/10 temas de redação AOCP para você treinar!


10 temas de redação AOCP para você treinar!

por: Equipe Flávia Rita

Todo concurseiro sabe a importância de conhecer o perfil da banca, para conseguir a aprovação. Cada organizadora tem a sua forma de cobrança e as suas peculiaridades. Para ajudar na sua aprovação, separamos 10 temas de redação AOCP para você treinar. Vamos lá?

AOCP: como é o perfil da banca?

O Instituto AOCP é uma associação civil, que tem caráter organizacional e que desenvolve projetos em várias áreas: cursos, concursos, educação, pesquisas, entre outros. Organiza vários editais de certames públicos como, por exemplo, o do Tribunal Regional do Trabalho do Rio de Janeiro (TRT-RJ), que foi divulgado recentemente. Geralmente, a banca elabora provas de múltipla escolha. Que tal conhecer alguns temas de redação AOCP?

Redação AOCP: temas cobrados

Tema 1

SENAI – AOCP

ORIENTAÇÃO GERAL Leia atentamente todas as instruções.

➔ Há dois temas diferentes para você fazer sua redação. Escolha um deles e registre sua escolha na Folha de Redação – Versão Definitiva, no local adequado, escrevendo A ou B, conforme o caso.

➔ Dê um título para a sua redação, o qual deverá deixar claro a sua escolha. Não copie o(s) título(s) ou parte(s) do(s) título(s) dos textos de apoio. Escreva o título escolhido por você na folha de resposta.

➔ Não se esqueça de que você deverá fazer uma redação em prosa, expositiva ou argumentativo. ➔ Não copie parte(s) literal(is) do(s) texto(s) de apoio.

➔ A versão final de sua redação deverá ser obrigatoriamente entregue a caneta azul ou preta.

➔ Se você não seguir as instruções da orientação geral e as relativas ao tema que escolheu, sua redação será penalizada.

TEXTO A Criança de 9 anos vai interromper gravidez de gêmeos Família solicitou interrupção diante do risco que a menina corre. Padrasto suspeito de engravidar a enteada está preso. A menina de 9 anos grávida de gêmeos vai interromper a gravidez. A informação foi divulgada no sábado em nota do hospital onde ela está internada, no Recife. O padrasto da menina foi preso na quinta-feira em Alagoinhas (PE), onde a família vivia, quando se preparava para fugir para a Bahia. Ele seria o pai dos gêmeos que ela está esperando. Segundo a polícia, a menina sofria violência sexual desde os 6 anos. O padrasto também é suspeito de abusar da enteada mais velha, uma adolescente de 14 anos. Segundo nota do hospital, a criança encontra-se na enfermaria onde ficam mulheres que têm gestação de alto risco. Ela é acompanhada por uma equipe de médicos, enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais. Os médicos classificam a gestação da menina como de alto risco, pela idade e por ser de gêmeos. A família dela solicitou a interrupção da gestação, situação que é prevista em lei diante do risco que a menina corre. Segundo a polícia, a gravidez foi descoberta depois que a criança se queixou de dores e foi levada pela mãe à Casa de Saúde São José, em Pesqueira (PE). No hospital, os médicos descobriram que a garota estava na 16ª semana de gestação. De acordo com a polícia, a mãe não sabia dos abusos sofridos pela filha, que só teria contado depois da descoberta da gravidez. Texto adaptado de . Acesso em 03 jul 2009.

TEXTO B ‘Medicina está mais correta que Igreja’, diz Lula sobre aborto em menina Menina de 9 anos engravidou após sofrer abuso; padrasto foi preso. Arcebispo excomungou mãe de menina e médicos. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse em entrevista nesta sexta-feira (6) que “a medicina está mais correta que a Igreja” no caso da menina de 9 anos que ficou grávida após sofrer abuso sexual e teve a gestação interrompida. O arcebispo de Olinda e Recife, dom José Cardoso Sobrinho, excomungou a mãe, os médicos e outros envolvidos no aborto. “Como cristão e como católico, lamento profundamente que um bispo da Igreja Católica tenha um comportamento, eu diria, conservador como esse. Ou seja, não é possível que uma menina estuprada por um padrasto tenha esse filho até porque a menina corria risco de vida. Eu acho que, nesse aspecto, a medicina está mais correta que a Igreja. A medicina fez o que tinha que ser feito: salvar a vida de uma menina de nove anos”, disse. Texto adaptado de . Acesso em 3 jul 2009.

