fbpx

5 dicas para fazer uma apresentação impecável

apresentação
Uma apresentação bem-sucedida pode fazer toda a diferença em diversos aspectos, seja conquistando uma audiência, transmitindo uma mensagem eficaz ou alcançando objetivos específicos.
Antes de mais nada, convém mencionar que para realizar uma apresentação memorável e impactante é fundamental seguir algumas estratégias-chave. Nesse sentido, de nada adianta você ter preparado um texto impecável, bons argumentos, gráficos magníficos se não souber se comportar perante a apresentação, seja ela no contexto acadêmico, profissional ou em qualquer situação que exija uma comunicação eficaz.A seguir, confira 6 dicas para fazer uma excelente apresentação:

1. Mantenha sempre o contato visual

A apresentação é, na verdade, um diálogo com o público, em que o apresentador, por meio de uma história, compartilha uma informação ou uma experiência que julga relevante para certa situação. Por isso, é muito importante manter o contato visual com as pessoas da plateia.Nesse sentido, um contato visual constante não apenas transmitirá confiança como também servirá como um bom recurso de persuasão.Assim, é melhor que você não fique com os olhos dançando pelo palco ou pela plateia. Foque em um ou mais pontos e siga firme!

2. Não tenha medo de mostrar sua personalidade no momento da apresentação

As pessoas que estão interessadas na sua apresentação estão interessadas também em você. Por isso, não deixe que o nervosismo ou as expectativas o impeçam de se sentir confortável e, com isso, de mostrar sua verdadeira personalidade.Não há problema algum em ser extrovertido, engraçado, reservado ou preferir fazer apenas análises mais técnicas. Tudo isso compõe quem você é e pode ser utilizado na apresentação de maneira a deixá-lo mais confortável. Lembre-se de que você é o autor da apresentação e ela deverá, portanto, ter a sua cara.

3. Não leia durante a apresentação

Um erro muito comum entre apresentadores iniciantes é o costume de lerem as notas ou os textos da apresentação. Isso é desnecessário, uma vez que o público está acompanhando pelos slides, como também empobrece todo o esforço empregado na construção da sua história.Portanto, lembre-se que os slides, ou qualquer outra ferramenta que você tenha utilizado, tem a simples função de lhe dar apoio. A você caberá destacar os pontos chaves de cada etapa ou de cada imagem.

4. Sinta-se livre para incorporar gestos, mas não abuse

Não se esqueça de que a apresentação incorpora diversos tipos de linguagem. Ou seja, imagens, sons, vídeos e gestos podem ser utilizados para envolver ainda mais o público, seja explicando um assunto com mais precisão ou descontraindo sem deixar perder o foco.

5. Foque no que importa!

Como dito, o formato mais recomendado de apresentação é uma estrutura narrativa, com começo, meio e fim. Entretanto, é muito comum ver pessoas que iniciam certo assunto, mas acabam se perdendo em temas laterais.Não deixe que isso ocorra com você! Mantenha o foco na mensagem central da apresentação e, ainda que fuja eventualmente do tema, retorne sempre fazendo associações entre os assuntos. Por essa razão, treinar é tão importante.