Conteúdo do Artigo
Antes de tudo, é preciso avisar que o edital do concurso BNDES será publicado em breve!
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) confirmou que o Edital de Seleção Pública deve ser publicado no segundo semestre de 2024. Até o momento, a estimativa é de que serão oferecidas 150 vagas para preenchimento imediato, além de formação de cadastro de reserva. Os empregados admitidos no novo concurso ingressarão no cargo de Analista, que exige formação em nível superior, com salário inicial de R$20,9 mil.
O cargo está sendo estruturado nas seguintes áreas de conhecimento:
- Administração;
- Análise de Sistemas – Desenvolvimento;
- Análise de Sistemas – Suporte;
- Análise de Sistemas – Cibersegurança;
- Arquitetura-Urbanismo;
- Arquivologia Digital;
- Ciências Contábeis;
- Ciência de Dados;
- Comunicação Social;
- Direito;
- Economia;
- Engenharia;
- Psicologia Organizacional.
Não haverá vagas para nível médio, somente superior. A banca organizadora deve ser definida em breve.
Novidades do edital
Se você é da área de Ciência de Dados e Cibersegurança, pode começar sua preparação!
Segundo o BNDES, esta será a primeira seleção pública do banco a contemplar ênfases nas áreas. A ação é devido ao avanço da transformação digital e da Inteligência Artificial. Dessa forma, especificamente em relação à Ciência de Dados, candidatos com diploma de qualquer graduação poderão concorrer, tendo em vista que esta é uma área de atuação nova e disputada por diversas organizações, com pessoas de múltiplas formações.
Além dessa novidade, o próximo concurso irá reservar 30% das vagas para candidatos negros e negras e pelo menos 10% das vagas para pessoas com deficiência (PCDs).
Último concurso BNDES
O último concurso BNDES foi realizado pela Cesgranrio, a organizadora já foi responsável por fazer mais de cinco concursos do banco. Nesse sentido, a última prova, realizada em 2013, contou com 20 questões de língua portuguesa totalizando 20 pontos no certame. Se você já se prepara para concursos há um tempo, sabe que garantir 20 pontos em português pode te deixar entre os primeiros colocados, ainda mais quando se trata de um concurso com salário inicial alto como este. Está esperando o que para começar sua preparação?
Saiba mais sobre banca organizadora do último concurso BNDES
A Fundação Cesgranrio tem um histórico de elaboração das provas do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), como também foi a escolhida para organizar o Concurso Público Unificado (CNU), “Enem dos Concursos”, e também será a responsável pelo Concurso da Caixa Econômica Federal.
Dessa forma, a Cesgranrio é conhecida por cobrar conteúdos claros nas avaliações. Apesar da prova variar a depender do edital, há algumas características comuns nos concursos aplicados pela banca, tais como:
- Prioriza textos mais longos e, em geral, utiliza mais de um texto;
- Quando se trata de interpretação de texto, a banca costuma cobrar tipologia textual, inferência simples, conotação x denotação e vocabulário;
- Nível de dificuldade médio, se comparado às outras bancas;
- Nas questões de gramática, a banca adota uma abordagem mais variada cobrando o uso de conectores, sinais de pontuação, concordância, crase, regência, colocação pronominal, verbo e classes gramaticais.
Dicas da Professora Flávia Rita:
- Estude com qualidade, trace o perfil da banca e dedique-se para a banca da sua prova;
- Faça provas de certames anteriores aplicados pela Cesgranrio;
- É muito importante que você tenha um planejamento de estudo para organizar toda a sua rotina;
- Ao ler a questão, já comece a identificar itens incorretos de acordo com seus estudos. Assim, você pode economizar tempo e ser mais objetivo;
- Levante estatísticas das questões da banca nos últimos anos no mesmo nível da vaga para a qual você está estudando, saiba o que mais caiu para não perder tempo se dedicando a conteúdos que não caem ou tem um número menor de questões;
- Confie na sua capacidade e dê o seu melhor. Não desista até chegar aonde realmente deseja.