forma, é fundamental conhecer os critérios de correção de redação TRT 1, para você avaliar o seu desempenho e treinar.
Redação TRT 1: dicas para sua preparação
- Leia muito. Leia revistas de atualidade, assista aos telejornais, pesquise na internet e fique por dentro de tudo o que acontece ao redor.
- Redação é treino e prática. Não espere o edital ser publicado, para começar a treinar. Comece, hoje!
- Cronometre o tempo que gasta para escrever e colocar as ideias no papel.
- Anote e sintetize o que quer escrever em um rascunho. Assim, você não se esquecerá dos principais detalhes.
- Uma redação para concurso envolve introdução, desenvolvimento e conclusão. As três partes precisam estar conectadas e são dependentes. Por isso, cuidado para não fugir do tema proposto.
- A introdução é focada na apresentação do tema, o desenvolvimento pela exposição da ideia e da argumentação e a conclusão pelo posicionamento, retomada da conclusão e apresentação da possível solução para o problema exposto.
- A redação precisa ser escrita com letra legível.
- Errou uma palavra? Passe um traço por cima e continue escrevendo.
- Título só coloque se for pedido pela banca de concurso.
- Seja crítico de si mesmo: revise os textos que escreveu. Está bom? As ideias estão coesas e claras? O texto está fluído? Pontuação adequada? Está escrito com a linguagem da norma culta? Avalie cada detalhe.
- Domine as regras de português. Conheça bem a regência verbal, nominal, uso de pontuação, conectores, entre outros assuntos.
- Não repita palavras. Procure sempre usar sinônimos. Isso mantém o texto coeso.
- Evite generalizações. O seu texto deve ser focado e objetivo. Você precisa demonstrar domínio do assunto.
- Não use perguntas retóricas, ou seja, não converse com o leitor.
- Se você estiver em dúvida sobre como escrever uma palavra, não perca tempo e tente encontrar um sinônimo.
- Os argumentos da sua redação para concurso devem coesos, coerentes e bem fundamentados.
- Saiba escrever as suas ideias de modo que o examinador realmente possa entendê-las. Ou seja, saiba transmitir a sua informação.
- Não ultrapasse as margens e nem o limite máximo de linhas permitidas pela prova.
- Leia com atenção as instruções da prova de redação, antes de começar. Fique atento ao número mínimo de linhas.
- Antes de entregar o seu texto faça uma revisão. Observe pontuação, regência, grafia de palavra, uso de crase. Cada detalhe faz a diferença.
Para ajudar na sua preparação, separamos 10 temas que foram cobrados pela AOCP. Confira!
Como se preparar para a redação TRT 1?
Para superar qualquer dificuldade em redação invista no curso Oficina de Redação específico para o TRT 1 com a professora Flávia Rita.
Focado na prática, vai ajudar você a desenvolver as habilidades necessárias para elaboração e construção de texto. Além da correção detalhada, para você identificar os seus pontos fortes e fracos, a professora discute os temas e passa as melhores dicas.
Além disso, português é uma disciplina comum para nível médio e superior. Para o cargo de técnico administrativo, nível médio, por exemplo, serão 15 questões e com peso 2. Por isso, intensifique os seus estudos com o curso on-line de teoria + exercício para o TRT-RJ
O curso é ideal para quem precisa revisar os principais pontos teóricos cobrados pela AOCP e treinar a parte prática.
Mas, se você já tem uma boa base teórica e precisa revisar apenas exercício, pode investir no curso on-line de correção de prova para concurso AOCP. No curso, você poderá fazer revisão por meio de correção de questão, e conhecer o estilo da banca e os tipos de questões mais recorrentes.
Está estudando muito para o concurso TRT-1? Como podemos ajudar? Envie o seu comentário para a gente!