Com base nas informações dos textos acima e em outras de seu conhecimento, redija um texto em prosa, expositiva ou argumentativa, no qual você exponha seu ponto de vista a respeito das atitudes da família, do médico e do arcebispo. Construa seu texto com informações e argumentos coerentes.

Tema 2

Procuradoria Municipal – PGM – Jabotão de Guarapares – ES – Ano: 2015 – Banca: AOCP – Direito Constitucional – Direitos Individuais e Coletivos

Discorra sobre a obrigação alimentar ao idoso.

Tema 3

Desenbahia – Agência de Fomento do Estado da Bahia

As organizações se diferem na natureza dos sistemas que desenvolvem e mantêm e nos resultados que obtêm em decorrência de diferentes modelos de comportamento organizacional. A Teoria X e a Teoria Y, de McGregor, são hipóteses ou modelos que apresentam possíveis explicações sobre como as coisas acontecem nas organizações. Como são vistos os trabalhadores ou funcionários, segundo cada uma dessas duas teorias do comportamento organizacional?

O relacionamento entre as pessoas, no ambiente de trabalho, depende da percepção que uma tem da personalidade da outra e vice-versa. Essa percepção está sujeita a uma série de distorções e ilusões, que são enganos que levam o indivíduo a ver as pessoas com as quais se relaciona de maneira bem diferente daquela que realmente elas são. Dentre esses enganos, estão os estereótipos, o efeito de halo, a percepção seletiva, o efeito contraste e a projeção. Considerando o exposto, apresente como ocorre cada um desses enganos na percepção da personalidade da pessoa com quem se mantém relacionamento.

O trabalho em equipe, nas organizações, precisa de certas condições essenciais para ser considerado de alto desempenho em relação aos resultados pretendidos. Com base no exposto, relate quais são as condições mínimas do trabalho em equipe de alto desempenho e quais são os resultados esperados.

O planejamento e o controle são processos organizacionais que se complementam, uma vez que, enquanto o planejamento estabelece a direção de uma organização, o controle assegura que os resultados estão sendo obtidos na direção planejada. Considerando as informações mencionadas, descreva os passos no processo de planejamento.

Tema 4

Isso também pode lhe interessar:
  Concurso público: 5 Funções do “que” !

CODEM- Analista Fundiário – Advogado

Estranheza em licitação O resultado de processo licitatório para a prestação de serviços em determinada Empresa de Economia Mista foi antecipado ao “Jornal Agora é Ontem” no dia 14 de junho, seis dias antes da abertura oficial dos envelopes apresentados pelos interessados, que aconteceu no dia 20 de junho. Considerando esta ser uma notícia relevante, o referido Jornal a registrou em cartório, de forma a confirmar a veracidade ou não da informação recebida. Com a abertura dos envelopes, foi confirmado que a fonte informativa estava correta. No envelope, indicou-se o nome da empresa que ficou em primeiro lugar, o número da concorrência da qual ela estava a participar e a informação de que ela sairia vencedora. Tudo isso registrado pelo “Agora é Ontem” em Cartório na mesma data em que teve acesso a esses dados. O presente contrato é no valor de R$ 750.000.000,00 (setecentos e cinquenta milhões de reais), com prazo de duração fixado em 12 (doze) meses, sendo a data de início de vigência o mês de novembro do corrente ano. Questionada pelo Jornal, a referida Empresa de Economia Mista afirmou que segue todas as regras e normativas, bem como não deixou de observar o contido em lei para o referido certame. Já a empresa vencedora, afirma que não teve nenhum favorecimento. Com base nas informações contidas na fictícia notícia jornalística e em conformidade com a Lei Federal no 8.666/90, informe qual(is) a(s) possível(is) regra(s) jurídica(s) de Direito Administrativo foi(ram) descumprida(s) nesse caso e suas implicações legais.

Tema 5

FUNDASUS – Técnico em enfermagem

Paciente do sexo masculino, 23 anos, procura atendimento na UBS, pois é usuário de crack há 05 anos e gostaria de tratamento para deixar as drogas. Qual é a função da UBS neste caso e existe algum serviço de referência para este paciente?

