/Concurso Público: as melhores técnicas de estudo para otimizar a sua rotina!


Concurso Público: as melhores técnicas de estudo para otimizar a sua rotina!

1101

por: Equipe Flávia Rita

Neste post, você vai aprender as melhores técnicas de estudo para otimizar a sua preparação e tornar a sua rotina ainda mais produtiva. Não adianta apenas focar em teoria, é necessário fazer revisão, simulado, exercício. Assim você deve aliar os seus estudo com técnicas para ganhar tempo e produtividade. 

Mapa mental

Ideal para visualizar os conteúdos que você tem mais dificuldade, principalmente as disciplinas que têm muito detalhes ou informações complexas. No mapa mental, você consegue organizar os conteúdos de forma lógica e isso facilitará a compreensão dos conceitos e as suas revisões.

Desta maneira que tal começar a organizar os seus estudos por meio da técnica de mapa mental? Uma das principais vantagens dessa técnica é que ela fortalece as sinapses neurais. Por isso, ao elaborar utilize recursos como imagem, cores, símbolos, entre outros, que você achar necessário e que facilitará a sua revisão.

Fichamento 

No curso de fichamento, elaborado por meio de uma metodologia estratégica criada pela professora Flávia Rita Coutinho Sarmento, o aluno revisa toda a teoria por meio de fichas, a fim de relembrar os principais conceitos e detalhes dos tópicos de língua portuguesa. O curso também conta com um livro exclusivo de fichas.

QUERO COMPRAR O CURSO DE FICHAMENTO!

Fichamento é uma técnica de estudo prática e que facilitará a sua revisão, além de manter o conteúdo estudado na sua memória de médio/longo prazo. Você pode esquematizar as informações por meio de fichas pautadas, que podem ser encontradas facilmente em papelarias. Desta forma, procure escrever sínteses esquemáticas, a fim de facilitar a compreensão do conteúdo.

Outra ideia, além do fichamento, e fazer resumos concisos e objetivos. Você pode fazer no seu caderno, computador ou qualquer outro lugar que desejar. Faça o resumo após estudar a parte teórica e reescreva com as suas próprias palavras. Não se esqueça de revisar o que você escreveu!

 

Cronômetro

Tenha um cronômetro. Marque a sua quantidade de horá líquida de estudo, para saber se você está aproveitando o tempo disponível que tem. Existem estudantes que têm 6 horas livres para estudar, mas estudam apenas 2 horas. Quanto tempo por dia você estuda?

Está aproveitando bem o seu tempo? Reflita sobre isso e se precisar fazer alguma mudança, faça. As técnicas de estudo são suas aliadas e você deve saber aproveitar um dos recursos mais valiosos: o tempo!

Softwares

O concurseiro precisa ser organizado e ter planejamento. Sabia que existem softwares que conseguem organizar os seus estudos? Eles organizam por disciplina e ainda podem medir o seu conhecimento em cada disciplina.

Existem, também, ferramentas de estudos que organizam o seu estudo e você pode fazer mapa mental ou resumo, por exemplo. Assim, você pode programar as suas revisões e manter os detalhes na memória. Entre os principais estão o GoConqr e Xmind.

Gravações

É sabido quem nem todas as pessoas conseguem se recordar do que leu e fixam melhor o conteúdo por meio de áudio. Já pensou em gravar o conteúdo que estudou? Ao terminar o estudo da parte teórica, faça uma gravação explicando a matéria, os detalhes e o que você precisa lembrar.Que tal explicar a matéria para si mesmo em frente ao espelho? Aja como se estivesse dando uma aula, por exemplo. Isso também vai ajudar você a memorizar e a compreender o conteúdo que está estudando.

Outra dica é escutar podcast sobre o assunto ou uma aula on-line, por exemplo. Tem pouco tempo para estudar? Então, aproveite para escutar durante o deslocamento para o trabalho ou outros intervalos livres na sua rotina.

Mnemônicos

Outra técnica de estudo muito usada é o mnemônico. Conhece? Esse método ajuda na fixação de palavra ou uma frase que você precisa lembrar. Exemplo: como se lembrar dos princípios expressos da Administração Pública na Constituição? Eles são: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

Para gravar é só memorizar a palavra L.I.M.P.E.

L Legalidade

I – Impessoalidade

M – Moralidade

P – publicidade

E- eficiência

 

Sites de questão

Treinar é fundamental para o sucesso. Como você testa os seus conhecimentos? Como você descobre os seus pontos fortes/fracos em cada disciplina? Resolver exercício por meio de sites de questão é uma das melhores ferramentas de estudo, para você aprender os principais assuntos como português, por exemplo. Descubra as melhores dicas para você aprender língua portuguesa, agora!

