fbpx
Português Corporativo - Como fazer uma ata eficiente

Português corporativo: 5 dicas para fazer uma ata eficiente!

Equipe Flávia Rita

A ata de uma reunião é um documento essencial para registrar as informações e não perder nenhum detalhe importante de algum assunto que foi abordado. Além de manter a produtividade, todos os profissionais, que estão envolvidos na reunião ficam cientes do conteúdo, que foi anotado. Dominar o português corporativo faz a diferença para que o texto da ata seja claro e coerente. Por isso, separamos 5 dicas que vão ajudar você a produzir um documento eficiente. Vamos lá?

1- Português Corporativo: conheça as regras da empresa

Antes de fazer a ata, conheça as regras da empresa em que trabalha. Existe algum modelo padronizado? É a primeira ata ou outras já foram realizadas? Existe algum guia oficial? O modelo deve ser mais formal ou informal? Dessa forma, faça uma análise antes de começar a produzir o documento.

2- Prepare o material

Em que local será feita a ata? Será registrada no computador, tablete, caderno? A dica é separar todo o material antes de começar a reunião. Já imaginou ter que interromper a reunião para buscar algum item? Portanto, separe e deixe perto de você todos os materiais que forem necessários.

3- Grave

Uma das formas mais eficientes na produção de uma ata é gravar a reunião, e depois elaborar a ata com calma, para que nenhuma informação fique perdida. Outra vantagem desta técnica, é que é possível escutar a gravação várias vezes para esclarecer alguma dúvida ou voltar em algum assunto importante, por exemplo.

4- Objetividade e clareza

A ata é um documento que deve ser feito em uma linguagem clara e compreensível. Neste contexto, é importante dominar o português corporativo, pois o texto deve ser escrito de forma clara, direcionada para o que é importante, legível e com a argumentação adequada. Assim, a ata não deve ter informações desnecessárias e irrelevantes.

5- Revise

É fundamental revisar toda a ata, a fim de conferir se as informações estão adequadas, se está faltando algum detalhe importante e se o documento está escrito segundo a norma culta. A revisão é imprescindível, por isso, não se esqueça de conferir também se a ata está de acordo com o que é solicitado pela empresa, se a formatação está adequada, se, realmente, não existem erros gramaticais ou de regência, se a pontuação está coerente, se a grafia das palavras está correta, ou seja, revise cada detalhe com calma.

Lembre-se de compartilhar com os outros participantes quando a ata estiver finalizada e não se esqueça de salvar uma cópia do documento. Um texto bem escrito, pode fazer a diferença para a sua carreira sabia? Já imaginou aprender português corporativo sem dificuldade ?

Como aprender português corporativo?

A professora Flávia Rita Coutinho Sarmento é referência em língua portuguesa e conta com um curso específico de português corporativo. Ministrado na forma on-line, você pode estudar de acordo com o seu tempo e disponibilidade. Cada aula pode ser visualizada por até 3x e o curso tem 12 horas de duração.

Além disso, o curso on-line português corporativo/empresarial é focado no que você precisa aprender para ter resultado rápido de acordo com as exigências do mercado de trabalho. Aproveite para incrementar o seu currículo e aprender português sem dificuldade. O curso aborda tanto a parte teórica, quanto a prática, além de ter material de apoio em PDF.

Clique aqui para conhecer o curso on-line português corporativo/empresarial.

 

ORÇAMENTO PARA EMPRESAS

Quer orçar um pacote a partir de 2 cursos de português corporativo para os colaboradores da sua empresa?



Não perca:

Deixe seu Comentário

Comentários

CONTINUE LENDO