fbpx

Concurso: 5 erros que sua redação não pode ter!

Equipe Flávia Rita

Concurso: 5 erros que sua redação não pode ter!

Neste post, preparamos 5 dicas de erros que você não pode cometer na sua redação para concurso jeito nenhum. Para garantir uma boa colocação, não basta apenas ir bem na prova objetivas, mas tirar uma boa nota na redação também. Vamos lá? Boa leitura!


1º erro

Redação para concurso: não planejar!

  • Não escreva direto na folha de redação, pense sobre o que você quer abordar.
  • Faça um rascunho com as principais ideias
  • Escreva NO RASCUNHO os assuntos que devem ter no seu texto
  • Estruture a sua redação no rascunho: coloque os principais itens na introdução, desenvolvimento e conclusão.

Planejar o seu texto, vai fazer você otimizar o seu tempo e ter a certeza de que você não se esqueceu de nenhum detalhe importante. Para facilitar, faça o uso de palavras chaves, por exemplo. Confira como estudar redação sozinho!

2º erro

Fuga do tema

Em hipótese alguma, fuja do tema de redação cobrado pela sua organizadora. Leia e releia a questão várias vezes, grife as palavras chaves do texto motivador e mantenha o foco pedido pela banca.

Fuga de tema é um dos principais erros cometidos por bons candidatos. Compreender a proposta é o primeiro passo, para você manter o foco. Entenda bem os limites do tema solicitado e lembre-se de que a sua redação para concurso deve ser clara, coesa e coerente com o que foi pedido pela organizadora.

3º erro

Não controlar o tempo

Quanto tempo você gasta para você gasta para fazer um texto? Você controla? Se não, pode começar. Lembre-se de que no dia do seu concurso, você terá que dividir o seu tempo entre a prova objetiva e a redação.

Antes de começar a treinar redação, deixe um cronômetro do lado. Faça a mesma estratégia, quando for fazer um simulado também. Desta forma, poderá saber quanto tempo gasta na prova e na redação. Você precisa quantificar quanto tempo demora para escrever.

Uma dica?Comece sempre identificando os seus pontos fracos e como você pode fazer para melhorar. Faça uma lista com TUDO que você precisa mudar e COMO vai fazer isso.

4º erro

Uso inadequado de conjunção

Como você vai manter a coesão no seu texto? Como vai expor as ideias? Como vai defender os argumentos? Com as conjunções. É imprescindível você conhecer os conectores e as ideias que eles estabelecem.

Para facilitar, observe as tabelas:

Aproveite para fazer o download do e-book de conector para você treinar. É GRÁTIS!

Cuidado para não usar de forma inadequada as conjunções no seu texto e atrapalhar todo o argumento desenvolvido.

5º erro

Não FAZER a revisão

Acabou de escrever? É hora de revisar:

  • O seu texto está de acordo com o tema pedido pela banca?
  • A sua redação para concurso tem introdução, desenvolvimento e conclusão?
  • Está dentro dos critérios pedidos pela organizadora?
  • Tem algum erro gramatical? Confira verbo, regência, concordância, acentuação, pontuação. Faça um pente fino!
  • A sua redação tem muita palavra repetida? Busque usar sinônimos.

Para ajudar na sua preparação, a professora Flávia Rita preparou o curso on-line de texto de texto dissertativo, em que ela aborda toda a teoria, as modalidades de escrita, os erros que você não pode cometer. QUERO ASSISTIR A UMA AULA GRATUITA!

Você já cometeu algum desses erros? Qual? Envie o seu comentário para a gente e compartilhe essas dicas nas suas redes sociais.

Bons estudos e sucesso!

 

redação fgv

10 temas de redação FGV!

Nesse post, separamos 10 temas redação FGV para você treinar e incluir no seu planejamento. Ao fazer redação, concentre-se e simule como se fosse a prova: fique de olho no tempo, organize o ambiente e mantenha o foco. Você pode escolher um tema por semana e treinar, por exemplo. Vamos lá?

Read More »
TJSC

TJSC: saiba mais sobre a prova de português

Prova Objetiva terá mais de 20 questões de Língua Portuguesa. Já o salário dos aprovados varia entre R$ 9.493,61 para nível superior e R$ 5.515,07 para nível médio.
Baixe gratuitamente o E-book de questões comentadas da FGV e comece a se preparar para a prova!

Read More »
Interpretação de texto

Interpretação de texto para concurso: técnicas infalíveis

Interpretar textos vai muito além da simples decodificação de palavras, trata-se de compreender e extrair significado, identificar nuances, analisar pontos de vista e discernir entre informações relevantes e irrelevantes. Continue a leitura e conheça algumas técnicas infalíveis para ter uma boa interpretação de texto!

Read More »

CONTINUE LENDO

× Como posso te ajudar?