/Redação ENEM: confira os principais critérios de avaliação


Redação ENEM: confira os principais critérios de avaliação

77

por: Equipe Flávia Rita

Neste post, você vai conferir os principais critérios de avaliação que são cobrados na redação ENEM. A produção textual cobrada tem como objetivo principal conhecer a capacidade do estudante de ler e redigir a redação de forma crítica de acordo com o tema cobrada. Preparado?

Conhecimento da norma padrão

Conhecer a norma culta da língua portuguesa é fundamental para gabaritar a redação ENEM. É essencial saber:

  • Pontuação
  • Norma de concordância verbal e nominal
  • Colocação pronominal
  • Evitar repetição de palavra

Desta forma, o estudante deve dominar a língua portuguesa, a fim de evitar qualquer tipo de erro que pode interferir na nora.

Domínio do tema

Redação é prática e muito treino. Conhecer o tema cobrado é fundamental para desenvolver uma boa base argumentativa, para que o candidato possa mostrar o seu conhecimento.

Logo, é fundamental que o estudante tenha conhecimento de mundo, para construir a sua base argumentativo, e quanto mais, melhor. Ou seja, quanto mais conhecimento você tiver, mais fácil será para fazer uma redação. Fuga do tema, por exemplo, pode comprometer a sua nota na redação.

Saber elaborar um texto dissertativo- argumentativo

O estudante deve saber redigir e defender o seu ponto de vista em uma redação ENEM. Ou seja, além de dominar a parte estrutural desse tipo de redação, o candidato deve conseguir relacionar, interpretar, organizar e colocar a ideia no papel, a partir do texto motivador do ENEM.

Desta forma, será avaliado a capacidade de síntese e de argumentação. É fundamental que o candidato consiga organizar as ideias de forma coesa e coerente.

Conhecer a estrutura da redação ENEM

A redação ENEM deve ser feita em linguagem formal e culta, por isso, é essencial conhecer os aspectos gramaticais. O candidato deve saber usar argumentos adequados para expor e defender o seu ponto de vista de forma objetiva.

Geralmente, o texto da redação ENEM é dividido em três partes:

  • Introdução
  • Desenvolvimento
  • Conclusão

Dominar a estrutura é fundamental para saber organizar as ideias, defender a argumentação e manter a coerência entre as partes.

Saber solucionar o problema proposto

O estudante deve saber defender o tema de forma consciente. Além de saber argumentar por meio da linguagem adequada, deve conseguir solucionar o problema proposto no tema de redação.

Redação ENEM: resumo dos principais critérios

  • Conhecimento e domínio da língua culta
  • Conhecimento da proposta de redação
  • Organização das ideias na estrutura textual
  • Uso adequado de argumentação
  • Elaborar solução para o problema proposto na redação

Redação ENEM: dicas de estudo

Para ajudar na sua preparação, a professora Flávia Rita elaborou o curso Oficina de Redação e teoria de texto dissertativo para o ENEM 2019. O curso foi elaborado e planejado de forma estratégica para que o estudante consiga gabaritar a redação ENEM e superar qualquer dificuldade. Nas aulas, os temas são trabalhados de forma focada e direcionada.

O curso redação para ENEM ainda conta com correção detalhada, para que o estudante possa conhecer os seus pontos fortes e fracos, para saná-los até o dia da prova. Desta forma, ele conseguirá aprimorar e desenvolver habilidades para gabaritar a redação ENEM;

QUERO COMPRAR O CURSO OFICINA DE REDAÇÃO ENEM 2019, AGORA!

Deixe seu Comentário

Comentários