fbpx

Prova dissertativa: melhores dicas para você alcançar nota máxima no seu concurso!

Equipe Flávia Rita

Prova dissertativa: melhores dicas para você alcançar nota máxima no seu concurso!

Neste texto, você vai conferir as melhores dicas para você alcançar nota máxima na prova dissertativa. Vamos lá?

Concurso público é como uma maratona: é preciso se preparar bem, para alcançar a vitória. Não é fácil encarar uma prova objetiva com 100 ou mais questões, além da redação. É preciso preparo físico e emocional, principalmente. Você já foi reprovado na prova dissertativa de redação para concurso público?

 

Prova dissertativa: como introduzir o tema solicitado?

A introdução precisa ser clara, direta e objetiva e de acordo com o tema solicitado pela banca.  Ou seja, nem pense em fugir do assunto, pois você poderá perder a sua vaga. O tamanho recomendado é de 2 a 3 frases.

Para facilitar, antes de escrever tente montar um esquema com todos os pontos que você quer desenvolver na sua redação: dados, exemplos, comparações. Isso vai  ajudar você a começar a escrever, porque você terá organizado todas as suas ideias.

Redação para concurso: como desenvolver a base argumentativa?

Ao defender o seu tema seja objetivo e saiba expor a sua argumentação. Para isso, use dados, comparações, exemplos e outros recursos que podem ser úteis, para defender o seu ponto de vista. Para facilitar, você pode separar os itens em desdobramentos e fazer tópicos no seu esquema, que você elaborou antes de começar a fazer a sua redação.

Lembre-se de que as ideias devem estar interligadas na prova dissertativa, por isso, use conectores, por exemplo. O texto deve estar coeso e sem nenhuma frase ambígua. Para desenvolver base argumentativa, é essencial estar por dentro de tudo o que acontece na política, economia, tecnologia.

Conheça a forma de cobrança de cada banca

Na redação para concurso, cada banca tem uma forma de cobrança diferente. Portanto, é essencial que conheça e domine o perfil da organizadora do seu concurso. Por exemplo, a Fundação Caros Chagas exige um raciocínio mais analítico nas redações e o candidato precisa saber discorrer sobre o tema. A banca aborda muito os problemas que ocorrem na sociedade contemporânea.

Desta maneira, o estudo de redação para concurso deve ser específico de acordo com a banca do concurso.

Por que fui reprovado na discursiva?

Você teve a sua prova dissertativa corrigida, mas a nota foi baixa? Para melhorar, é essencial conhecer os seus erros, para corrigi-los. Desta forma, analise a sua redação para concurso com cuidado e veja em que parte perdeu mais ponto: introdução, desenvolvimento, conclusão, gramática ou pontuação? Depois de identificar estes aspectos, refaça a sua redação.

Treine sempre e persista!

Como você já teve a sua prova dissertativa corrigida, pode ter certeza de que falta pouco para a posse. Lembre-se de que tudo é questão de treino e prática e falta pouco para você conquistar a sua vaga. Continue treinando, separe um tempo no seu planejamento para escrever, cronometre o tempo gasto e persista. Não desista até chegar aonde realmente deseja!

Seja organizado!

Seja organizado nos seus estudos de redação. Organize os temas que você vai treinar e mantenha guardado as suas redações e as correções. Isso vai facilitar caso você queira fazer uma revisão, por exemplo.

Faça revisão!

Procure estabelecer ligações entre os temas do seu texto. Para isso, use palavras chaves, para associar ao conteúdo que está escrevendo. Terminou o texto?

  • Faça uma revisão completa de gramática, ortografia e pontuação.
  • Confira se abordou tudo o que foi solicitado pela banca
  • Verifique se o seu  texto está coeso e coerente
  • Confira as ideias estabelecidas entre os parágrafos

Pratique!

Redação para concurso é prática e treino. Quanto mais você treinar, melhor! Que tal colocar no seu planejamento um dia específico para treinar redação? Você pode separar o fim de semana, por exemplo. O segredo é você se programar para treinar.

Fique muito atento à correção da sua redação. O feedback é essencial para saber em que você precisa melhorar, para sanar as suas dificuldades. É por meio do treino que você vai adquirir e desenvolver confiança.

Curso on-line degustação: Redação para Concursos – Texto Dissertativo – Professora Flávia Rita

Prepare-se para o seu concurso com o curso on-line de redação para concurso- Texto Dissertativo. A professora Flávia Rita aborda a teoria de redação, modalidades de escrita, erros que você não pode cometer, além de explorar vários pontos importantes como estrutura textual, coerência e coesão, entre outros. QUERO ASSISTIR A UMA AULA GRATUITA!

Qual o concurso dos seus sonhos? Para qual está estudando? Quero saber! Deixe o seu comentário.

 

redação fgv

10 temas de redação FGV!

Nesse post, separamos 10 temas redação FGV para você treinar e incluir no seu planejamento. Ao fazer redação, concentre-se e simule como se fosse a prova: fique de olho no tempo, organize o ambiente e mantenha o foco. Você pode escolher um tema por semana e treinar, por exemplo. Vamos lá?

Read More »
TJSC

TJSC: saiba mais sobre a prova de português

Prova Objetiva terá mais de 20 questões de Língua Portuguesa. Já o salário dos aprovados varia entre R$ 9.493,61 para nível superior e R$ 5.515,07 para nível médio.
Baixe gratuitamente o E-book de questões comentadas da FGV e comece a se preparar para a prova!

Read More »
Interpretação de texto

Interpretação de texto para concurso: técnicas infalíveis

Interpretar textos vai muito além da simples decodificação de palavras, trata-se de compreender e extrair significado, identificar nuances, analisar pontos de vista e discernir entre informações relevantes e irrelevantes. Continue a leitura e conheça algumas técnicas infalíveis para ter uma boa interpretação de texto!

Read More »

CONTINUE LENDO

× Como posso te ajudar?