/Concurso INSS 2019: protocolo tem avanço no planejamento. 7.888 vagas previstas!


Concurso INSS 2019: protocolo tem avanço no planejamento. 7.888 vagas previstas!

3050

por: Equipe Flávia Rita

Cresce a expectativa pela autorização do concurso INSS 2019. A análise do pedido para a realização do certame foi retomada e voltou a tramitar no protocolo integrante do Ministério da Economia no dia 8 de janeiro. A necessidade concurso é urgente, pois o INSS conta com um grande déficit de servidores.

A expectativa é que o certame tenha 7.888 vagas. Em dezembro, foram arquivados vários pedidos para a realização de concursos federais e um deles era o INSS, porém o documento arquivado se referia à convocação de excedentes no concurso que foi realizado no ano de 2015.

O concurso INSS 2019  é um dos mais aguardados e o protocolo referente ao certame no Ministério Público do Orçamento e Gestão (MPOG) teve movimentações no dia 17 de dezembro. A expectativa é que o concurso INSS tenha 7.888 vaga e seja autorizado, em breve, devido à urgência. Confira as movimentações:

Confira TODAS as movimentações.

Além disso, foi divulgado um Ofício pelo Ministério do Planejamento sobre os trâmites necessários para a autorização do concurso do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), um dos mais aguardados. No documento é informado quais os critérios para fazer o certame e a autorização. Que tal aproveitar a chance e estudar para o concurso INSS?

O INSS solicitou nada menos que 7.888 vagas, que devem ser distribuídas entre nível médio e superior. No ofício, é explicado os meios que devem ser seguidos para a autorizar o certame. Além disso, de acordo com o planejamento, estão sendo considerados vários fatores para a realização do concurso como o déficit de servidores, a previsão orçamentária e financeira, o atendimento à demanda, entre outros.

Confira na íntegra o documento publicado!

Além disso, no dia 25 de setembro ocorreu um encontro entre os representantes da Federação Nacional de Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (FENAPS) com a presidência do INSS, a fim de discutir sobre a realização do certame e as condições de trabalho.

Segundo o secretário de Administração da FENAPS, a ocorrência do certame consta na pauta da presidência, mas ainda não existem informações sobre a previsão de liberação orçamentária para a realização do concurso INSS.

Último concurso INSS

O último concurso INSS ocorreu em 2016 e foram oferecidas 950 vagas, sendo 800 para o cargo de técnico, que exige nível médio, e 150 para a carreira de analista, na área de Serviço Social. As remunerações são de R$ 5.344,87 e R$ 7.954,09.

O concurso INSS foi organizado pela banca Cespe/unb. Para o cargo de técnico teve 50 questões de conhecimentos básicos e 70 específicos. Confira o último edital publicado do certame!

Cargo Técnico – Conteúdos cobrados

O Cargo Técnico do Seguro Social é um dos mais concorridos e foi cobrado os seguintes conteúdos programáticos.

Conhecimento básico

ÉTICA NO SERVIÇO PÚBLICO: 1 Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal: Decreto nº 1.171/1994 e Decreto nº 6.029/2007.

REGIME JURÍDICO ÚNICO: 1 Lei 8.112/1990 e alterações, direitos e deveres do Servidor Público. 2 O servidor público como agente de desenvolvimento social. 3 Saúde e qualidade de vida no serviço público.

NOÇÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL: 1 Direitos e deveres fundamentais: direitos e deveres individuais e coletivos; direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade; direitos sociais; nacionalidade; cidadania; garantias constitucionais individuais; garantias dos direitos coletivos, sociais e políticos. 2 Administração Pública (artigos de 37 a 41, capítulo VII, Constituição Federal de 1988 e atualizações).

NOÇÕES DE DIREITO ADMINISTRATIVO: 1 Estado, governo e Administração Pública: conceitos, elementos, poderes e organização; natureza, fins e princípios. 2 Direito Administrativo: conceito, fontes e princípios. 3 Organização administrativa da União; administração direta e indireta. 4 Agentes públicos: espécies e classificação; poderes, deveres e prerrogativas; cargo, emprego e função públicos; regime jurídico único: provimento, vacância, remoção, redistribuição e substituição; direitos e vantagens; regime disciplinar; responsabilidade civil, criminal e administrativa. 5 Poderes administrativos: poder hierárquico; poder disciplinar; poder regulamentar; poder de polícia; uso e abuso do poder. 6 Ato administrativo: validade, eficácia; atributos; extinção, desfazimento e sanatória; classificação, espécies exteriorização;vinculação discricionariedade. 7 Serviços Públicos: conceito, classificação, regulamentação e controle; forma, meios e requisitos; delegação: concessão, permissão, autorização. 8 Controle e responsabilização da administração: controle administrativo; controle judicial; controle legislativo; responsabilidade civil do Estado. Lei nº 8.429/1992 (sanções aplicáveis aos agentes públicos nos casos de enriquecimento ilícito no exercício de mandato, cargo, emprego ou função da administração pública direta, indireta ou fundacional e dá outras
providências). 9 Lei n°9.784/1999 (Lei do Processo Administrativo)

LÍNGUA PORTUGUESA: 1 Compreensão e interpretação de textos. 2 Tipologia textual. 3 Ortografia oficial. 4 Acentuação gráfica. 5 Emprego das classes de palavras. 6 Emprego do sinal indicativo de crase. 7 Sintaxe da oração e do período. 8 Pontuação. 9 Concordância nominal e verbal. 10 Regências nominal e verbal. 11 Significação das palavras. 12 Redação de correspondências oficiais (conforme Manual de Redação da
Presidência da República).

