fbpx

Ansiedade: 5 dicas para dominar e render nos estudos

Equipe Flávia Rita

Você consegue manter o foco aonde realmente importa ou, muitas vezes, deixa-se levar pela ansiedade e entra na energia do medo? Bora mudar isso?
Ansiedade: 5 dicas para dominar e render nos estudos

Você tem o hábito de procrastinar nos estudos? Sente muito, mas muito medo do futuro? A ansiedade te domina? Nesse post, você vai conferir dicas estratégicas que vão te ajudar a mudar isso. Vamos lá?

Ansiedade: o excesso de futuro

A ansiedade está relacionada ao excesso de futuro, ou seja, é quando a sua mente fica projetando o futuro e você não consegue se firmar no presente. Entretanto, a ansiedade pode afetar as pessoas em diferentes níveis, por isso, é tão importante você aprender a desenvolver o autoconhecimento. Além disso, lembre-se de que se você sentir que precisa de ajuda, PEÇA. Existem excelentes profissionais como terapeutas ou psicólogos que vão te ajudar a superar, combinado?

Dica extra: salve esse post para consultar sempre que precisar, combinado?

Ansiedade-Dica 1: não tenha medo de viver

Não tenha medo de escrever a sua história, sabe por quê? A sua história é sua e de mais ninguém. NINGUÉM poderá viver a sua vida. Por isso, assuma a sua responsabilidade pelas suas decisões. A ansiedade impede você de viver e curtir o presente, pois temos somente o hoje para ser feliz.

Então, estude e aproveite para curtir a sua jornada de concurseiro. Pode ter certeza de que você vai olhar com muito orgulho da sua história. Por isso, foque em estudar BEM, ou seja, fazendo o seu melhor. Desligue-se de preocupações e respeite o seu momento atual de vida. E aproveite para viver e apreciar as coisas que você já tem. O estudo é uma oportunidade, então aproveite. Combinado?

Dica 2: planejamento é a chave da tranquilidade

Outra dica para ajudar a controlar a sua ansiedade é você planejar o seu dia. Ou seja, faça um cronograma para organizar e estruturar a sua rotina, pois isso ajudará você a manter o foco. Atenção: faça um planejamento que seja adequado a sua rotina. Não adianta colocar excessos, pois isso gera ansiedade, medo, culpa, entre outros lixos tóxicos.

Então, se você tem, por exemplo, 3 horas para se dedicar aos estudos, respeite esse tempo. E comprometa-se dá o seu melhor independente do tempo. Lembre-se: priorize a QUALIDADE, e não a quantidade. Para ajudar, a professora Flávia Rita Coutinho Sarmento, referência em concurso público, criou com exclusividade um curso GRATUITO de planejamento. Então, clique aqui e e aproveite a oportunidade.

Ansiedade -Dica 3: invista em atividade física

A atividade física é imprescindível, pois ajudará você a cuidar da mente e do corpo. Por exemplo, uma caminhada pode mudar a sua energia, por isso, que tal separar um momento para identificar o  que você gosta e investir? Assim, o exercício ajudará você a controlar a ansiedade e também aumentará o seu rendimento nos estudos.

A grana está curta? Então, que tal investir na caminhada? É gratuito! Além disso, existem vários treinos on-line e gratuitos também que você pode fazer no conforto da sua casa. Pesquise e tente encontrar algum que goste. Combinado? Outra dica é fazer meditação, pois ajudará você a manter a mente tranquila e a focar no presente. Nunca meditou? Você pode começar com 5 minutos diários. Conheça a arte de desenvolvimento pessoal.

Dica 4: você está no controle

Lembre-se de que é VOCÊ quem está no controle da sua vida. Sempre que perceber que está começando a ficar ansioso, pare e comece a respirar, pois a respiração é um ponto de equilíbrio natural que temos na nossa vida. Então, sempre que sentir que está “perdendo” o controle, respire e concentre-se. Deixe os seus pensamentos ir e lembre-se: você está no comando.

Ansiedade- Dica 5: conte com a gente

Sabemos que a caminhada para concursos não é fácil e que a trajetória exige disciplina, constância e muita força de vontade. Então, saiba que você não está sozinho e pode contar sempre com a gente. O meu compromisso é sempre dar o meu melhor, pois quero ( de verdade) que vocÊ conquiste a sua nomeação.

Então, viva a sua vida um dia de cada vez e tenha certeza: você colherá o que planta. Promete, que não vai desistir? Então escreva abaixo: eu prometo que não vou desistir.

 

 

 

COMO SÃO AS PROVAS DE LÍNGUA PORTUGUESA ELABORADAS PELA VUNESP

Provas de Língua Portuguesa Elaboradas Pela Vunesp

Para passar em um concurso público elaborado pela Vunesp, o português terá que fazer parte da rotina de estudos do candidato. Como se percebe, a prova de Língua Portuguesa da Vunesp para concursos públicos é abrangente e rigorosa, contemplando diversas habilidades linguísticas dos candidatos.

Read More »
fgv

O que a FGV mais cobra em suas provas de português!

Para ser aprovado em um concurso público organizado pela FGV, é necessário que o candidato dedique tempo e esforço aos estudos da língua portuguesa. Além de dominar os conteúdos exigidos no edital, é essencial desenvolver habilidades interpretativas, ampliar o vocabulário e compreender as regras gramaticais em um contexto discursivo amplo. Há pouquíssimas questões de classificação de termos ou de função. A banca se preocupa com o caráter social da língua, colocando-a em uma dinâmica de análise de seus diferentes recursos.

Read More »

CONTINUE LENDO