Para facilitar, organize os exercícios por assunto. Faça uma planilha para saber o que acertou/errou em cada assunto da disciplina que está estudando. Ao estudar português, por exemplo, elabore uma planilha e divida por assunto: crase, regência, verbo, entre outros. Anote o percentual (%) de acerto/erro em cada tópico. Desta forma, você poderá saber em que conteúdo está bom ou precisa revisar. Que tal fazer isso para cada disciplina?

Simulados

Acredite: os simulados serão dos diferenciais para a sua aprovação. Por meio deles, poderá saber se o seu estudo realmente está sendo efetivo ou se precisa melhorar. A dica é você cronometrar e encarar os simulados como se fossem realmente a sua prova. Logo, separe um tempo no seu cronograma de estudo, para isso.

Arrume o ambiente, se organize e marque o tempo. Depois, faça uma avaliação estratégica para saber o seu desempenho. Como foi? O que pode ser melhorado? Você se sentiu ansioso? Ficou tranquilo e conseguiu ler com atenção as questões? Refaça o simulado e aumente a sua revisão nos itens que errou.

Lembre-se de que cada estudante possui a sua própria metodologia de estudo. Por exemplo, você pode se identificar com uma técnica de estudo, mas o seu colega não. Por isso, teste até descobrir a SUA própria forma de estudo. Um dos segredos da aprovação é a constância nos estudos, por isso, faça a sua parte e dedique-se a fim de conquistar os resultados almejados.

As técnicas de estudo são suas aliadas e podem ajudar você a conquistar o seu objetivo. Descura se você gosta de curso on-line ou presencial, marque o seu tempo de estudo, treine por exercício, elabore um planejamento e saiba aonde quer chegar. A sua aprovação depende de você e do seu esforço. Faça por merecer a sua vaga!

Dicas finais

  • Cada pessoa tem a sua própria metodologia de estudo. Existem candidatos que aprendem mais por mapas mentais, outros por fichas. Descubra qual a ferramenta funciona para você. Como? Testando..rs. Coloque em prática, que você vai descobrir.
  • Durante a sua preparação não perca TEMPO de jeito nenhum. Este recurso é escasso, e não pode ser desperdiçado. Por isso, aproveite cada minuto livre do seu dia para revisar ou resolver questão, por exemplo. No seu horário de almoço, que tal aproveitar para fazer revisão por meio ficha ou quem sabe fazer exercício? Use o tempo a seu favor. As técnicas de estudo facilitam a sua memorização e aprendizado.
  • Ao estudar, não acesse redes sociais e não perca tempo com aplicativos de celular. Foque na sua preparação e aproveite para realmente aprender o conteúdo. O segredo do sucesso é a constância nos estudos. Logo, faça a sua parte e vai colher os resultados pode ter certeza.
  • Você pode deixar o celular em outro cômodo, por exemplo. O importante é que ele fique bem longe de você!
  • Estude em um local limpo e organizado. Antes de iniciar os estudos, leia depoimento de aprovados para motivar. Pense em como a sua aprovação vai mudar a sua vida e a de sua família. O que vai fazer? Vai viajar? Comprar? Qual o seu objetivo?
  • Tenha clareza do que realmente quer para você e sua vida. É isso que vai fazer com que você se mantenha firme no objetivo da sua aprovação.
  • Faça um planejamento para organizar o seu dia e a sua rotina. Você precisa ter controle dos conteúdos que estão sendo vistos, do que falta, ou seja, acompanhar a evolução dos seus estudos. A cada etapa vencida, comemore. Você merece!
  • Estude com determinação e acredite na sua capacidade. Não adianta estudar e achar que não vai passar. Tente, persista e prossiga. Quem conseguiu ser aprovado dentro das vagas, nunca desistiu. Você tem capacidade para passar em qualquer concurso que desejar, desde que faça a sua parte e pague o preço. Está disposto a fazer isso?
  • Antes de começar a estudar separe os materiais, deixe perto de você tudo o que vai precisar como material, livro, caneta, caderno, entre outros. Isso vai ajudar você a ganhar mais tempo e mais foco nos seus estudos.
  • Estude com vontade e mantenha-se concentrado.
  • Faça pausas regulares para descansar a mente e relaxar. Desta forma, você vai assimilar melhor os conhecimentos e absorver melhor os conteúdos.
  • Viva cada dia de uma vez. Não adianta estudar português, preocupado com matemática. Faça sempre a sua parte da melhor forma possível.
  • Separe tempo no seu fim de semana para ficar com a família e os amigos. Você precisa renovar as energias e descansar a mente também!

A professora Flávia Rita preparou um curso GRATUITO com as melhores técnicas de estudo para concurso público. Confira!

Como é a sua rotina? Qual técnica de estudo você usa? Envie o seu comentário e não se esqueça de compartilhar as dicas deste post nas suas mídias sociais. Bons estudos e muito sucesso!

Deixe seu Comentário

Comentários