RACIOCÍNIO LÓGICO: 1 Conceitos básicos de raciocínio lógico: proposições; valores lógicos das proposições; sentenças abertas; número de linhas da tabela verdade; conectivos; proposições simples; proposições compostas. 2 Tautologia. 3 Operação com conjuntos. 4 Cálculos com porcentagens

NOÇÕES DE INFORMÁTICA: 1 Conceitos de Internet e intranet. 2 Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos de informática. 3 Conceitos e modos de utilização de aplicativos para edição de textos, planilhas e apresentações utilizando-se a suíte de escritório LibreOffice. 4 Conceitos e modos de utilização de sistemas operacionais Windows 7 e 10. 5 Noções básicas
de ferramentas e aplicativos de navegação e correio eletrônico. 6 Noções básicas de segurança e proteção:
vírus, worms e derivados.

Conhecimento específico

Seguridade Social

1 Seguridade Social. 1.1 Origem e evolução legislativa no Brasil. 1.2 Conceituação. 1.3 Organização e princípios constitucionais. 2 Legislação Previdenciária. 2.1 Conteúdo, fontes, autonomia. 2.3 Aplicação das normas previdenciárias. 2.3.1 Vigência, hierarquia, interpretação e integração. 3 Regime Geral de Previdência Social. 3.1 Segurados obrigatórios. 3.2 Filiação e inscrição. 3.3 Conceito, características e abrangência: empregado, empregado doméstico, contribuinte individual, trabalhador avulso e segurado especial. 3.4 Segurado facultativo: conceito, características, filiação e inscrição. 3.5 Trabalhadores excluídos do Regime Geral. 4 Empresa e empregador doméstico: conceito previdenciário. 5 Financiamento da Seguridade Social. 5.1 Receitas da União. 5.2 Receitas das contribuições sociais: dos segurados, das empresas, do empregador doméstico, do produtor rural, do clube de futebol profissional, sobre a receita de concursos de prognósticos, receitas de outras fontes. 5.3 Salário-de-contribuição. 5.3.1 Conceito. 5.3.2 Parcelas integrantes e parcelas não-integrantes. 5.3.3 Limites mínimo e máximo. 5.3.4 Proporcionalidade. 5.3.5 Reajustamento. 5.4 Arrecadação e recolhimento das contribuições destinadas à seguridade social.
5.4.1 Competência do INSS e da Secretaria da Receita Federal do Brasil. 5.4.2 Obrigações da empresa e demais contribuintes. 5.4.3 Prazo de recolhimento. 5.4.4 Recolhimento fora do prazo: juros, multa e atualização monetária. 6 Decadência e prescrição. 7 Crimes contra a Seguridade Social. 8 Recurso das decisões administrativas. 9 Plano de Benefícios da Previdência Social: beneficiários, espécies de prestações, benefícios, disposições gerais e específicas, períodos de carência, salário-de-benefício, renda mensal do benefício, reajustamento do valor dos benefícios. 10 Manutenção, perda e restabelecimento da qualidade de segurado. 11 Lei nº 8.212/1991 e alterações. 12 Lei nº 8.213/1991 e alterações. 13 Decreto nº 3.048, de 06/05/1999 e alterações. 14 Lei de Assistência Social (LOAS): conteúdo; fontes e autonomia (Lei nº 8.742/1993 e Decreto nº 6.214/2007 e alterações).

 

Dicas de estudo para o concurso INSS 2019

– Faça um planejamento de acordo com o último edital divulgado. Organize a sua rotina em função dos estudos, pois este é um dos concursos mais cobiçados.

– O seu planejamento deve ser de acordo com a sua real disponibilidade de tempo para o estudo. Por exemplo, se você tem 4 horas, não adianta fazer um cronograma com 7 horas. Respeite o seu ritmo, para evitar ansiedade e nervosismo, por exemplo.

– Mantenha constância nos estudos, ou seja, não comece a estudar e pare. Não deu para cumprir o cronograma um dia? Sem problemas! Recomece no outro.

– Estude as disciplinas com antecedência, para ganhar tempo e conhecimento. Você precisa ter uma boa base. Não deixe para começar quando o edital for publicado.

– Tenha um bom ambiente de estudo. Organize a sua mesa, deixe perto de você tudo o que for precisar. Não se esqueça de ter sempre uma garrafa de água, também.

– Para ter sucesso no concurso INSS ou qualquer outro certame, manter o equilíbrio é fundamental. Separe um tempo para ficar com a sua família, os amigos e fazer atividade física. Uma simples caminhada ajuda a aliviar o estresse e ainda auxilia na memorização, sabia?

