/Tudo sobre a classificação do substantivo


Tudo sobre a classificação do substantivo

483

por: Equipe Flávia Rita

A principal classe de palavras que compõe qualquer texto são os substantivos. Aqui você irá entender aqui quais são os diferentes tipos de substantivos e como eles podem aparecer nas suas provas e como você deverá empregá-los nas redações. Além disso, a fim de permitir que você possa treinar um pouco da matéria, separamos e comentamos 10 questões sobre o assunto.

Substantivos são os termos responsáveis por dar “substância” ao texto, ou seja, designam seres, objetos, lugares, épocas e ações de modo geral. Nesse sentido, a gramática normativa classifica 5 tipos de substantivos. Vamos ver cada um deles.

O que são substantivos

 Substantivos correspondem a uma das classes morfológicas que um termo pode assumir, sendo a responsável por dar nome aos seres ou designá-los. Por exemplo:

  • Maria não confiava mais em Paulo.
  • O estudo favorece o crescimento do homem.
  • Ele correu mais do que o cão.
  • O escritório ficava no Largo do Arouche.
  • A piscadela era um sinal.

 A fim de construir sentido nas orações que compõem, os substantivos serão, normalmente, acompanhados de outras classes gramaticais, como artigos, adjetivos, pronomes ou numerais.

Vamos ver os principais tipos de substantivos.

Classificação do Substantivo

Em termos gerais, os substantivos são classificados em cinco tipos:

  • Substantivos concretos
  • Substantivos abstratos
  • Substantivos comuns
  • Substantivos próprios
  • Substantivos coletivos

#1 – classificação: Substantivo concreto

Substantivos concretos são aqueles empregados para designar seres de existência independente, sejam reais, sejam imaginários (pessoas animais, vegetais, minerais, lugares, coisas etc.). Por exemplo:

  • O homem não fez o serviço.
  • Foi aniversário da Júlia.
  • Ele comprou prata e ouro.
  • Deus não joga dados.

#2 – classificação:Substantivos abstratos

 Ao contrário dos substantivos concretos, os substantivos abstratos designam seres cuja existência é dependente de outros. São os casos dos nomes que expressam sentimentos, ações, qualidades ou estados. Por exemplo:

  • O amor há de vencer o ódio.
  • A produção é o melhor indicador de riqueza.
  • O medo não levará você a lugar nenhum.
  • A beleza dela era excepcional.

#3 – classificação: Substantivos comuns

 Substantivos comuns correspondem aos nomes designativos qualquer espécie de ser ou abstração, sem nenhuma particularização. Por exemplo:

  • O país não aguenta mais a guerra.
  • A vaidade é o início da derrocada do
  • Não cessaram a briga.
  • A cidade era a mais iluminada de todas.

#4 – classificação: Substantivos próprios

 Ao contrário dos substantivos comuns, os nomes próprios indicam a seres particularizados ou especificados. Por exemplo:

  • O Brasil combate a corrupção.
  • Pedro não podia mais seguir em frente.
  • A Mangueira ganhou o desfile.
  • Cruzou a Pedro II.

#5 – classificação: Substantivos coletivos

Os substantivos coletivos equivalem aos substantivos comuns que, na sua forma singular, designam um conjunto de seres da mesma espécie. Por exemplo:

  • A matilha de lobos parecia feroz.
  • A manada de bois saiu disparada.
  • O bando de aves parecia estar migrando.
  • A réstia de alho foi separada para o almoço.

Formação de substantivos

Existem ainda quatro classificações de substantivos com relação aos processos de formação.

Substantivos primitivos são aqueles que não derivam de outros e, mais do que isso, servem de base para a construção de outros nomes, tais como “pedra, ferro, planta, folha, dente…

Substantivos derivados, ao contrário da forma primitiva, são formados a partir de um processo de derivação por meio da inclusão de afixos – prefixos ou sufixos. São exemplos as palavras pedreira, ferreiro, plantação, folhagem, deslealdade, infeliz, seriedade.

Substantivos simples, por sua vez, correspondem às palavras formadas a partir de um único radical, como, por exemplo, vento, raio, escola, manga etc.

