fbpx

Concurso TSE UNIFICADO: orçamento previsto!

Equipe Flávia Rita

Segundo o diretor-geral do TSE, há orçamento previsto para realização do concurso unificado da Justiça Eleitoral em 2023.
TSE UNIFICADO: ORÇAMENTO PREVISTO

Situação atual do certame

Concurso TSE UNIFICADO: orçamento previsto! Durante o 80º encontro do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais(realizado nos dias 23 e 24 de fevereiro, em São Luís, no Maranhão), o diretor-geral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Rui Moreira, informou haver orçamento previsto para realização do concurso unificado da Justiça Eleitoral em 2023. Segundo ele, existe também uma possível banca para organização do certame. O diretor-geral também informou que o próximo edital deverá ser publicado em Agosto, com provas em Setembro ou Outubro.

Concurso TSE UNIFICADO: orçamento previsto!

Nova lei determina ensino superior para candidatos ao certame do TSE UNIFICADO!

Em dezembro do ano passado, entrou em vigor a Lei 14.456/2022, que determina o ensino superior completo para ingresso no cargo de técnico judiciário. Com isso, o novo requisito de escolaridade já deve ser aplicado aos próximos concursos dos tribunais federais. 

Como os tribunais da Justiça Eleitoral pertencem ao Poder Judiciário da União, o nível superior deve ser exigido no concurso TRE unificado. A menos que, o Supremo Tribunal Federal (STF) declare a lei inconstitucional antes da publicação do edital. 

Último concurso:

No último concurso unificado, realizado em 2006, o Cebraspe (então Cespe/UnB) foi o escolhido para viabilizar as inscrições e avaliações dos candidatos. As oportunidades foram para os cargos de técnico judiciário (nível médio) e analista judiciário (nível superior). No ato da inscrição, o interessado deveria sinalizar o cargo e o tribunal que desejasse concorrer.

No último concurso, o edital disponibilizou 801 vagas, distribuídas entre:

  • Tribunal Superior Eleitoral – 280 vagas;
  • Tribunal Regional Eleitoral do Acre – 6 vagas;
  • Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro – 435 vagas;
  • Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia – 56 vagas;
  • Tribunal Regional Eleitoral de Roraima – 24 vagas.

Disciplinas cobradas no último certame:

Segundo a  Resolução Nº 23.391   do TSE, os concursos para a Justiça Eleitoral devem ter provas objetivas de Conhecimentos Gerais e Conhecimentos Específicos. São 4 conteúdos obrigatórios na parte de Conhecimentos gerais:

  • Gramática e interpretação de texto da língua portuguesa;
  • Noções de informática;
  • Normas aplicáveis aos servidores públicos federais;
  • Regimento interno do respectivo Tribunal.
É possível ainda a aplicação de provas discursivas, que devem abordar tema atual e poderão versar sobre tema relacionado à área de atividade ou à especialidade do cargo. Os tribunais ainda podem cobrar uma prova de títulos.

Concurso TSE UNIFICADO: orçamento previsto!

Conheça nosso simulado focado na banca organizadora do último certame TSE!

Veja também:

Livro português para concursos Cebraspe: conheça o SEU melhor material de revisão

 
tj sp

TJ SP: concurso terá 24 questões de Língua Portuguesa

Fundação Vunesp organizará o certame que oferece 572 vagas para o cargo de Escrevente Técnico Judiciário do Tribunal de Justiça de São Paulo. O salário é de mais de 6 mil reais, além de benefícios.
Continue a leitura e descubra os detalhes do edital. Ao final, assista uma aula e faça o simulado gratuito da Vunesp para começar sua preparação!

Read More »
CFO PMMG

CFO PMMG: saiba mais sobre a prova de português

O concurso terá redação e questões objetivas de Língua Portuguesa para avaliar aqueles que desejam ocupar um dos cargos do Curso de Formação de Oficiais (CFO) da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG). 
Continue a leitura para saber mais sobre a cobrança da língua portuguesa. Ao final, assista à aula gratuita e acesse o simulado para começar a se preparar!

Read More »
PMMG

PMMG SOLDADO: saiba mais sobre a prova de português

Concurso terá mais de 3 mil vagas para soldado e salário inicial de R$ 4.360,83. Entre as questões objetivas, a disciplina de Língua Portuguesa se destaca com metade das questões de toda a prova.
Continue a leitura para saber mais sobre a cobrança da Língua Portuguesa. Ao final, assista à aula gratuita e acesse o simulado para começar a se preparar!

Read More »

CONTINUE LENDO