fbpx
Ansiedade: 5 dicas para dominar e render nos estudos

Ansiedade: 5 dicas para dominar e render nos estudos

Equipe Flávia Rita

Você consegue manter o foco aonde realmente importa ou, muitas vezes, deixa-se levar pela ansiedade e entra na energia do medo? Bora mudar isso?

Você tem o hábito de procrastinar nos estudos? Sente muito, mas muito medo do futuro? A ansiedade te domina? Nesse post, você vai conferir dicas estratégicas que vão te ajudar a mudar isso. Vamos lá?

Ansiedade: o excesso de futuro

A ansiedade está relacionada ao excesso de futuro, ou seja, é quando a sua mente fica projetando o futuro e você não consegue se firmar no presente. Entretanto, a ansiedade pode afetar as pessoas em diferentes níveis, por isso, é tão importante você aprender a desenvolver o autoconhecimento. Além disso, lembre-se de que se você sentir que precisa de ajuda, PEÇA. Existem excelentes profissionais como terapeutas ou psicólogos que vão te ajudar a superar, combinado?

Dica extra: salve esse post para consultar sempre que precisar, combinado?

Ansiedade-Dica 1: não tenha medo de viver

Não tenha medo de escrever a sua história, sabe por quê? A sua história é sua e de mais ninguém. NINGUÉM poderá viver a sua vida. Por isso, assuma a sua responsabilidade pelas suas decisões. A ansiedade impede você de viver e curtir o presente, pois temos somente o hoje para ser feliz.

Então, estude e aproveite para curtir a sua jornada de concurseiro. Pode ter certeza de que você vai olhar com muito orgulho da sua história. Por isso, foque em estudar BEM, ou seja, fazendo o seu melhor. Desligue-se de preocupações e respeite o seu momento atual de vida. E aproveite para viver e apreciar as coisas que você já tem. O estudo é uma oportunidade, então aproveite. Combinado?

Dica 2: planejamento é a chave da tranquilidade

Outra dica para ajudar a controlar a sua ansiedade é você planejar o seu dia. Ou seja, faça um cronograma para organizar e estruturar a sua rotina, pois isso ajudará você a manter o foco. Atenção: faça um planejamento que seja adequado a sua rotina. Não adianta colocar excessos, pois isso gera ansiedade, medo, culpa, entre outros lixos tóxicos.

Então, se você tem, por exemplo, 3 horas para se dedicar aos estudos, respeite esse tempo. E comprometa-se dá o seu melhor independente do tempo. Lembre-se: priorize a QUALIDADE, e não a quantidade. Para ajudar, a professora Flávia Rita Coutinho Sarmento, referência em concurso público, criou com exclusividade um curso GRATUITO de planejamento. Então, clique aqui e e aproveite a oportunidade.

Ansiedade -Dica 3: invista em atividade física

A atividade física é imprescindível, pois ajudará você a cuidar da mente e do corpo. Por exemplo, uma caminhada pode mudar a sua energia, por isso, que tal separar um momento para identificar o  que você gosta e investir? Assim, o exercício ajudará você a controlar a ansiedade e também aumentará o seu rendimento nos estudos.

A grana está curta? Então, que tal investir na caminhada? É gratuito! Além disso, existem vários treinos on-line e gratuitos também que você pode fazer no conforto da sua casa. Pesquise e tente encontrar algum que goste. Combinado? Outra dica é fazer meditação, pois ajudará você a manter a mente tranquila e a focar no presente. Nunca meditou? Você pode começar com 5 minutos diários. Que tal tentar?

Dica 4: você está no controle

Lembre-se de que é VOCÊ quem está no controle da sua vida. Sempre que perceber que está começando a ficar ansioso, pare e comece a respirar, pois a respiração é um ponto de equilíbrio natural que temos na nossa vida. Então, sempre que sentir que está “perdendo” o controle, respire e concentre-se. Deixe os seus pensamentos ir e lembre-se: você está no comando.

Ansiedade- Dica 5: conte com a gente

Sabemos que a caminhada para concursos não é fácil e que a trajetória exige disciplina, constância e muita força de vontade. Então, saiba que você não está sozinho e pode contar sempre com a gente. O meu compromisso é sempre dar o meu melhor, pois quero ( de verdade) que vocÊ conquiste a sua nomeação.

Então, viva a sua vida um dia de cada vez e tenha certeza: você colherá o que planta. Promete, que não vai desistir? Então escreva abaixo: eu prometo que não vou desistir.

 

 

 

Deixe seu Comentário

Comentários

CONTINUE LENDO