– Durma bem. Você precisa do sono para renovar as suas energias e guardar o conteúdo que foi estudado durante o dia. Dormir bem é fundamental!

– Vai estudar? Fique longe das redes sociais e mantenha o celular desligado. Concentre-se no que é importante: a sua aprovação. Deixe para acessar as suas mídias sociais depois do seu estudo ou no intervalo.-

– Lembre-se de que manter a motivação é fundamental. Antes de estudar pense o porque você quer a sua aprovação e de como a sua vida vai mudar. Imagine a sua posse!

-Que tal fazer um mural dos sonhos? Pegue imagens de tudo o que você quer e pregue. Faça um cartaz e o coloque em um lugar bem visível. Além de ajudar na motivação, vai renovar as suas forças quando você se sentir cansado ou desanimado.

-Não perca tempo pensando em concorrentes ou com coisas negativas. O foco deve ser a sua preparação, por isso, dê o seu melhor em cada dia. Lembre-se de que os seus pensamentos têm muita força, logo busque cultivar sentimentos e pensamentos positivos.

-Não gaste energia reclamado que precisa estudar. Tenha consciência da sua escolha e da sua responsabilidade. Foque em dar o seu melhor nas suas ações.

– Tenha uma postura ativa durante os estudos. Queira aprender o conteúdo, tenha interesse e força de vontade.

Que tal começar os seus estudos para o concurso INSS com antecedência?

Continue assistindo à aula!

No último concurso INSS, foram cobradas 120 questões na prova objetiva, sendo 50 de conhecimentos básicos e o restante de específicos. Foram cobrados os seguintes conteúdos de língua portuguesa:

CARGO DE ANALISTA DO SEGURO SOCIAL – FORMAÇÃO: SERVIÇO SOCIAL

Atribuição do cargo:  prestar atendimento e acompanhamento aos usuários dos serviços prestados pelo INSS nas Agências da Previdência Social – APS e aos seus servidores, aposentados e pensionistas; elaborar, executar, avaliar planos, programas e projetos na área de Serviço Social e Reabilitação Profissional; supervisionar e homologar os programas profissionais realizados por terceiros ou instituições conveniadas; realizar avaliação social para fins de concessão de direitos previdenciários e benefícios assistenciais; promover estudos sociais e socioeconômicos, pesquisa e levantamento de informações visando à emissão de parecer social para subsidiar o reconhecimento e a manutenção de direitos previdenciários e benefícios assistenciais, bem como à decisão médico pericial; e exercer, mediante designação da autoridade competente, outras atividades relacionadas às finalidades institucionais do INSS, além das atividades comuns mencionadas no subitem 2.3 deste edital.

LÍNGUA PORTUGUESA: 1 Compreensão e interpretação de textos. 2 Tipologia textual. 3 Ortografia oficial.  Acentuação Gráfica. 5 Emprego e reconhecimento das classes de palavras; formação de palavras; flexão de gênero e número; modos e tempos verbais. 6 Emprego do sinal indicativo de crase. 7 Sintaxe da oração e do período; termos essenciais, acidentais e integrantes da oração; concordância nominal e verbal. 8 Pontuação. 9 Figuras de linguagem. 10 ignificação das palavras. 11 Redação de correspondências oficiais (conforme Manual de Redação da Presidência da República).

CARGO TÉCNICO DO SEGURO SOCIAL

Atribuição do cargo: realizar atividades internas e externas relacionadas ao planejamento, à organização e à execução de tarefas de competências constitucionais e legais do INSS que não demandem formação profissional específica; coletar informações, executar pesquisas, levantamentos e controles, emitir relatórios e pareceres; e exercer, mediante designação da autoridade competente, outras
atividades relacionadas às finalidades institucionais do INSS,entre outras. .

LÍNGUA PORTUGUESA: 1 Compreensão e interpretação de textos. 2 Tipologia textual. 3 Ortografia oficial.  Acentuação gráfica. 5 Emprego das classes de palavras. 6 Emprego do sinal indicativo de crase. 7 Sintaxe da oração e do período. 8 Pontuação. 9 Concordância nominal e verbal. 10 Regências nominal e verbal. 11 Significação das palavras. 12  (Redação de correspondências oficiais (conforme Manual de Redação da Presidência da República).

Para começar os estudos com antecedência, a professora Flávia Rita preparou o curso GRATUITO:

Curso on-line: 30 Itens revisionais CESPE para a prova de português para o Concurso do INSS, para que você possa fazer uma revisão focada nos principais pontos GRATUITAMENTE. Confira!

Para você fazer uma revisão completa da teoria e ainda treinar por meio de questões, a professora elaborou o curso:

Curso on-line: Português – Teoria + Correção de Provas para o concurso do INSS – Professora Flávia Rita.

Curso completo, em que nas as aulas a professora Flávia Rita vai abordar os pontos teóricos cobrados pela organizadora e ainda corrigir várias provas, para que você possa conhecer o estilo da banca, os pontos mais comuns e medir seu desempenho.

Como estão os estudos para o concurso INSS? Envie o seu comentário para a gente e aproveite para compartilhar o conteúdo nas suas mídias sociais.

 

Deixe seu Comentário

Comentários