fbpx

5 dicas para estudar redação sozinho

Equipe Flávia Rita

Para muitos estudantes, a prática da redação é fundamental não apenas para exames, mas também para desenvolver habilidades de comunicação. Nesse sentido, separamos algumas dicas práticas e acessíveis para você aprimorar suas habilidades de redação por conta própria. Ao final, disponibilizamos uma aula gratuita para lhe ajudar a entender melhor a escrita do texto dissertativo, como também, um e-book com 100 temas para você começar a treinar a escrita.
estudar redação

Antes de mais nada, é importante desvendar o segredo valioso para começar a estudar redação sozinho e redigir um texto perfeito: TREINO!

Dessa forma, dominar a habilidade da redação parece desafiador, mas estudar de forma independente pode ser altamente eficaz para que você consiga alcançar o resultado desejado.

Seja para qual concurso for, treinar redação é a chave-mestra para a sua aprovação. Nesse sentido, separamos algumas dicas para que você possa estudar redação sozinho de qualquer lugar e em qualquer hora. Além disso, disponibilizamos uma aula gratuita para lhe ajudar na compreensão da escrita do texto dissertativo, assim como, um e-book com 100 temas para você começar a treinar a escrita.

Boa leitura!

Prepare o ambiente para começar a estudar redação

Arrume o ambiente para começar, as ideias fluem melhor em um local organizado e confortável. Dessa forma, deixe próximo a você tudo o que vai precisar para fazer a sua redação como, por exemplo, papel e caneta.

Não se esqueça de deixar o celular desligado e fique longe das redes sociais, é necessário concentração!

Encare como se você estivesse na prova e fosse elaborar uma redação para concurso.

Faça a seleção dos temas que vai treinar

Você já arrumou o ambiente, separou os materiais e agora é só focar na ação. Sobre o que vai escrever? Já definiu o assunto?

Para começar, uma boa sugestão é separar os temas cobrados em provas anteriores aplicadas pela banca organizadora do seu concurso.

Assim, ao separar os temas cobrados, você vai conhecer a forma de cobrança e o tipo de texto. Leia cada detalhe com muita atenção antes de começar a treinar redação para concurso, cada banca tem a sua própria forma de cobrar.

Uma boa ideia é fazer um arquivo só com os temas. Assim, você pode usar toda vez que for treinar redação. Que tal preparar?

Faça uma revisão crítica ao estudar redação!

Você terminou de fazer a sua redação, agora é necessário revisar. Ou seja, fazer uma avaliação (sincera) do seu texto.

Neste sentido, procure explorar os seguintes itens de acordo com a estrutura:

  • Introdução: o tema foi abordado? O assunto está focado no que o comando da redação quer? A introdução está curta? Procure usar, em média, 2 a 3 frases para iniciar o seu texto;
  • Desenvolvimento: está bem argumentado? Você utilizou conectores para embasar as ideias? Colocou exemplificação ou dados?
  • Conclusão: reforçou o tema? Fez uma possível solução para o problema?

Além disso, faça uma revisão em relação aos aspectos gramaticais. Não deixe de conferir o uso de pontuação (principalmente vírgula), regência nominal e verbal, uso da crase, uso do que, entre outros.

Cronometre o tempo

Quanto tempo você demorou para fazer a sua redação?

Antes de começar, prepare o cronômetro. Na prova objetiva, além de responder as questões, você terá que fazer a redação, e o fator tempo é, extremamente, valioso. Um recurso que não pode ser desperdiçado!

No início, você vai demorar, mas com persistência e prática será possível ganhar velocidade. Sempre que terminar de fazer sua redação, anote o tempo gasto. Assim, você pode fazer uma comparação em cada texto para saber o seu desempenho e sua evolução.

Qual a sua nota?

Para alcançar a nota máxima, sua redação precisa estar impecável. Por isso, corrija o texto de acordo com os critérios cobrados pela banca ou, caso você não saiba fazer essa correção, peça para alguém corrigir para você.

Lembre-se de que você precisa fazer, realmente, uma análise crítica da sua redação, sobretudo se estiver estudando sozinho. Avalie cada aspecto com muita atenção descontando ou acrescentando os pontos.

Esperamos que, a partir dessas dicas, você consiga estudar redação com maior clareza!

tj al

TJ AL: saiba mais sobre a cobrança da Língua Portuguesa!

A prova de língua portuguesa terá 20 questões objetivas, representando quase metade do total de perguntas. Continue a leitura e saiba mais sobre a cobrança da língua portuguesa. Ao final, baixe nosso e-book e assista à aula gratuita para começar a se preparar!

Read More »

CONTINUE LENDO

× Como posso te ajudar?