Conteúdo do Artigo
Antes de tudo você deve saber que o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) acumula mais de dez anos de história, sendo uma organizadora criada, inicialmente, para o desenvolvimento de projetos sociais na área da educação e agora atua tradicionalmente na organização de concursos públicos. Atrelado a isso, a banca é voltada para a realização de certames municipais e estaduais, como TRF5 e Polícia Penal do Estado de Goiás.
Prossiga com a leitura e descubra o perfil da banca no que tange à língua portuguesa. Ao final, não deixe de assistir à aula de correção de exercícios.
Grau de dificuldades das provas organizadas pelo IBFC
O IBFC não é uma banca complicada no meio dos concursos públicos, inclusive, costuma trazer uma prova clara com comandos diretos. Todavia, o que pode gerar um certo medo é a imprevisibilidade das questões, tendo em vista que a organizadora não segue um padrão de conteúdos cobrados, sendo complicado prever o que irá cair na prova. Nesse sentido, sem um modelo ímpar de prova, é preciso que você se dedique mais e faça variadas questões da banca para, assim, explorar mais conteúdos e conhecer as diferentes abordagens.
Além disso, é comum que, em uma mesma questão, a banca exija mais de um tópico e, desse modo, explore vários conteúdos. Quanto ao grau de dificuldade e estrutura de questões, é preciso mencionar também que a banca é parecida com a Fumarc, Fundatec e Vunesp, isso indica que você pode variar na hora do estudo e fazer questões dessas organizadoras também. No próximo tópico, você irá descobrir as características da prova de português da banca.
Características da prova de português
A língua portuguesa é uma disciplina comum e muito importante nos concursos públicos, dessa maneira você deve se dedicar para acertar o máximo de questões, o que será um diferencial e irá te ajudar a ficar entre os primeiros lugares do concurso.
Como já mencionado, as provas do IBFC não seguem um padrão, mas é possível fazer um breve mapeamento de alguns aspectos da prova, tais como:
Têm geralmente enunciados diretos com alternativas curtas;
Entre as perguntas, você pode encontrar questionamentos sobre a classe gramatical do termo destacado ou qual a figura de linguagem, qual a função sintática, qual o processo de formação, qual a regra de acentuação.
Há um privilégio de textos mais longos, de natureza narrativa ou informativa, mas, ocasionalmente, apresentam-se dois ou mais textos curtos na prova.
As questões costumam ter quatro ou cinco alternativas.
Há muitas questões de lacuna e de análise de itens.
Textos mais longos, de natureza narrativa ou informativa. Mas isso não impede que apareçam dois ou mais textos curtos.
Agora, tratando-se de conteúdos de língua portuguesa, você pode encontrar questões de:
Figuras de linguagem.
Tipologia textual.
Inferência simples.
Vocabulário.
Tipos de linguagem (denotativa x conotativa).
Ortografia.
Identificação de classes gramaticais.
Pronomes.
Verbo.
Conector.
Análise sintática.
Funções de termos.
Pontuação.
Crase.
Regência.
Transitividade.
Concordância.
Colocação pronominal.
No geral, tais perguntas não apresentam padrões repetidos e o IBFC é tão autônomo que pode elaborar o próprio texto da questão.
Dica para fazer uma prova de língua portuguesa IBFC
Uma das dicas mais importantes e que você não deve esquecer ao começar a ler um texto para fazer a prova de língua portuguesa é grifar as partes mais importantes, isso irá te ajudar a entender melhor os pontos principais do conteúdo. Ademais, faça pequenas observações, mapas mentais ao lado do texto para você não precisar voltar por toda a escrita e conferir um único assunto.
Não deixe de fazer as provas anteriores da banca e das organizadoras similares para treinar os inúmeros métodos do IBFC. Para te ajudar, confira a seguir uma aula demonstrativa de correção de provas IBFC: