/Redação TRT 1: dicas para sua preparação!


Redação TRT 1: dicas para sua preparação!

por: Equipe Flávia Rita

O edital do Tribunal Regional do Trabalho Rio de Janeiro (TRT RJ) foi divulgado visando ao preenchimento de 16 vagas e formação de cadastro reserva. Além das provas objetivas, também terá discursivas, que será o diferencial para a sua posse. Que tal conferir as melhores dicas de redação TRT1 ?

Redação TRT 1: atenção ao edital!

Você já leu o edital do TRT-RJ? Conhece os critérios de redação TRT 1? Para os cargos  Analista Judiciário, todas as áreas/especialidades, bem como Técnico Judiciário – Área Administrativa – Especialidade Segurança e Técnico Judiciário – Área Apoio Especializado – Especialidade Enfermagem será uma questão de estudo de caso, que vai abranger a parte de conhecimentos específicos.

Para o cargo de Técnico Judiciário – Área administrativa será uma redação, que terá caráter eliminatório e classificatório, e terá o valor máximo de 30 pontos. Segundo o edital, na redação TRT 1 o candidato deverá obter 15 (quinze) pontos ou mais na Prova Discursiva, para não ser eliminado do concurso público, além de não ser eliminado por outros critérios.  O candidato disporá de, no mínimo, 20 (vinte) linhas e, no máximo, 30 (trinta) linhas para elaborar a Redação, sendo desconsiderado para efeito de avaliação qualquer fragmento de texto que for escrito fora do local apropriado ou que ultrapassar a extensão máxima de 30 (trinta) linhas permitida para a elaboração de seu texto.

Redação TRT 1: critérios avaliados

De acordo com o edital, para o cargo de técnico administrativo serão avaliados os seguintes critérios para redação TRT 1:

a) atendimento ao tema proposto;

b) clareza de argumentação/senso crítico;

c) seletividade de informação;

d) criatividade/originalidade;

e) atendimento à norma padrão da Língua Portuguesa;

f) coerência (progressão, articulação, informatividade, não-contradição);

g) coesão referencial e sequencial;

h) atendimento à tipologia textual solicitada.

O candidato terá sua Prova Discursiva – Redação avaliada com nota 0 (zero) e estará automaticamente eliminado do concurso público se:

a) não desenvolver o tema proposto, ou seja, fugir ao tema proposto;

b) não desenvolver o tema na tipologia textual exigida;

c) apresentar acentuada desestruturação na organização textual ou atentar contra o pudor; d) redigir seu texto a lápis, ou a tinta em cor diferente de azul ou preta;

e) não apresentar sua Redação na Folha da Versão Definitiva ou entregá-la em branco, ou desenvolvê-la com letra ilegível, com espaçamento excessivo entre letras, palavras, parágrafos e margens;

f) apresentar identificação de qualquer natureza (nome parcial, nome completo, outro nome qualquer, número(s), letra(s), sinais, desenhos ou códigos).

Desta forma, é fundamental conhecer os critérios de correção de redação TRT 1, para você avaliar o seu desempenho e treinar. Aproveite para conferir como treinar redação em casa.

Redação TRT 1: dicas para sua preparação

  1. Leia muito. Leia revistas de atualidade, assista aos telejornais, pesquise na internet e fique por dentro de tudo o que acontece ao redor.
  2. Redação é treino e prática. Não espere o edital ser publicado, para começar a treinar. Comece, hoje!
  3. Cronometre o tempo que gasta para escrever e colocar as ideias no papel.
  4. Anote e sintetize o que quer escrever em um rascunho. Assim, você não se esquecerá dos principais detalhes.
  5. Uma redação para concurso envolve introdução, desenvolvimento e conclusão.  As três partes precisam estar conectadas e são dependentes. Por isso, cuidado para não fugir do tema proposto.
  6. A introdução é focada na apresentação do tema, o desenvolvimento pela exposição da ideia e da argumentação e a conclusão pelo posicionamento, retomada da conclusão e apresentação da possível solução para o problema exposto.
  7. A redação precisa ser escrita com letra legível.
  8. Errou uma palavra? Passe um traço por cima e continue escrevendo.
  9. Título só coloque se for pedido pela banca de concurso.
  10. Seja crítico de si mesmo: revise os textos que escreveu. Está bom? As ideias estão coesas e claras? O texto está fluído? Pontuação adequada? Está escrito com a linguagem da norma culta? Avalie cada detalhe.
  11. Domine as regras de português. Conheça bem a regência verbal, nominal, uso de pontuação, conectores, entre outros assuntos.  
  12. Não repita palavras. Procure sempre usar sinônimos. Isso mantém o texto coeso.
  13. Evite generalizações. O seu texto deve ser focado e objetivo. Você precisa demonstrar domínio do assunto.
  14. Não use perguntas retóricas, ou seja, não converse com o leitor.
  15. Se você estiver em dúvida sobre como escrever uma palavra, não perca tempo e tente encontrar um sinônimo.
  16. Os argumentos da sua redação para concurso devem coesos, coerentes e bem fundamentados.
  17. Saiba escrever as suas ideias de modo que o examinador realmente possa entendê-las. Ou seja, saiba transmitir a sua informação.
  18. Não ultrapasse as margens e nem o limite máximo de linhas permitidas pela prova.
  19. Leia com atenção as instruções da prova de redação, antes de começar. Fique atento ao número mínimo de linhas.
  20. Antes de entregar o seu texto faça uma revisão. Observe pontuação, regência, grafia de palavra, uso de crase. Cada detalhe faz a diferença.

Para ajudar na sua preparação, separamos 10 temas que foram cobrados pela AOCP. Confira!

Como se preparar para a redação TRT 1?

Para superar qualquer dificuldade em redação invista no curso Oficina de Redação específico para o TRT 1 com a professora Flávia Rita.

Isso também pode lhe interessar:
  Equilíbrio emocional: a importância para a redação!

Focado na prática, vai ajudar você a desenvolver as habilidades necessárias para elaboração e construção de texto. Além da correção detalhada, para você identificar os seus pontos fortes e fracos, a professora discute os temas e passa as melhores dicas.

Além disso, português é uma disciplina comum para nível médio e superior. Para o cargo de técnico administrativo, nível médio, por exemplo, serão 15 questões e com peso 2. Por isso, intensifique os seus estudos com o curso on-line de teoria + exercício para o TRT-RJ

O curso é ideal para quem precisa revisar os principais pontos teóricos cobrados pela AOCP e treinar a parte prática.

Mas, se você já tem uma boa base teórica e precisa revisar apenas exercício, pode investir no curso on-line de correção de prova para concurso AOCP. No curso, você poderá fazer revisão por meio de correção de questão, e conhecer o estilo da banca e os tipos de questões mais recorrentes.

Está estudando muito para o concurso TRT-1? Como podemos ajudar? Envie o seu comentário para a gente!

 

Deixe seu Comentário

Comentários