Tema 6

Técnico – TRE AC

Dispõem, os parágrafos 6o e 7o do artigo 14 da Constituição Federal, o seguinte: “§ 6o – O Presidente da República, os Governadores de Estado e do Distrito Federal, os Prefeitos e quem os houver sucedido, ou substituído no curso dos mandatos poderão ser reeleitos para um único período subsequente”. “§ 7o – São inelegíveis, no território de jurisdição do titular, o cônjuge e os parentes consangüíneos ou afins, até o segundo grau ou por adoção, do Presidente da República, de Governador de Estado ou Território, do Distrito Federal, de Prefeito ou de quem os haja substituído dentro dos seis meses anteriores ao pleito, salvo se já titular de mandato eletivo e candidato à reeleição”.

Tendo por base o instituto da reeleição, adicionado ao texto constitucional por meio da emenda constitucional n° 16/1997, discorra sobre o tema, apontando a interação entre os dois parágrafos citados e explicitando as formas de controle que a legislação prevê em relação àqueles que disputam a eleição nessas condições.

Tema 7

FUNDASUS – Prefeitura Municipal de Uberlândia

Em relação ao papel do assessor de imprensa, considere a seguinte situação hipotética: um laboratório farmacêutico do Brasil é reconhecido pelas pesquisas e medicamentos desenvolvidos em prol da cura do câncer. Todavia, nos últimos dois dias, um grupo de 10 pacientes – usuários há mais de três anos de um dos medicamentos do laboratório – procurou os meios de comunicação para denunciar os efeitos colaterais que os acometeram, mas que não estavam descritos na bula do remédio. A mídia tem dado amplo destaque para o acontecimento, entrevistando os pacientes e ressaltando o sofrimento pelo qual eles têm passado.

Com base no exposto, quais ações o assessor de imprensa poderia tomar, com o consentimento da organização, para gerir a crise vivida?

Tema 8

TCE- Analista de Controle Externo de Ciências Contábeis

Descreva o conceito, o objeto e a finalidade da Contabilidade Aplicada ao Setor Público e aponte quais as razões da elaboração de um Plano de Contas Aplicado ao Setor Público com abrangência Nacional.

Tema 9

Câmera Municipal de Salvador – Analista Legislativo

Estados admitem rever planos Os governadores do NE, que esperavam a instalação de usinas em seus estados, agora reavaliam seus pleitos Brasília. O acidente nuclear ocorrido há duas semanas na Usina de Fukushima, no Japão, voltou a colocar em pauta, em todo o mundo, a segurança das usinas nucleares. E, no Brasil, alguns governadores do Nordeste decidiram reavaliar se a região deve receber uma das quatro novas usinas que o governo federal pretende construir no país até 2030. “Quem é que vai, em meio à atual discussão, eu quero agora uma usina nuclear para o meu estado. Só se for idiota. E eu não sou idiota”, disse ontem o governador do Piauí, Wilson Martins (PSB). Martins fez questão de frisar que “não recuou” da disputa com outros estados nordestinos cotados para abrigar uma das usinas, mas deixou claro que o projeto a cargo do Ministério de Minas e Energia deve ser “repensado”. “Agora, mudou tudo. O mundo inteiro está repensando os investimentos em energia nuclear, até então considerada segura e limpa. E o Piauí, assim como o Brasil como um todo, não vai deixar de repensar também”, afirmou o governador, alegando que a situação exige bom-senso. O governador de Sergipe, Marcelo Déda (PT), também já havia mencionado, em nota, a necessidade de o país rediscutir a expansão da matriz nuclear com segurança. “A pretensão em disputar a instalação de uma usina no nosso território pressupõe garantias plenas de segurança das instalações”.

Angra 2 sem licença Em meio à polêmica, foi divulgado ontem que a usina nuclear de Angra 2, localizada no interior do Rio de Janeiro, opera comercialmente há uma década com o licenciamento ambiental incompleto. Ela possui apenas a licença de operação inicial e não a permanente, conforme exigem as regras. O licenciamento de usinas nucleares no Brasil é feito pelo Ibama e depois pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen). Angra 2 possui o parecer favorável do Ibama mas ainda não recebeu da Cnen a autorização de operação permanente. Já a usina Angra 1 tem licenciamento completo.Disponível em . Acesso em 23 mar 2011. .globo.com/m

Com base na leitura do texto acima e em outras de seu conhecimento, redija um texto dissertativo no qual você argumente a favor ou não da criação de uma usina nuclear no nordeste do Brasil.

