Conteúdo do Artigo
Nesse texto, separamos 5 dicas para você gabaritar e dominar a banca FUMARC. A Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC), é uma das principais organizadoras de concurso público do estado de Minas Gerais e será a responsável pelo concurso da Polícia Civil de Minas Gerais, para o cargo de escrivão.Conhecer o perfil é fundamental para a sua aprovação.Vamos lá?
1- Banca FUMARC: nível de dificuldade!
As questões da banca FUMARC não costumam ter uma cobrança tão difícil, se for comparada a outras organizadoras como Cespe, Fundação Carlos Chagas (FCC) e ESAF. As perguntas são bem objetivas e diretas e, geralmente, cobram os textos de lei.
Nas provas de português para concurso as questões cobram interpretação de texto e gramática com cobranças de conteúdo como:
- Crase
- Conectores
- Regência verbal e nominal
- Pontuação
- Uso de pronome
- Identificação de tipos textuais: narrativo, descritivo e dissertativo.
- Uso de pronomes
- coordenação e subordinação
2- Bancas com perfis semelhantes
Existem bancas que têm perfis semelhantes a da Fumarc:
- FUNDEP
- Consulplan
- IADES
Desta forma, se, por exemplo, você acabar de resolver uma lista de exercício da FUMARC, aproveite para fazer questões de outras bancas com perfis semelhantes para treinar e reforçar ainda mais o que está estudando nos conteúdos.
Para conseguir passar em concurso público, é necessário ter estratégia. Busque sempre dar o seu melhor e resolva exercícios de forma exaustiva.
3- Pesquise sobre os conteúdos
Explore os conteúdos que a FUMARC cobrou nas últimas provas. São parecidos? Que tipo de assuntos são mais recorrentes? O que cobrou em uma prova e não caiu nessa? Tente desenvolver essa visão estratégica, para tentar compreender o perfil da banca.
Foi divulgado o edital do concurso da PC-MG para o cargo de escrivão, e a FUMARC vai cobrar os conteúdos:
- Interpretação e compreensão de textos.
- Identificação de tipos textuais: narrativo, descritivo e dissertativo.
- Critérios de textualidade: coerência e coesão.
- Recursos de construção textual: fonológicos, morfológicos, sintáticos e semânticos.
- Gêneros textuais da Redação Oficial.
- Princípios gerais.
- Uso dos pronomes de tratamento.
- Estrutura interna dos gêneros: ofício, memorando, requerimento, relatório, parecer.
Conhecimentos linguísticos.
- Conhecimentos gramaticais conforme padrão formal da língua.
- Princípios gerais de leitura e produção de texto. Intertextualidade. Tipos de discurso. Vozes discursivas: citação, paródia, alusão, paráfrase, epígrafe.
- Semântica: construção de sentido; sinonímia, antonímia, homonímia, paronímia, polissemia; denotação e conotação; figuras de linguagem.
- Pontuação e efeitos de sentido.
- Sintaxe: oração, período, termos das orações; articulação das orações: coordenação e subordinação; concordância verbal e nominal; regência verbal e nominal.
No concurso COPASA, a banca FUMARC cobrou:
- Leitura, compreensão e interpretação de textos.
- Conhecimentos linguísticos gerais e específicos relativos à leitura e produção de textos. Conhecimento gramatical de acordo com o padrão culto da língua.
- Estrutura fonética: letra, fonema, encontros vocálicos e consonantais, dígrafo, divisão silábica, ortografia, ortoépia, acentuação tônica e gráfica.
- Estrutura dos vocábulos e processos de formação de palavras: elementos mórficos (radical, afixo desinência, vogal temática de verbo e nome, fonema de ligação, radicais gregos e latinos), derivação, composição, hibridismo e outros processos não incluídos na Nomenclatura Gramatical Brasileira – NGB.
- Classes de palavras: classificação, flexões nominais e verbais, emprego.
- Teoria geral da frase e sua análise: orações, períodos e funções sintáticas.
- Sintaxe de concordância: concordância nominal e verbal (casos gerais e particulares). Concordância ideológica (silepse).
- Sintaxe de regência: verbos quanto à predicação, regência nominal e verbal.
- Crase.
- Colocação de pronomes: próclise, mesóclise e ênclise.
- Pontuação: emprego dos sinais de pontuação.
A ideia é entender os assuntos mais cobrados pela banca, para você tentar organizar os seus estudos e direcionar o seu foco, até que o edital seja divulgado com todo o conteúdo programático. Assim, você ganha tempo na sua preparação.
4- Treine por meio de questão
Fazer exercício de forma exaustiva é uma das melhores estratégias para o seu estudo, sabia?
- Você memoriza o conteúdo.
- Reforça o seu aprendizado na disciplina
- Conhece o perfil da banca
- Direciona o seu aprendizado
- Revisa os assuntos e os detalhes
- Testa o seu rendimento
Tenha o hábito de fazer questão e simulado. Por meio de testes, você consegue identificar os assuntos que domina ou precisa estudar mais, por exemplo. Busque resolver exercício diariamente e vai perceber o seu rendimento aumentar. Separe as questões que mais gostar para fazer uma revisão final antes da prova.
5- Faça cursos
Invista em cursos direcionados da banca FUMARC. Nas aulas de exercício, o professor busca revisar os assuntos cobrados pelas bancas, além de passar várias dicas estratégicas de acordo com o perfil da organizadora. Lembre-se de resolver os exercícios sempre antes da aula, isso vai reforçar a sua memória e ajudar você a fixar o conteúdo.
Um dos cursos de exercício para FUMARC, que foi elaborado de forma estratégica pela professora Flávia Rita é o de correção de prova. Por meio das aulas, ela explora os conteúdos programáticos da banca FUMARC e faz uma ampla revisão por meio de correção de questão.
Exercícios de português para concurso cobrados pela FUMARC
2018 – COPASA – Analista de Saneamento Administrador
Atente para o excerto e as afirmações sobre ele:
“Esta indagação não convém à indústria farmacêutica nem ao sistema cujo objetivo primordial é a apropriação privada da riqueza.”
Avalie as afirmativas sobre a oração sublinhada:
I. A oração sublinhada é subordinada e tem função adjetiva.
II. Ela exprime uma generalização em relação ao antecedente – “sistema”.
III. O pronome que introduz a oração indica ideia de posse.
Estão CORRETAS as afirmativas:
Qual concurso organizado pela FUMARC você vai fazer? Envie o seu comentário e compartilhe o post nas suas redes sociais.
Bons estudos e sucesso!