Divulgado o edital do concurso do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG) para o cargo de Analista de Controle Externo. O concurso TCE MG é um dos mais aguardados e o certame oferece 39 vagas em várias especialidades. Para concorrer, é necessário ter nível superior e a remuneração inicial é de R$ 7.165,87.
Inscrições do concurso TCE MG
As inscrições para o concurso TCE MG começam no dia 06 de agosto e o prazo permanece até 04 de setembro. A banca responsável pelo certame é a Cespe/Unb e o valor da inscrição é de R$ 140,00. As inscrições podem ser feitas no site do Cespe/Unb!
Concurso TCE MG: atribuição do cargo
Desempenhar atividades técnicas, administrativas e logísticas, de nível superior, relativas ao exercício das competências constitucionais e legais a cargo do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, segundo cada área de graduação/especialidade.
Provas do concurso TCE MG
As provas do concurso TCE MG estão previstas para serem aplicadas no dia 18 de novembro em dois turnos, tendo a duração de 4 horas em cada um. No período da manhã, as provas objetivas e à tarde as discursivas. As etapas serão de caráter eliminatório e classificatório.
As provas do concurso TCE MG serão compostas por 100 questões de múltipla escolha e serão compostas pelos seguintes conteúdos:
- Português
- Direito Administrativo
- Direito Financeiro
- Constitucional
- Administração
- Noções de Contabilidade e Auditoria
- Administração
- Controle Externo
Confira o e-book GRATUITO com questões comentadas do Cespe/Unb!
De acordo com o edital do concurso TCE-MG:
Será reprovado nas provas objetivas e eliminado do concurso público o candidato que se enquadrar em pelo menos um dos itens a seguir:
- a) obtiver nota zero em quaisquer das áreas de conhecimento das provas objetivas;
- b) obtiver nota inferior a 50,00 pontos no conjunto das provas objetivas.
Segundo o edital do concurso TCE MG serão 10 questões de português e serão cobrados os seguintes conteúdos programáticos da disciplina:
LÍNGUA PORTUGUESA: 1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. 3 Domínio da ortografia oficial. 4 Domínio dos mecanismos de coesão textual. 4.1 Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação textual. 4.2 Emprego dos tempos e modos verbais. 5 Domínio da estrutura morfossintática do período. 5.1 Emprego das classes de palavras. 5.2 Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração. 5.3 Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração. 5.4 Emprego dos sinais de pontuação. 5.5 Concordância verbal e nominal. 5.6 Regência verbal e nominal. 5.7 Emprego do sinal indicativo de crase. 5.8 Colocação dos pronomes átonos. 6 Reescrita de frases e parágrafos do texto. 6.1 Significação das palavras. 6.2 Substituição de palavras ou de trechos de texto. 6.3 Reorganização da estrutura de orações e de períodos do texto. 6.4 Reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade.
Dominar o português pode ser o diferencial para a sua aprovação no concurso TCE MG. Por isso, a professora Flávia Rita elaborou o curso on-line de teoria e exercícios com foco no concurso.
Por meio do curso, você vai aprender a parte teórica e ainda revisar por meio de exercício, para conhecer a forma de cobrança do Cespe/Unb, as pegadinhas e os tipos de assuntos mais recorrentes. Assista a uma aula GRATUITA para conhecer os diferenciais do curso e a metodologia trabalhada.
Confira o edital completo do concurso TCE-MG !!
Vai aproveitar a oportunidade? Conte para a gente nos comentários!