fbpx

Redação para concurso PRF/PF: 6 dicas para gabaritar

Equipe Flávia Rita

A redação é o diferencial para a SUA posse, por isso, quanto mais cedo começar a treinar, maiores serão as chances de aprovação. Nesse post, você confere as melhores dicas. Vamos lá?
Redação para concurso PRF/PF: 7 dicas para gabaritar

Saber elaborar uma boa redação para concurso é fundamental, para quem almeja uma vaga na carreira pública. Assim, dois certames muito esperados são: Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Polícia Federal (PF). Por isso, como está a sua preparação?

1- Redação para concurso PRF/PF: a hora de treinar, é agora

Não espere o edital ser divulgado para começar a treinar redação para concurso. Assim, muitos candidatos perdem a vaga por causa da nota na redação. Já imaginou se você gabarita a prova objetiva, mas perde a SUA vaga por causa da nota no texto? Dessa forma, o melhor momento para começar a treinar É AGORA!

É sério! rs ….

Quanto mais cedo iniciar, melhor. Nesse contexto, muitos candidatos temem a redação e não treinam. Não é à toa, que uma nota alta pode ser a diferença para você conquistar a sua vaga.

2- Inclua redação no seu planejamento

Redação está escrito no seu planejamento? Você precisa separar um tempo específico para treinar e colocar no seu cronograma, sobretudo se você ainda não tem muita prática e precisa treinar com mais frequência. Além disso, lembre-se de que tudo na vida é treino, e você é capaz de qualquer coisa, inclusive de gabaritar redação para concurso PF ou PRF, combinado?

Quando você coloca no seu planejamento de estudo ” redação”, há um compromisso estabelecido. Ou seja, naquele dia e tempo separado você vai treinar e dar o seu melhor.

3- Redação para concurso PF/PRF: conheça a banca

É fundamental que você conheça a banca organizadora do seu certame, pois cada uma tem suas peculiaridades. Assim, procure olhar ( com atenção) o último edital publicado, a fim de conhecer os critérios de cobrança. Dessa forma, você vai saber o que se deve priorizar durante a sua preparação.

A mesma dica, também, vale para a prova objetiva: conheça a banca responsável pelo seu certame. Por isso, uma das melhores estratégias é fazer exercício, para saber os pontos mais recorrentes de cada conteúdo, a forma de cobrança, o perfil, entre outros.

4- Temas cobrados

Quais temas a banca do seu certame já cobrou? Já pensou em fazer uma pesquisa sobre o assunto? Por exemplo, você pode procurar as últimas provas e elaborar uma lista com os temas para treinar. Para ajudar você, separamos 52 temas de redação que foram cobrados pelo Cespe. Clique aqui e confira!

Assim, você pode separar um ou dois temas para treinar por semana, por exemplo. Não se esqueça de salvar o post, para consultá-lo sempre que quiser :)!

5- Cuidado com imediatismo

Você está começando a treinar redação para concursos, agora? Ou ficou muito tempo sem treinar e está recomeçando? Não espere resultados imediatos. Assim, tudo o que você planta, vai colher, mas no tempo certo. O que eu quero dizer: você vai ficar bom em redação e vai gabaritar, mas, para conseguir resultados é necessário treinar e persistir.

Ou seja, se você tiver muita dificuldade, apenas continue. Identifique as suas falhas para saná-las, treine e dê o seu melhor. Faça a sua parte e não tenha medo de falhar durante a caminhada. Por isso, procure identificar os seus erros e as suas dificuldades. Treine, treine e treine. Dedicação e persistência são os diferenciais para você conquistar o SEU sucesso.

6- Cronometre tempo

É imprescindível que você cronometre o tempo na hora de treinar redação. Dessa forma, lembre-se de que no dia do seu concurso você terá a prova objetiva e também a redação. Por isso, por exemplo, quando você estiver fazendo simulado, cronometre o tempo. Além disso, identifique também:

  • Qual a sua maior dificuldade para fazer redação? É na introdução, desenvolvimento ou conclusão?
  • Quais são seus erros?
  • O que você precisa melhorar?
  • Quanto tempo está gastando?

Dessa forma, avalie como está o seu desempenho, pois assim você poderá melhorar seus resultados. Combinado?

 

 

Deixe seu Comentário

Comentários

CONTINUE LENDO