fbpx

TJMG 2023 MS CONCURSOS: Perfil da banca!

Equipe Flávia Rita

Finalmente foi divulgada a banca organizadora do certame TJMG e diferente das edições anteriores, nas quais as fases do concurso foram organizadas pela IBFC, desta vez o concurso será regido pela MS CONCURSOS.
MS CONCURSOS: Perfil da banca!

Para ajudar na missão de conquistar a tão sonhada aprovação, elaboramos os cursos específicos para o TJ-MG, com foco na MS CONCURSOS. MS CONCURSOS: Perfil da banca!

MS CONCURSOS: Perfil da banca!

 

Sobre a banca MS CONCURSOS

A MS CONCURSOS, responsável por muitos concursos de Prefeitura, foi a banca escolhida para a organização do concurso TJMG 2023. Contrariando as expectativas de quem já estava se preparando conforme o último edital estruturado pela banca IBFC. No entanto, não há motivos para se desesperar, pois neste artigo você conhecerá mais sobre a forma de cobrança da nova banca, suas particularidades e o que esperar na prova do TJMG.

 

Forma de cobrança

A MS CONCURSOS mantém um nível de cobrança superficial nas provas que realiza. Em geral, as provas da banca são organizadas, por questões de múltipla escolha, sendo 4 alternativas (a, b, c, d). Além disso, são recorrentes as questões com (V) Verdadeiro ou (F) Falso.

 

MS CONCURSOS: Perfil da banca!

Aspectos que a banca valoriza!

  • Pouca cobrança de Interpretação de textos;
  • Teoria gramatical (Conceitos relacionados a aspectos gramaticais: fonética, ortografia…);
  • Muitas questões de fonética para identificação letras (a banca considera Ditongo crescente = Proparoxítona eventual como Hiato).
  • Questões de morfologia, com amplo grau de variação (flexão de grau, plural de composto, femininos, conectores, carga de preposição, emprego de pronomes…);
  • Muitas questões de classificação de orações (com uso de tirinhas);
  • Questões de emprego de palavras (onde/aonde, porquês, mandado/mandato…);
  • Explora literatura (estilos de época).

 

Particularidades

Uma das particularidades da MS CONCURSOS é o uso de tirinhas para questões de classificação das orações, diferente das demais bancas que costumam usar esse recurso mais para as questões de Interpretação de textos.

 

Prova do TJMG

Para aqueles que buscam uma posição no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), a MS CONCURSOS é a banca responsável pelo processo de seleção. A prova do TJMG, habitualmente, é extensa e complexa, trazendo 25 questões sobre diferentes assuntos de Língua Portuguesa. Nesse sentido, é importante que o candidato esteja preparado tanto para os assuntos já citados quanto para os assuntos mais cobrados em provas de concursos (português), no geral. Para se preparar bem para a prova do TJMG e outras seleções organizadas pela banca, é importante estudar com atenção, responder às questões com clareza e considerar as particularidades exigidas pela banca. Com essas dicas, você terá mais chances de alcançar seu objetivo e seguir em frente na carreira pública.

 

Para finalizarmos, é sempre bom lembrar que, quem se prepara antes da publicação do edital tem uma chance maior de êxito no concurso. Então não perca tempo e faça sua matrícula em um de nossos cursos focadíssimos no TJ-MG/MS CONCURSOS.

_____________________________________________________________________________________________________________________

Veja também! Concurso TJMG 2023: Banca Definida. Saiba mais!

TRF5

TRF5: banca organizadora já foi definida!

Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação(IBFC) será responsável por organizar o concurso. Continue a leitura e conheça as características gerais da banca, como também o perfil da prova de Língua Portuguesa.

Read More »
concerto conserto

Concerto ou Conserto?

Viram este post: 28 Você já ficou em dúvida sobre a escrita correta de uma palavra? Isso pode ser bem comum, tendo em vista que

Read More »

CONTINUE LENDO