O que você encontrará neste artigo:
ToggleOlá, eu sou o Víctor, e vou te mostrar por que o Português é uma das matérias mais decisivas no concurso da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (SEFAZ-SP). Muitos candidatos subestimam a disciplina e acabam perdendo pontos preciosos em questões que poderiam ser dominadas com técnica, constância e estratégia. A boa notícia é que, com estudo organizado e foco no estilo da FCC, é totalmente possível gabaritar Português — e isso pode ser o diferencial para conquistar uma vaga extremamente concorrida.
A RELEVÂNCIA DO PORTUGUÊS NO CONCURSO
A banca FCC (Fundação Carlos Chagas) tem um estilo característico: questões objetivas, bem elaboradas, com foco em leitura, coesão, pronomes, pontuação e reescrita. O candidato precisa ter segurança na norma culta, atenção aos conectores e sensibilidade para analisar alternativas muito próximas entre si.
A disciplina de Língua Portuguesa é obrigatória. No edital da SEFAZ-SP, são 30 questões de Português, o que a torna extremamente relevante e a faz possuir forte impacto no resultado final.
BANCA ORGANIZADORA
- Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)
- Cargo: Auditor Fiscal da Receita Estadual
- Número de vagas: 200
- Remuneração inicial: R$ 21,17 mil, com progressões e benefícios
Veja uma aula da professora sobre o perfil da banca para se preparar:
COMO É A PROVA DE PORTUGUÊS DA SEFAZ-SP (FCC)
O estilo da FCC envolve:
- Interpretação precisa de textos de média extensão
- Questões de coesão e coerência
- Pronomes e conjunções
- Análise sintática aplicada ao sentido
- Reescrita, paralelismo e manutenção de sentido
- Pontuação como mecanismo de sentido
- Semântica: ambiguidade, sinonímia, valor de expressões
TEMAS MAIS COBRADOS EM PORTUGUÊS PELA FCC
A partir de provas recentes e análises estatísticas, a incidência dos temas pode ser organizada assim:
Temas quentes (≈ 70%)
- Interpretação de textos
- Coesão textual
- Pronomes
- Conjunções
- Pontuação
- Reescrita
Temas mornos (≈ 25%)
- Concordância
- Regência
- Crase
- Estrutura sintática
Temas frios (≈ 5%)
- Gêneros textuais
- Ortografia
- Colocação pronominal (menos cobrada, mas nunca negligenciar)
- Significação de palavras
DICAS PRÁTICAS PARA GABARITAR PORTUGUÊS NA FCC
- Treine interpretação diariamente: leia textos técnico-dissertativos semelhantes aos da FCC.
- Domine conectores e mecanismos de coesão: a FCC adora trocar conjunções e verificar se o sentido se mantém.
- Analise pontuação de forma funcional: vírgula, ponto e vírgula e dois-pontos são centrais nos itens de reescrita.
- Faça provas anteriores da FCC: é a melhor forma de entender armadilhas e padrões de alternativas.
- Releia a teoria base: pronomes, regência e concordância precisam estar automáticos.
HORA DE TREINAR!
01. (FCC/Téc./TRT-3 R) Está redigida corretamente, quanto à ortografia e à acentuação gráfica, a frase:
- (A) A louza tradicional foi substituída por uma exposição em PowerPoint na aula que teve como expectadores uma equipe de insígnes cientistas chineses.
- (B) O intuito da aula de Xiaomei consistiu em exibir as habilidades da robô, que, além de dispor de um notável repertório de informações, traz funções de interação.
- (C) O evento ocorrido na Universidade Jiujiang deve sucitar não apenas a curiosidade dos sinólogos, estudiosos da cultura chinesa, mas do publico de um modo geral.
- (D) Xiaomei concluiu sua aula de maneira exitosa e os cientistas julgaram que a robô não teve um mal desempenho, embora ainda existam alguns ítens a ser aprimorados.
- (E) O juri de cientistas que examinaram a atuação de Xiaomei era restrito, mas, graças às redes sociais, a notícia da robô se extendeu rapidamente pelo mundo todo.
Comentário:
Na letra “A”, as palavras “lousa” e “espectadores” são escritas com “s”; já a palavra “insignes” não é acentuada. Resposta correta – letra B: as palavras “robô” e “além” são acentuadas – oxítonas terminadas em “-o” e “-em”, respectivamente; a palavra “notável” é acentuada – paroxítona terminada em “-l” e a palavra “repertório” também é acentuada – paroxítona termina em ditongo crescente. Em “C”, a palavra “suscitar” se escreve com “sc”; a palavra “público” é paroxítona e toda paroxítona é acentuada. Em “D”, a palavra “exitosa” está correta, pois deriva de “êxito”; a palavra “mau” se escreve com “u”, já que é o oposto de “bom”; a palavra “itens” não é acentuada, pois não se acentuam paroxítonas terminadas em “-ens”. Em “E”, a palavra “júri” é acentuada – paroxítona terminada em “-i”; já a palavra “estendeu” se escreve com “s”.
02. (F.C.C/Téc./TJ/AP) Acentuam-se devido à mesma regra os seguintes vocábulos do texto:
- (A) também, mantêm, experiências.
- (B) indígenas, séculos, específico.
- (C)acúmulo, importância, intercâmbio.
- (D) políticas, história, Pará.
- (E) até, três, índios.
Comentário:
Na letra “A”, o vocábulo “também” é acentuado – oxítono terminado em “-em”; “mantêm” – oxítono terminado em “-em”, verbo na terceira pessoa do plural do presente do indicativo; “experiências” – paroxítono terminado em ditongo crescente, seguido ou não de “s”. Resposta correta – B: indígenas, proparoxítonos e, por isso, devem ser acentuados. Em “C”, o vocábulo “acúmulo” é acentuado por ser proparoxítono – todo vocábulo proparoxítono é acentuado; “importância” e “intercâmbio” recebem acento por serem paroxítonos terminados em ditongo crescente. Em “D”, o vocábulo “políticas” é acentuado, pois todo proparoxítono é acentuado; “história” – paroxítono terminado em ditongo crescente. Em “D”, o vocábulo “políticas” é acentuado, pois todo proparoxítono é acentuado; “história” – paroxítono terminado em ditongo crescente; “Pará” – acentuam-se os vocábulos oxítonos terminados em “-a,-e,-o”, seguidos ou não de “s”. Em “E”, o vocábulo “até” é acentuado, pois acentuam-se os vocábulos oxítonos terminados em “-a, -e, -o”, seguidos ou não de “s”; “três” – acentuam-se os monossílabos tônicos terminados em “-a, -e, -o”, seguidos ou não de “s”; “índios” – todo vocábulo proparoxítono é acentuado.
CONCLUSÃO
O Português pode ser a disciplina que vai decidir sua aprovação no concurso da SEFAZ-SP. Muitos candidatos focam apenas em Contabilidade, Direito Tributário e TI, mas quem garante um alto índice de acertos em Português ganha vantagem competitiva — especialmente porque a FCC capricha no nível de exigência.
Com treino constante, revisões inteligentes e foco nos temas mais cobrados, você transforma o Português em diferencial determinante na classificação final.
Não subestime essa disciplina: o domínio da norma culta pode ser o que colocará seu nome no Diário Oficial como Auditor Fiscal do Estado de São Paulo.
Confira nosso último post sobre o edital da SEFAZ-SP: https://blog.flaviarita.com/concurso-sefaz-sp-2025-tudo-sobre-o-edital-salarios-vagas-provas-e-como-se-preparar-para-conquistar-sua-vaga/
Conte comigo nessa preparação.
Abraços,
Victor Romano




