/ENEM 2019: por que você deve compreender a temática de redação


ENEM 2019: por que você deve compreender a temática de redação

239

por: Equipe Flávia Rita

Neste post, você vai conferir a importância de  compreender sobre a temática de redação, pois é o primeiro passo para você começar a organizar as informações e construir o seu texto, a fim de fazer a estrutura. Preparado? Boa leitura!

Redação ENEM 2019: a importância da estrutura

Ao elaborar a sua estrutura na redação ENEM 2019, é essencial que você compreenda corretamente a temática que está sendo demandada pela prova, pois isso irá lhe permitir apresentar os argumentos mais adequados para o seu texto, de forma coesa e coerente. Tenha em mente que a interpretação do tema é imprescindível para uma boa pontuação, pois o chamado “tangenciamento parcial” é causa de prejuízo na nota final, ao passo que a “fuga ao tema” implicará nota zero na redação.

Por isso, fique atento ao assunto abordado nos textos motivadores e tome cuidado para não fugir ao tema e, por isso, tratar de outros conceitos e acontecimentos. Sempre antes de começar a elaborar sua redação, procure seguir esses passos:

  • Leia atentamente os textos motivadores e o tema da redação. Lembre-se de que os textos motivadores têm a finalidade de guiar a interpretação do tema e, com isso, limitar o âmbito do assunto que será abordado.
  • Ao ler os textos motivadores, procure circular as principais palavras-chave, pois isso irá dar um indicativo do sentido a ser tomado pela redação.
  • Após analisar o tema geral e os textos motivadores, reflita se o assunto a ser trabalhado está devidamente compreendido;
  • Comece, então, a pensar nos argumentos que serão utilizados na redação.
  • Após essa fase de ideias variadas, selecione aquelas que mais sejam pertinentes ao assunto e as organize lógica e temporalmente, sempre com respeito à hierarquia das ideias – partindo-se da ideia geral para a específica.

Organização da estrutura

A estrutura da sua redação ENEM 2019 deve ser organizada de forma clara, coesa e coerente. Ou seja, os parágrafos deverão expor o argumento de forma que não gere dúvidas do que está sendo criticado ou defendido. Além disso, deverão eles estar dentro do âmbito da temática cobrada, o qual é sugerido pelos textos motivadores.

Quanto à estrutura do texto, tenha em mente que, por questão de clareza das ideias, o texto deverá ser estruturado em três seções: introdução, desenvolvimento e conclusão. Mais especificamente, a introdução deverá ser sucinta e objetiva e deverá estar organizada em um único parágrafo, composto de 4 a 6 linhas. O desenvolvimento, considerado a parte mais importante do texto, pois será o momento de exposição dos argumentos e de defesa das teses, deverá ser organizado em dois ou três parágrafos, a depender da estratégia argumentativa utilizada. Por fim, a conclusão apresentará o fecho das ideias e, por isso, deverá apenas retomar a ideia central defendida no texto, sem apresentar qualquer inovação em termos de conteúdo. Segundo recomendações, deverá ela, também, ser estruturada em 4 a 6 linhas.

Para se organizar os parágrafos, procure utilizar as seguintes estratégias:

  • Use sempre argumentos de forma lógica, com respeito às relações de tempo, de grau e de hierarquia que estejam envolvidas.
  • Tenha atenção para se manter dentro do assunto do tema e não apenas o tangenciar parcialmente. Lembre-se de que fuga ao tema é razão para zerar a nota.
  • Evite o uso de frases ou de ideias clichês. Criatividade é uma característica bastante valorizada!

Lembre-se sempre de organizar os argumentos que serão abordados, pois isso irá facilitar o processo de elaboração do texto e ainda evita que se esqueça de algum detalhe importante.

Redação ENEM 2019: dicas importantes

  • Leia a temática com atenção
  • Quanto mais conhecimento você tiver, mais fácil será para desenvolver o seu texto.
  • Marque as palavras chaves principais do texto
  • Lembre-se de que para desenvolver a redação ENEM 2019 você deve aliar o seu conhecimento com o que pretende escrever. Por isso, saiba escolher bem o seu vocabulário.
  • Não use clichês.
  • Evite repetição de palavras. Use sinônimos.
  • Leia e amplie o seu vocabulário
  • O feedback da correção da sua redação, serve para mostrar os pontos que você precisa melhorar. Por isso, saiba identificar as suas dificuldades, para você saná-las até o dia da prova.
  • Ao fazer redação, cronometre o tempo que você gasta. Saiba quanto tempo demora para escrever o texto.
  • Faça fichas resumos da notícia que ler. Desta forma, você consegue ter organizar informações importantes que poderão ser usadas com argumento na sua redação. Por exemplo, leu algum dado estatístico importante? Anote. Revise essas fichas depois, para manter o conteúdo na sua memória. Assim, você não se esquece de nenhum detalhe.
  • Leia o tema e os textos motivadores com atenção, pois isso irá ajudar a delimitar o espaço dos argumentos.
  • Quanto mais conhecimento você tiver, mais fácil será para desenvolver o seu texto. Assim, procure sempre manter um nível de leitura diária de notícias, ensaios e editoriais sobre os principais assuntos que estejam sendo debatidos.
  • Para facilitar a identificação do assunto, sempre marque as palavras-chave dos textos motivadores. Utilizá-las a redação poderá facilitar a identificação do tema central, o que evitará qualquer inconveniente de correção.
  • Lembre-se de que, para desenvolver a redação ENEM 2019, você deverá aliar o seu conhecimento sobre o assunto cobrado com o que pretende escrever. Isso significa que a forma da escrita será também determinante para a qualidade do texto. Por isso, saiba escolher bem o seu vocabulário.
  • Não use clichês, jargões ou estrangeirismos, pois isso demonstra um léxico reduzido ou uma baixa expressividade.
  • Evite repetição de palavras. Procure sempre se utilizar de palavras ou expressões sinônimas.
  • Esteja sempre lendo e ampliando seu vocabulário! Isso é um hábito que deve ser trabalhado desde o início! Deixar para o último mês antes da prova não ajudará a adquirir as competências necessárias a uma boa redação.
  • Procure sempre ter uma avaliação da redação corrigida por professores, pois esse feedback irá mostrar os pontos que você precisa melhorar. A partir disso, você conseguirá identificar as dificuldades que ainda possui e saná-las até o dia da prova.
  • Ao fazer redação, lembre-se de cronometrar o tempo gasto na elaboração. Essa quantificação lhe possibilitará se organizar melhor no dia da prova, não sendo prejudicado por eventual falta de tempo.

Redação ENEM 2019: curso específico!

Prepare-se para a redação ENEM 2019 com o Curso on-line: Oficina de Redação (com correção) + Teoria Texto Dissertativo para o ENEM 2019 – Professora Flávia Rita.

Elaborado de forma estratégica pela professora Flávia Rita Coutinho Sarmento, referência em  língua portuguesa para concurso público, o curso vai ajudar você a desenvolver as habilidades necessárias para desenvolver uma excelente redação com segurança e confiança. Nas aulas, ela aborda vários temas e explica de forma focada como você deve construir o seu texto. Além disso, conta com 10 correções detalhadas, para você identificar os seus pontos fortes e sanar os fracos.

Entender a temática cobrada é fundamental para você tirar 1.000 na redação. Compartilhe esse conteúdo nas suas mídias sociais e muito sucesso!

 

 

 

Deixe seu Comentário

Comentários