Substantivos compostos, finalmente, são aqueles construídos por um processo de justaposição ou aglutinação de dois ou mais radicais, como se nota em navio-escola, couve-flor, planalto, manga-espada etc.

Questões comentadas de substantivo e suas classificações

Questão 01. Avalie os termos destacados na oração: “Não queira ser maior do que ele, porque vai engoli-lo usando os seus traumas e fraquezas” (linhas 23-24).

A alternativa que apresenta a classificação gramatical dos termos destacados acima, respectivamente, da esquerda para a direita, é

A) advérbio / conjunção / pronome pessoal / substantivo

B) substantivo / conjunção / pronome relativo / substantivo

C) interjeição / pronome relativo / pronome pessoal / adjetivo

D) interjeição / pronome interrogativo / pronome relativo / adjetivo

E) advérbio / pronome interrogativo / pronome pessoal / substantivo

  • Comentário: A palavra “não” classifica-se como advérbio de negação. A palavra “porque”, quando grafada junta, corresponde a uma conjunção explicativa. Já o termo “-lo” equivale à contração do pronome oblíquo átono “o” com o verbo infinitivo “engolir”. Finalmente, a palavra “fraquezas” é considerada um substantivo. Gabarito: Portanto, correta a letra A, sendo o gabarito da questão.

Questão 02. Observe o período: A horda espreitava o público aguardando o momento da pilhagem.

A palavra grifada representa o coletivo de

A) artistas.

B) soldados.

C) malfeitores.

D) examinadores.

E) instrumentistas.

  • Comentário: Horda corresponde a um substantivo coletivo empregado para designar, normalmente, o conjunto de malfeitores. A letra A está errada, já que o conjunto de artista é “plêiade”. A letra B também não está correta, uma vez que o conjunto de soldados será expresso pelos substantivos coletivos “companhia”, “regimento” ou “pelotão”.  Gabarito: A letra C é o gabarito da questão por identificar corretamente o nome do elemento que compõe o substantivo horda. A letra D está errada, dado ser o conjunto de “examinadores” identificado pela palavra “banca”. Finalmente, a letra E mostra-se inadequada, pois o conjunto de instrumentista será banda.

Questão 03. No segundo quadrinho, temos a frase: “Um campo bem grande e ensolarado”.

As palavras grifadas, na ordem em que aparecem, pertencem, respectivamente, às classes gramaticais:

A) artigo / artigo / substantivo

B) substantivo / adjetivo / adjetivo

C) adjetivo / substantivo / adjetivo

D) adjetivo / substantivo / numeral

E) substantivo / substantivo / substantivo

  • Comentário: As palavras destacadas no terceiro gráfico são classificadas, respectivamente, como um substantivo, um adjetivo e um adjetivo. Gabarito: Letra B. Portanto, correta a letra B, sendo o gabarito da questão.

Questão 04. A palavra assessor é utilizada maioritariamente como substantivo, embora também possa atuar como adjetivo ou ainda transformar-se em verbo. Nesse sentido, assinale a alternativa na qual o vocábulo assessor ou suas variações indica, nos conjuntos de frases, respectivamente: SUBSTANTIVO, VERBO e SUBSTANTIVO.

A) O cachorro mordeu o assessor./ Precisa falar com o assessor do artista?/ O trabalho do assessor é indispensável para o bom exercício do mandato legislativo.

B) Todos os assessores foram convocados. / Ele sempre me assessorava nas festas. / As assessoras estavam vestidas com camisas azuis.

C) O assessoramento é uma experiência positiva. / O assessor passou mal. / Ele nunca me assessorou.

D) Precisa-se de um assessor / Precisa de um assessor comercial na empresa. / Precisa falar com o assessor do artista!

E) O secretário assessorava seu patrão nas reuniões importantes. / Vou assessorar o patrão na execução daquele serviço. / Ela é minha assessora linguística.

