/Português para concurso: 5 dicas infalíveis para gabaritar a prova!


Português para concurso: 5 dicas infalíveis para gabaritar a prova!

por: Equipe Flávia Rita

Vida de concurseiro não é simples: aulas, revisões, resumo, abrir mão de fim de semana, e a expectativa em conquistar a posse em cada prova. Ainda é preciso aprender a lidar com pessoas, família, amigos, cobrança interna e externa e pressão.

No contexto, português é uma das disciplinas que mais exigem dedicação e neste post preparamos 5 dicas infalíveis para você gabaritar a prova de português para concurso. Vem conferir!

Estude!

A primeira dica pode parecer simples, mas acredite: muitos candidatos não estudam português para concurso. A questão não é apenas estudar, mas como estudar? Como aprender a disciplina? Descubra as melhores dicas para estudar português com produtividade.

Então, encare o desafio de aprender o conteúdo e com vontade. Não adianta estudar com preguiça, desânimo ou tristeza. Faça um planejamento, alinhe as suas estratégias e foque no seu objetivo.

Tenha o hábito de ler e entender os textos. Tenha curiosidade e não se esqueça de melhorar o seu desenvolvimento em interpretar os textos. Bons concurseiros conseguem fechar uma prova de gramática, mas muitos têm dificuldade em interpretar as questões que são de textos, por exemplo.

Português para concurso: tenha uma ordem!

Tenha uma ordem no conteúdo que será visto. Estabeleça um roteiro para sequenciar os seus estudos e o assunto que será visto. Em Português, muito conteúdo é dependente do outro. Por exemplo, se você tiver dificuldade em regência, pode achar crase complicado.

Ao estabelecer uma ordem, você vai conseguir melhorar o seu raciocínio e o aprendizado vai fluir de forma natural.

Faça exercícios por assunto

Você tem o hábito de resolver questão? Conhece o estilo da sua banca? Sabe os assuntos mais cobrados? É fundamental que você faça questões por assunto durante a sua preparação.

Coloque no seu planejamento e estabeleça os dias que você vai fazer questões de crase, regência, fonema, entre outros assuntos. Escreva o seu percentual (%) de acerto em cada uma e só avance para outro assunto quando fizer 70% ou 80%.  Desta forma, você consegue identificar os seus pontos fracos também!

Revisão

Se você não rever o conteúdo que estudou, vai esquecer. Planeje revisões a curto/médio prazo. A revisão pode ser feita por meio de mapas mentais, fichas, anotações ou por resolução de questão.

Uma boa dica é separar um dia na semana para fazer uma revisão de tudo o que foi visto. Por exemplo, que tal deixar o domingo, para isso? Outra dica, é revisar a cada 24 horas, 48 horas e depois em 72 horas. Isso vai ajudar você a se lembrar dos detalhes!

Na prova!

Na prova de português para concurso, procure manter a calma. Leia cada alternativa com atenção e marque cada palavra chave do enunciado. Não faça nada correndo, e cuidado para não confundir ou marcar uma resposta errada, por exemplo.

Circule os verbos do comando da questão e preste atenção ao que está sendo solicitado, para diminuir as suas chances de erro. Durante a sua preparação, tenha o hábito de marcar as palavras chaves, também.

Que tal começar a treinar redação? Confira 20 temas FCC e faça o download GRATUITO da folha de redação, para você começar a escrever. 

Isso também pode lhe interessar:
  Como seus amigos vão ajudar na sua aprovação!

Qual a sua maior dificuldade em português? Envie o seu comentário para a gente!

Deixe seu Comentário

Comentários