/Concurso: 5 dicas para estudar redação sozinho!


Concurso: 5 dicas para estudar redação sozinho!

121

por: Equipe Flávia Rita

Você acha que consegue estudar redação para concurso sozinho? Nem sempre é fácil, principalmente, quando a grana está muito curta. Assim como qualquer matéria, para aprender redação é necessário ter dedicação.

Por isso, nas próximas linhas você vai  descobrir ótimas dicas para aprender a estudar redação para concurso sozinho. Vamos, nessa?

Prepare o ambiente para começar a estudar redação!

Arrume o ambiente para começar. As ideias fluem melhor em um local organizado e confortável. Deixe próximo a você tudo o que vai precisar para fazer a sua redação como, por exemplo, papel e lápis.

Não se esqueça de deixar o celular desligado e fique longe das redes sociais. É necessário concentração. Encare como se você estivesse na prova e fosse elaborar uma redação para concurso.

Faça a seleção dos temas que vai treinar!

Você já arrumou o ambiente, separou os materiais e agora é só focar na ação. Sobre o que vai escrever? Já definiu o assunto? Que tal separar os temas cobrados pela banca, organizadora do seu concurso?

Ao separar os temas cobrados, você vai conhecer a forma de cobrança e o tipo de texto. Leia cada detalhe com muita atenção antes de começar a treinar redação para concurso. Cada banca tem a sua própria forma de cobrar.

Uma boa ideia é fazer um arquivo só com os temas. Assim, você pode usar toda vez que for treinar redação. Que tal preparar?

Faça uma revisão crítica!

Você terminou de fazer a sua redação, agora é necessário revisar. Ou seja, fazer uma avaliação (sincera) da sua redação para concurso. Neste sentido, procure explorar os seguintes itens de acordo a estrutura:

Introdução: o tema foi abordado? O assunto está focado no que o comando da redação quer? A introdução está curta? Procure usar, em média, 2 a 3 frases para iniciar o seu texto.

Desenvolvimento: está bem argumentado? Utilizou conectores para embasar as ideias? Colocou exemplificação ou dados?

Conclusão: reforçou o tema? Fez uma possível solução para o problema?

Além disso, faça uma revisão em relação aos aspectos gramaticais. Não deixe de conferir o uso de pontuação (principalmente vírgula), regência nominal e verbal, uso da crase, uso do que, entre outros.

Cronometre o tempo!

Quanto tempo você demorou para fazer a sua redação? Antes de começar, prepare o cronômetro. Na prova objetiva, além de responder as questões, você terá que fazer a redação, e o fator tempo é, extremamente, valioso. Um recurso que não pode ser desperdiçado!

No início, você vai demorar, mas com persistência e prática será possível ganhar velocidade. Sempre que terminar de fazer uma redação para concurso durante os seus estudos, anote o tempo gasto. Assim, você pode fazer uma comparação em cada texto para saber o seu desempenho.

Qual a sua nota?

Para alcançar a nota máxima, uma redação para concurso precisa estar impecável. Por isso, corrija a sua redação de acordo com os critérios cobrados pela banca, mas você precisa ser coerente.

Avalie cada aspecto com muita atenção descontando ou acrescentando os pontos. Que tal pedir para o seu amigo corrigir a redação? Estudar em grupo, por exemplo, pode ser muito produtivo, desde que o foco seja mantido.

Lembre-se de que você precisa fazer, realmente, uma análise crítica da sua redação, sobretudo se estiver estudando sozinho.

 

Para ajudar na sua preparação, a professora Flávia Rita elaborou o curso on-line de texto dissertativo, para você conhecer os temas cobrados, teoria da redação e suas modalidades de escrita, como fazer uma redação, modelos de redação. Assista a uma AULA GRATUITA, agora!

Como estão os seus estudos? Conte para a gente nos comentários e compartilhe as dicas nas suas redes socias.

Deixe seu Comentário

Comentários