  • Comentário. A letra A apresenta a palavra “assessor” empregada, em suas três ocorrências, com substantivo. Gabarito: Letra B. A letra B está certa, uma vez que a palavra assessor, em sua primeira e última ocorrências, foram utilizadas como substantivos flexionados, respectivamente, em número e número e gênero. A segunda ocorrência, por sua vez, traz a forma verbal do termo. Portanto, a letra B é o gabarito da questão. A letra C mostra a palavra “assessor” empregada, respectivamente, como substantivo, substantivo e verbo. A letra D, por usa vez, traz a palavra como substantivo em suas três ocorrências. Finalmente, a letra E apresenta o termo, na sua primeira e segunda ocorrência, em sua classe verbal. Ao final, a palavra é empregada como substantivo.

Questão 05. (AOCP. 2016) Em “A cada dia, estamos mais conectados à internet, graças aos dispositivos móveis e todas as facilidades tecnológicas […], a palavra destacada é um

A) artigo.

B) substantivo.

C) advérbio.

D) adjetivo.

E) pronome.

  • Comentário: A palavra “tecnológicas” classifica-se como um adjetivo, o qual é empregado para qualificar o substantivo derivado “facilidades”. Gabarito: Letra D. Portanto, correta a letra D, sendo o gabarito da questão.

Questão 06. Quanto à classificação, estamos falando daquele que nomeiam estados, qualidades, sentimentos ou ações cuja existência depende de outros seres. Neste sentido, estamos nos referindo a qual classificação de substantivos?

A) Próprios;

B) Primitivos;

C) Derivados;

D) Abstratos.

  • Comentário: Os substantivos empregados para nomear estados, qualidades, sentimentos ou ações são os chamados substantivos abstratos. Gabarito: Portanto, correta a letra D, sendo o gabarito da questão.

Questão 07. Classe de palavras variável com que se designam ou se nomeiam os seres em geral ou são as palavras variáveis com que se designam os seres (pessoas, animais e coisas). Palavra que serve de modo primário, de núcleo de sujeito, do objeto direto, do objeto indireto e do agente da passiva. Qualquer palavra de outra classe que desempenhe uma dessas funções equivalerá, forçosamente, esta classe gramatical. De acordo com a descrição, estamos falando de qual classe gramatical?

A) Adjetivo;

B) Pronome;

C) Substantivo;

D) Verbo.

  • Comentário: O enunciado apresenta a descrição dos substantivos. Gabarito: Portanto, correta a letra C, sendo o gabarito da questão.

Questão 08. No trecho “Dois olhinhos pretos e miúdos, que nem duas jabuticabas.”, os termos destacados, exercem a função de:

A) Substantivo.

B) Adjetivo.

C) Verbo.

D) Interjeição.

Comentário: No trecho do enunciado, os termos sublinhados são ambos classificados como adjetivos, uma vez que foram empregados para atribuir uma qualidade ao substantivo “olhinhos”. Gabarito: Portanto, correta a letra B, sendo o gabarito da questão.

Questão 09. Assinale a frase abaixo:

“Eu vejo um novo começo de era

De gente fina, elegante e sincera

Com habilidade

Pra dizer mais sim do que não…”.

A palavra em destaque exerce a função de:

A) Substantivo.

B) Pronome.

C) Adjetivo.

D) Verbo.

  • Comentário: O termo sublinhado é classificado como um adjetivo, o qual foi empregado para qualificar o substantivo “gente”. Gabarito: Portanto, correta a letra C, sendo o gabarito da questão.

Questão 10. Nos trechos “e menos ainda o inexplicável de alguns casos” e “Um, por exemplo, um rapaz bronco e vilão”, os termos sublinhados constituem

A) substantivo e adjetivo, respectivamente.

B) substantivos.

C) adjetivos.

D) adjetivo e substantivo, respectivamente.

E) advérbio e adjetivo, respectivamente.

  • Comentário: Os termos sublinhado são classificados, respectivamente, como substantivo e adjetivo, uma vez que o primeiro designa um estado e o segundo atribui uma qualidade ao nome “rapaz”. Gabarito: Portanto, correta a letra A, sendo o gabarito da questão.

Agora não vai poder mais errar questões de substantivos nas provas objetivas, nem empregá-los incorretamente nas redações, certo? Se gostou do texto ou se ficou com alguma dúvida, não deixe de nos avisar na seção de comentários! Caso queira ler algum outro assunto, deixe também sua sugestão nos comentários que tentaremos escrever um texto específico para sua dúvida 🙂

Deixe seu Comentário

Comentários