fbpx

REDAÇÃO FGV – Correção e temas anteriores!

Equipe Flávia Rita

É muito importante conhecer o perfil da banca organizadora do seu certame. Cada organizadora tem a sua forma de cobrança e as suas peculiaridades. Para ajudar na sua aprovação, separamos a grade de correção e alguns temas anteriores da banca FGV. Vamos lá?
REDAÇÃO FGV - Correção e temas anteriores!

Se o seu concurso é organizado pela banca FGV, temos as seguintes turmas:

  1. Teoria + Exercícios para os concursos da banca FGV
  2. Correção de Provas – FGV
  3. Oficina de Redação para concursos públicos da Banca Fundação Getúlio Vargas/FGV

REDAÇÃO FGV - Correção e temas anteriores!

REDAÇÃO FGV – Correção e temas anteriores!

A FGV, nos temas dissertativo-argumentativos, traz um ou dois textos motivadores na elaboração da proposta de redação. A banca privilegia a formulação de perguntas relacionadas a um dado tema na construção do comando de prova. Nesse contexto, é importante que o candidato se atenha aos pedidos expressos: análise do problema, causas, reflexos, soluções.

A FGV pede que o candidato se posicione na redação, assim o ideal é evitar um texto meramente expositivo. O candidato deve apresentar sua visão de mundo, fundamentando-a em argumentos consistentes. Em regra, os temas da banca versam sobre atualidades relacionadas ao cenário brasileiro.

A banca, em geral, distribui os pontos da redação em duas partes: estrutura textual global, dividida em abordagem do tema e progressão textual (80% dos pontos) e correção gramatical, dividida em seleção vocabular e norma culta (20% dos pontos). A partir dessa lógica, percebe-se que o conteúdo tem muito peso na FGV.

Grade de correção da banca!

REDAÇÃO FGV - Correção e temas anteriores!

Veja alguns temas:

 

Tema – Novos pecados capitais

FGV – Tribunal Regional do Trabalho 12 (Técnico)

São bastante conhecidos os sete pecados capitais tradicionais, mas, em função das mudanças ocorridas na sociedade atual, o Vaticano criou um conjunto de novos pecados adaptados à era da globalização: experimentos “moralmente dúbios” com células-tronco, uso de drogas, agravamento da injustiça social no contexto de desenvolvimento, riqueza excessiva em desacordo com o equilíbrio esperado para o atendimento das necessidades básicas de todos os indivíduos, geração de pobreza a partir da exploração humana e/ou do fomento à substituição do trabalho por novas tecnologias, violações bioéticas no campo da pesquisa científica.
Qual desses “novos pecados capitais” lhe parece mais danoso ao ser humano? Faça um texto dissertativo-argumentativo com número mínimo de 20 (vinte) e máximo de 30 (trinta) linhas, redigido em linguagem culta, defendendo sua posição de modo claro e convincente.

Tema – Adoção de cotas nos vestibulares

FGV – Secretária de Administração e Gestão de Pessoas (Analista)

REDAÇÃO FGV - Correção e temas anteriores!

A charge acima mostra um posicionamento acerca da adoção de cotas nos vestibulares, que, segundo alguns, é um processo necessário para a inclusão social. A charge mostra também um conjunto de características desse tipo de pessoa, localizando-as em vários espaços: histórico, racial, genético, etc. Qual a sua opinião sobre essa charge e sobre a discussão implícita que ela aborda? Apresente argumentos convincentes em defesa da sua opinião, em um texto de 20 linhas no mínimo e 25 linhas no máximo, escrito em norma culta.

Tema – Dificuldades que o Brasil atravessa no terreno da energia.

FGV – Tribunal de Justiça de Rondônia (Analista)

“Quando se discute a transição energética, fala-se de uma série de soluções encontradas na bibliografia internacional, que é muito mais voltada para estudos realizados nos países desenvolvidos. Portanto, são discussões distantes da realidade de países de baixa e média renda. Enquanto os países desenvolvidos falam em autonomia do consumidor, outros países ainda lutam para dar acesso a qualquer tipo de energia elétrica para parte da população”, afirma Stefania Relva, pesquisadora da Poli-USP. Segundo Relva, não basta promover a transferência da tecnologia. São necessários modelos estratégicos diferentes dos adotados no Norte global, além de mecanismos de estímulo que levem em conta outras necessidades.
O Brasil se encontra em uma situação difícil nessa área, com deficiências resultantes de causas bastante variáveis. Procure analisar as dificuldades que o país atravessa no terreno da energia, indique medidas a serem tomadas e justifique suas opiniões com argumentos convincentes, em um texto dissertativo-argumentativo, na modalidade culta, com número mínimo de 20 (vinte) e máximo de 30 (trinta) linhas.

Tema – Tecnologia da informação

FGV – Tribunal Justiça Bahia (Analista de Dados)

Já que a tecnologia da informação pretende permitir a produção, o armazenamento, a transmissão, o acesso, a segurança e o uso das informações, seu espaço de trabalho parece demasiadamente amplo.
Que medidas podem ser operacionalmente tomadas para que o profissional da área possa realizar um trabalho adequado? Com base no questionamento, redija um texto dissertativo em que você exponha suas sugestões para mais eficiência no setor de tecnologia da informação. Seu texto deve ter no mínimo 20 e no máximo 30 linhas e ser redigido em língua culta e apresentar argumentos bem fundamentados.

Outras sugestões de temas para a FGV!

  1. Como conter o crescimento de atentados violentos praticados em escolas no Brasil?
  2. Como lidar com a informação em um cenário de Fake News e de imprecisão acerca de diversos temas?
  3. Qual a importância do governo na construção de uma sociedade mais justa e equilibrada?
  4. O acesso à Justiça no Brasil é excludente em diversos sentidos. Aponte soluções para o problema.
  5. O uso das redes sociais tem reflexos psicológicos negativos comprovados. Como lidar com os aspectos nocivos da convivência virtual?
  6. Os problemas econômicos no Brasil demandam soluções múltiplas. Quais medidas podem ser adotadas para o país voltar a crescer?
 
 
Assista a uma aula demonstrativa.

CONTINUE LENDO