/Como estudar português para concurso antes do edital publicado!


Como estudar português para concurso antes do edital publicado!

152

por: Equipe Flávia Rita

Edital publicado e coração bate a mil por hora: muito conteúdo, para pouco tempo. Aprender português para concurso torna-se quase impossível, pois existem outras disciplinas para se preocupar e garantir uma boa nota. E muitas vezes ainda tem redação. Como organizar todo o conteúdo? Como estudar? Vamos conversar um pouco, sobre isso? Nas próximas linhas você vai descobrir a importância de estudar português antes do edital ser pulicado.

Português para concurso: conteúdo extenso!

Português para concurso é um conteúdo extenso, por isso, é fundamental que a disciplina seja vista com calma.  O conhecimento é acumulado com o tempo e esforço diário, e a matéria é cheia de regras, exceções e detalhes que fazem a diferença. Não dá para querer aprender todo o conteúdo em um mês, por exemplo.

Estudar para concurso é um planejamento que envolve médio e longo prazo, e quanto mais a sério você levar o seu projeto, mais rápida será a sua aprovação. Aprender português para concurso pode demorar, por isso, os estudos devem começar antes de o edital ser divulgado.

Geralmente, os editais cobram os seguintes conteúdos: Fonética, Ortografia, Formação de palavras, Predicação Verbal, Período Simples, Regência, Crase, QUE/SE, Colocação pronominal e Pronome relativo, Verbo, Concordância Verbal, Concordância Nominal, Pronome Pessoal, Conectores, Período Composto, Pontuação, Redação – Texto Dissertativo, Redação Oficial, Interpretação de Texto..

Como fazer um planejamento?

Estudar português para concurso antes da publicação do edital, vai aumentar as suas chances de aprovação. Vamos começar a fazer um planejamento? O seu cronograma de estudo será um aliado para você conquistar a sua posse.

1-Em uma folha faça uma coluna com horário e outra com os dias da semana.

2-Escreva os seus compromissos diários: deslocamento, trabalho, faculdade, atividade física

3-Defina o seu horário de estudo

4- Escreva as disciplinas e a forma de estudo (exercício, PDF, livro, curso presencial ou on-line).

O seu planejamento deve ser completo, por isso, coloque todos os seus compromissos, inclusive festas e eventos em que precisa ir. No dia que for estudar português para concurso escreva o assunto. Por exemplo: segundo verbo, quarta concordância nominal, entre outros.

Seja realista com o seu planejamento, ou seja, ele deve ser adequado para o seu dia. Se você tem 3 horas para estudar, não marque 5 ou 6. Isso vai ajudar a manter a produtividade e a aliviar ansiedade ou nervosismo.

Português para concurso: cuide do seu planejamento!

Cuide do seu planejamento, pois ele o levará para a aprovação. Faça dele o seu melhor amigo e nem pense em deixá-lo guardado em uma gaveta. Lembre-se de que estudar português para concurso vai exigir dedicação e força de vontade da sua parte.

Além da parte teórica, faça muitos exercícios. A resolução de questão vai auxiliar você a conhecer o perfil da organizadora do seu concurso e os tipos de assuntos mais cobrados. Faça uma planilha para medir o seu percentual (%) de acerto em cada conteúdo de português para concurso. Só avance quando atingir cerca de 70%.

Desta maneira, você vai conseguir identificar os tipos de assunto que mais domina e os que deve reforçar a sua atenção.

Aprendendo a estudar português!

O seu foco inicial deve ser a parte teórica. Não adianta estudar crase, se você tem muita dúvida em regência verbal, por exemplo. Os assuntos são interligados, por isso, cuide do seu conhecimento inicial e vá avançando aos poucos.

Depois de cada assunto estudado em português para concurso foque em exercício. Meça o seu percentual de acerto (%). Atingiu 70%? Avance! Separe um tempo para fazer revisão. Por exemplo, deixe uma parte do fim de semana para revisar os assuntos estudados.

A sua revisão pode ser feita por meio de resumos, fichamentos ou mapas mentais. Lembre-se de cada um tem um método de estudo diferente. Mas, foque em: teoria, exercício e revisão.

Ao estudar antes de sair o edital você vai conseguir ter uma compreensão melhor do conteúdo, memorizar as regras e conhecer os detalhes principais. E, quando o edital for divulgado? O seu foco será mais em exercício e revisão.

Para ajudar na sua preparação, conheça o curso Português Gold, que é o mais completo elaborado e ministrado pela Professora Flávia Rita. O curso foi feito de forma estratégica e abrange todo o conteúdo: desde à parte básica à avançada. Conta com toda a parte teórica, prática, resolução exaustiva de questão, fichamento e ainda acompanha a gramática Português Descomplicado.

O curso Português Gold aborda toda gramática (fonética, ortografia, formação de palavras, predicação verbal, período simples, regência, crase, “que/se”, colocação pronominal e pronome relativo, verbo, concordância verbal, concordância nominal, pronomes pessoais, conectores, período composto, pontuação), redação – texto dissertativo, redação oficial, interpretação de texto e ainda traz aulas de fichamento, nas quais o aluno terá a oportunidade de esquematizar um resumo dos principais tópicos da disciplina de Português para concursos em fichas, que além de facilitar muito os estudos, são um ótimo resumo e uma excelente ferramenta para fixação de conteúdo. O curso conta, ainda, com aulas de exercícios separados por assuntos e correção de provas, na íntegra, das principais organizadoras, de forma a permitir ao aluno a construção do perfil de cada banca. Essa metodologia permite ao aluno a fixação dos conteúdos de forma prática, conhecendo a linguagem das bancas organizadoras e principais questões exigidas.ASSISTA A UMA AULA GRATUITA PARA CONHECER O PORTUGUÊS GOLD!

Viu como é importante estudar português para concurso antes da publicação do edital? Como está a sua preparação? Conte para a gente pelos comentários.

Deixe seu Comentário

Comentários