Conteúdo do Artigo
O concurso da PCMG (Polícia Civil de Minas Gerais) está de cara nova! A Fundação Getulio Vargas (FGV) foi confirmada como banca organizadora do certame e a previsão é que o edital seja divulgado em até 30 dias.
Conforme informações do Governo de Minas, serão 255 vagas imediatas divididas da seguinte maneira:
- 54 vagas para delegado de polícia;
- 165 para investigador de polícia;
- 26 para perito criminal;
- 10 para médico-legista.
Último edital do concurso da PCMG
O último edital da PCMG foi divulgado em 2021 e contou com a FUMARC (Fundação Mariana Resende Costa) como banca organizadora. Foram mais de mil vagas espalhadas entre os cargos de analista, escrivão, delegado, perito, investigador, médicos legistas e técnicos assistentes.
A prova objetiva contou com 10 questões da disciplina de Língua Portuguesa, a depender do cargo. Além disso, dentre os conteúdos programáticos previstos para os cargos, foram cobrados os seguintes conhecimentos de português:
Interpretação e compreensão de textos;
Identificação de tipos textuais: narrativo, descritivo e dissertativo;
Critérios de textualidade: coerência e coesão;
Recursos de construção textual: fonológicos, morfológicos, sintáticos e semânticos;
Gêneros textuais da Redação Oficial;
Princípios gerais;
Uso dos pronomes de tratamento;
Estrutura interna dos gêneros: ofício, memorando, requerimento, relatório, parecer;
Conhecimentos linguísticos;
Conhecimentos gramaticais conforme padrão formal da língua;
Princípios gerais de leitura e produção de texto;
Intertextualidade;
Tipos de discurso;
Vozes discursivas: citação, paródia, alusão, paráfrase, epígrafe;
Semântica: construção de sentido; sinonímia, antonímia, homonímia, paronímia, polissemia; denotação e conotação; figuras de linguagem;
Pontuação e efeitos de sentido;
Sintaxe: oração, período, termos das orações; articulação das orações: coordenação e subordinação; concordância verbal e nominal; regência verbal e nominal.
Saiba mais sobre a FGV, banca organizadora do certame
A Fundação Getúlio Vargas (FGV) é uma instituição reconhecida pela organização de concursos diversos concursos, como: Exame da Ordem dos Advogados do Brasil, Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, Receita Federal, Ministério Público do Estado de São Paulo e agora é a responsável pelo concurso do TRF1, TJ RR e da PCMG.
Nesse sentido, quando se deparam com um edital da FGV, os candidatos já esperam um certo nível de dificuldade, excepcionalmente para a prova de Língua Portuguesa. Dessa forma, a banca é uma das mais temidas e respeitadas no âmbito dos concursos públicos. Sendo assim, para conseguir uma nota excelente e ficar entre os primeiros lugares, a melhor escolha é treinar as questões.
Você tem dificuldade com a Língua Portuguesa? Baixe o e-book gratuito de questões comentadas da FGV e comece a treinar:
Logo, os certames operados pela FGV costumam exigir conhecimentos de português, informática, matemática/raciocínio lógico e direito. Sendo que as disciplinas e os modelos de prova variam conforme o órgão solicitante do concurso. Porém, há algumas características comuns das provas aplicadas pela banca, como:
É fiel ao edital, sendo a cobrança consoante ao nível da prova (superior, técnico, médio, por exemplo);
As provas objetivas costumam ser compostas por questões de múltipla escolha, com cinco alternativas;
Já as provas discursivas podem ter modelos de questões com o máximo de 60 linhas para cada pergunta e incluir redações nas aplicações;
Os enunciados são mais longos, com termos metafóricos e mais técnicos, é importante prestar atenção.
A prova da FGV é difícil, mas não é impossível. Assista à aula gratuita de Língua Portuguesa voltada para esta banca e comece a se preparar para o seu certame: