/Concurso INSS: publicado ofício com os critérios para realização do concurso!


Concurso INSS: publicado ofício com os critérios para realização do concurso!

2583

por: Equipe Flávia Rita

Foi divulgado um Ofício pelo Ministério do Planejamento sobre os trâmites necessários para a autorização do concurso do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), um dos mais aguardados. No documento é informado quais os critérios para fazer o certame e a autorização. Que tal aproveitar a chance e estudar para o concurso INSS?

O INSS solicitou nada menos que 7.888 vagas, que devem ser distribuídas entre nível médio e superior. No ofício, é explicado os meios que devem ser seguidos para a autorizar o certame. Além disso, de acordo com o planejamento, estão sendo considerados vários fatores para a realização do concurso como o déficit de servidores, a previsão orçamentária e financeira, o atendimento à demanda, entre outros.

Confira na íntegra o documento publicado!

Além disso, no dia 25 de setembro ocorreu um encontro entre os representantes da Federação Nacional de Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (FENAPS) com a presidência do INSS, a fim de discutir sobre a realização do certame e as condições de trabalho.

Segundo o secretário de Administração da FENAPS, a ocorrência do certame consta na pauta da presidência, mas ainda não existem informações sobre a previsão de liberação orçamentária para a realização do concurso INSS.

Último concurso INSS

O último concurso INSS ocorreu em 2016 e foram oferecidas 950 vagas, sendo 800 para o cargo de técnico, que exige nível médio, e 150 para a carreira de analista, na área de Serviço Social. As remunerações são de R$ 5.344,87 e R$ 7.954,09.

O concurso INSS foi organizado pela banca Cespe/unb. Para o cargo de técnico teve 50 questões de conhecimentos básicos e 70 específicos. Confira o último edital publicado do certame!

Dicas de estudo para o concurso INSS

– Faça um planejamento de acordo com o último edital divulgado. Organize a sua rotina em função dos estudos, pois este é um dos concursos mais cobiçados.

– O seu planejamento deve ser de acordo com a sua real disponibilidade de tempo para o estudo. Por exemplo, se você tem 4 horas, não adianta fazer um cronograma com 7 horas. Respeite o seu ritmo, para evitar ansiedade e nervosismo, por exemplo.

– Mantenha constância nos estudos, ou seja, não comece a estudar e pare. Não deu para cumprir o cronograma um dia? Sem problemas! Recomece no outro.

– Estude as disciplinas com antecedência, para ganhar tempo e conhecimento. Você precisa ter uma boa base. Não deixe para começar quando o edital for publicado.

– Tenha um bom ambiente de estudo. Organize a sua mesa, deixe perto de você tudo o que for precisar. Não se esqueça de ter sempre uma garrafa de água, também.

– Para ter sucesso no concurso INSS ou qualquer outro certame, manter o equilíbrio é fundamental. Separe um tempo para ficar com a sua família, os amigos e fazer atividade física. Uma simples caminhada ajuda a aliviar o estresse e ainda auxilia na memorização, sabia?

– Durma bem. Você precisa do sono para renovar as suas energias e guardar o conteúdo que foi estudado durante o dia. Dormir bem é fundamental!

– Vai estudar? Fique longe das redes sociais e mantenha o celular desligado. Concentre-se no que é importante: a sua aprovação. Deixe para acessar as suas mídias sociais depois do seu estudo ou no intervalo.

Que tal começar os seus estudos para o concurso INSS com antecedência?

No último concurso INSS, foram cobradas 120 questões na prova objetiva, sendo 50 de conhecimentos básicos e o restante de específicos. Foram cobrados os seguintes conteúdos de língua portuguesa:

CARGO DE ANALISTA DO SEGURO SOCIAL – FORMAÇÃO: SERVIÇO SOCIAL

LÍNGUA PORTUGUESA: 1 Compreensão e interpretação de textos. 2 Tipologia textual. 3 Ortografia oficial.  Acentuação Gráfica. 5 Emprego e reconhecimento das classes de palavras; formação de palavras; flexão de gênero e número; modos e tempos verbais. 6 Emprego do sinal indicativo de crase. 7 Sintaxe da oração e do período; termos essenciais, acidentais e integrantes da oração; concordância nominal e verbal. 8 Pontuação. 9 Figuras de linguagem. 10 ignificação das palavras. 11 Redação de correspondências oficiais (conforme Manual de Redação da Presidência da República).

CARGO TÉCNICO DO SEGURO SOCIAL

LÍNGUA PORTUGUESA: 1 Compreensão e interpretação de textos. 2 Tipologia textual. 3 Ortografia oficial.  Acentuação gráfica. 5 Emprego das classes de palavras. 6 Emprego do sinal indicativo de crase. 7 Sintaxe da oração e do período. 8 Pontuação. 9 Concordância nominal e verbal. 10 Regências nominal e verbal. 11 Significação das palavras. 12  (Redação de correspondências oficiais (conforme Manual de Redação da Presidência da República).

Para começar os estudos com antecedência, a professora Flávia Rita preparou o curso GRATUITO:

Curso on-line: 30 Itens revisionais CESPE para a prova de português para o Concurso do INSS, para que você possa fazer uma revisão focada nos principais pontos GRATUITAMENTE. Confira!

Para você fazer uma revisão completa da teoria e ainda treinar por meio de questões, a professora elaborou o curso:

Curso on-line: Português – Teoria + Correção de Provas para o concurso do INSS – Professora Flávia Rita.

Curso completo, em que nas as aulas a professora Flávia Rita vai abordar os pontos teóricos cobrados pela organizadora e ainda corrigir várias provas, para que você possa conhecer o estilo da banca, os pontos mais comuns e medir seu desempenho.

Como estão os estudos para o concurso INSS? Envie o seu comentário para a gente e aproveite para compartilhar o conteúdo nas suas mídias sociais.

 

Deixe seu Comentário

Comentários