Tema 10

Isso também pode lhe interessar:
  Concurso PF: dispensa de licitação divulgada. Edital iminente!

Prefeitura Municipal de Camaçari

João Ubaldo Ribeiro diz que não está nem aí para a reforma ortográfica Érica Montenegro, do Correio Braziliense Best-seller nacional, João Ubaldo Ribeiro, 67 anos, diz que não está nem aí para a reforma. Fala isso da posição de quem senta na cadeira número 34 da Academia Brasileira de Letras (ABL) e já vendeu mais de 3 milhões de livros. O baiano de Itaparica radicado no Rio de Janeiro não pretende abandonar o trema. Caso contrário, diz que teria de começar a falar linguiça com o i mais forte que o u. Na tarde de sexta-feira, João Ubaldo enviou um arquivo de aúdio ao Correio em que comenta as alterações feitas na ortografia. As perguntas haviam sido enviadas por e-mail algumas horas antes. O autor do clássico Viva o Povo Brasileiro diz que a reforma não enriquece em nada o idioma, mas que alguém enriquecerá com ela. Apesar de afetar um grande número de palavras, Ubaldo classifica a mudança como perfunctória (praticada apenas para cumprir uma obrigação, embora inútil) e acha uma injustiça eliminar o trema. Antenado com as novas tecnologias, ele é autor do primeiro livro virtual lançado no país: Miséria e grandeza do amor de Benedita, de 2000. Com um estilo literário irônico e preocupado com o contexto social do Brasil, o autor do clássico Viva o povo brasileiro, que já ultrapassou os 120 mil exemplares vendidos, escreveu nove livros, traduzidos em 16 países, e colaborou com outras publicações. Leia abaixo alguns trechos da entrevista. Disponível em http://camacarinoticias.com.br/leitura.php?id=48840. Acesso em 20 mar 2010.

REDIJA UM TEXTO DISSERTATIVO NO QUAL VOCÊ NÃO SÓ ARGUMENTE CONTRA A OPINIÃO DE JOÃO UBALDO RIBEIRO OU A FAVOR DELA, MAS TAMBÉM EXPLIQUE A SEGUINTE AFIRMAÇÃO DO ESCRITOR: “A REFORMA NÃO ENRIQUECE EM NADA O IDIOMA, MAS QUE ALGUÉM ENRIQUECERÁ COM ELA.”

Redação AOCP: dicas de estudo!

  • Gabaritar a prova de redação AOCP é o diferencial para a sua posse. Por isso, coloque no seu planejamento redação e tente fazer, pelo menos, 2 redações por semana.
  • A cada redação analisada verifique os seus erros, a fim de corrigi-los. Conheça os seus pontos fracos para melhorá-los.
  • Esteja atento a tudo o que acontece ao redor. Assista aos jornais, leia notícias, revistas de atualidade.
  • Domine bem o português: conheça as regras de crase, pontuação, regência verbal, concordância nominal, entre outros assuntos.
  • Leia atentamente os critérios de correção de redação AOCP ou de qualquer outra banca no edital do seu concurso.

Confira as melhores dicas para você mandar bem em qualquer redação.

Você fará o concurso TRT RJ, organizado pela AOCP?

Para o cargo de técnico administrativo, nível médio, por exemplo, serão 15 questões e com peso 2. Por isso, intensifique os seus estudos com o curso on-line de teoria + exercício para o TRT-RJ.Ele é ideal para quem precisa revisar os principais pontos teóricos cobrados pela AOCP e treinar a parte prática.

Mas, se você já tem uma boa base teórica e precisa revisar apenas exercício, pode investir no curso on-line de correção de prova para concurso AOCP..No curso, você poderá fazer revisão por meio de correção de questão, e conhecer o estilo da banca e os tipos de questões mais recorrentes.

Para treinar redação nessa reta final intensifique a sua preparação com o curso Oficina de Redação para o TRT-RJ. A professora Flávia Rita trabalha vários temas, para que você possa desenvolver o seu texto. Além disso, toda a correção é feita de forma detalhada, para que seja possível identificar os seus pontos fracos, para saná-los até o dia da sua prova.

Como está a sua preparação? Envie o seu comentário para a gente!