Conteúdo do Artigo
Neste post, você vai fazer uma revisão sobre um dos conteúdos mais cobrados em prova: o vocábulo “SE”!
Qual o vocábulo que faz seu coração bater mais forte na prova? “Se”! rs..então guarde isso para sempre: viu o Se? Circule, marque e preste muita atenção. Vamos lá?
Partícula Apassivadora
Para o vocábulo “Se” ser partícula apassivadora o verbo deve ser:
- Transitivo direto ou transitivo direto e indireto,
- A frase deve estar na voz passiva sintética. Lembre-se de que na voz passiva NUNCA haverá OD, pois ele se torna sujeito paciente.
- A frase também admite voz passiva analítica (ser/estar + particípio) e o verbo deve concordar com o sujeito paciente. Observe o exemplo:
- Buscam (VTD)-se(PA) soluções para o caso ( sujeito paciente). (= soluções para o caso são buscadas).
Esse é um conteúdo cobrado por, praticamente, todas as bancas, principalmente Cespe e FCC.
Índice de Indeterminação do Sujeito (IIS)
- ,Não pode existir sujeito explícito ou subentendido ( ele) na frase.
- Ocorre na voz ativa, geralmente, com verbo transitivo indireto, verbo intrasitivo ou ligação.
ATENÇÃO: verbo permanece na 3ª pessoa do singular
- Precisa (VTI)-se (IIS) de ajudante
- Assiste (VTI)-se (IIS) a cenas de violência (OI)
Pronome reflexivo
A condição é que o “Se” esteja indicando reflexão ou reciprocidade. A ação recai sobre o próprio sujeito. Além disso, todo pronome reflexivo exerce função sintática de objeto direto ou objeto indireto.
Muita atenção: o sujeito da frase estará explícito ou implícito no contexto.
Observe:
- Ela ( sujeito) se (OD)via (VTD) mais velha a cada ano.
- Deu (VTDI)-se (OI) uma nova oportunidade (OD).
Parte integrante do verbo
- Neste caso, o pronome integra o verbo, logo o acompanha em todas as suas flexões.
- Lembre-se de que parte integrante nunca desempenha função sintática e o sujeito da frase fica explícito ou implícito no contexto.
- ( Ele) preocupava (VTI)-se ( parte integrante do verbo) com o fato (OI).
Partícula expletiva ou realce
Pode gerar dúvida, mas a condição básica é que o “Se” não seja classificado como partícula apassivadora, índice de indeterminação do sujeito, pronome reflexivo ou parte integrante do verbo.
Do ponto de vista sintático, a partícula expletiva é desnecessária.
- Vão (VI) -se os anéis ( sujeito), ficam (VI) -se os dedos ( sujeito).
Conjunção
Conjunção condicional também costuma cair muito nas provas de português para concurso, e sugere a ideia de condição. O “Se” é equivalente a caso, por exemplo.
- Se ele voltar ao Brasil, comunicarei a todos.
O “Se” também pode exercer a função de conjunção integrante,e vai apenas ligar orações e não apresentará carga semântica.
- Se ele voltará ao Brasil, ninguém sabe dizer
Dicas de estudo
https://www.youtube.com/watch?v=F_sOzc3vfO8&feature=youtu.be
A melhor maneira para aprender o vocábulo “Se” é treinando, ou seja, resolvendo muitos exercícios. Depois que você tiver aprendido a teoria sobre o assunto,resolva de forma exaustiva questões.
Você sabia que resolução de exercício é uma das melhores formas para você estudar português para concurso? No início, você pode confundir partícula apassivadora com expletiva, por exemplo. Mas, fique atento aos detalhes de cada um e preste sempre atenção no comando da questão.
Questões de concurso sobre a partícula “SE”:
Ano: 2018 -VUNESP- PC/SP
Gabarito: B
2017- FCC-TST- Analista Judiciário – área administrativa
… tudo que se publica nas redes sociais é de autoria de um roteirista. (final da entrevista)
O pronome sublinhado acima também se encontra sublinhado na frase:
Gabarito: B
FCC – 2011- Nossa Caixa Desenvolvimento
- Planeje o que você for estudar durante a semana. Separe os conteúdos que serão vistos e revisados. Isso vai ajudar você a manter o foco nos estudos e nas suas prioridades.
- Tenha controle dos seus estudos. Saiba o que está sendo visto, a quantidade de conteúdo que falta, resoluções de exercício.
- No seu cronograma de estudo, tenha tempo para o lazer. Lembre-se de que a sua mente precisa de descanso. Renovar as energias é fundamental. Você pode separar o sábado à noite, por exemplo, para sair com os seus amigos ou aproveitar o domingo para almoçar com a sua família.
- Na hora de estudar, desconecte-se de redes sociais, celulares, entre outras distrações. Para conseguir a classificação, é fundamental dar o seu melhor nos estudos.
- Deixe o seu cronograma bem visível perto de você. Não adianta fazer um planejamento e deixá-lo guardado na gaveta.
- O seu planejamento deve ser de acordo com a sua realidade. Não adianta fazer um planejamento de 6 horas de estudo, por exemplo, se você tem três. Isso vai gerar muita ansiedade e vai interferir na produtividade dos seus estudos.
- Tenha uma planilha para saber o seu percentual de acerto/erro de exercício em cada disciplina. Ao estudar português para concurso por exemplo, separe os assuntos: regência, verbo, concordância, entre outras. Faça isso com cada conteúdo, e anote o seu percentual de acerto/erro em cada tópico.
- Não perca tempo da sua jornada se comparando com outras pessoas. Lembre-se de que cada um tem a sua própria história e caminho. Portanto, foque em viver a SUA vida e o seu caminho. Estude, tenha disciplina e força de vontade para conquistar os seus resultados.
- Você precisa pagar o preço para conseguir a sua aprovação. Está disposto? Tudo é proporcional ao seu esforço, por isso, dedique-se e confie na sua capacidade. Você tem muito mais força do que imagina e vai conseguir alcançar todos os objetivos.
O vocábulo “SE” é um dos mais assuntos mais cobrados de língua portuguesa pelas bancas de concurso público e pode ser o diferencial na sua prova. O tema é abordado de forma completa no curso Português Total, em que a professora Flávia Rita explica, em detalhes, sobre o uso do vocábulo “SE”, além de abordar todo o conteúdo de língua portuguesa cobrado pelas organizadoras.
Para ajudar na sua preparação, conheça o curso Português Total, ministrado pela professora Flávia Rita Coutinho Sarmento.
O curso é ideal para quem:
- Precisa aprender toda a teoria de português
- Não tem base teórica e precisa revisar toda a disciplina
- Ficou muito tempo sem estudar e precisa revisar o conteúdo de língua portuguesa.
Nas aulas, a professora Flávia Rita trabalha desde o básico ao avançado. Ou seja, contempla toda a gramática (fonética, ortografia, formação de palavras, predicação verbal, período simples, regência, crase, “que/se”, colocação pronominal e pronome relativo, verbo, concordância verbal, concordância nominal, pronomes pessoais, conectores, período composto, pontuação) e interpretação de texto. Por ser um curso completo, adequa-se perfeitamente a todas as bancas de concursos, sendo indicado para todos os públicos. Maior performance nos estudos.
É um curso que prepara o aluno para qualquer certame, pois ele foi planejado a partir do profundo conhecimento das bancas mais exigentes do mercado como CESPE, FCC entre outras com os mais variados perfis de cobrança.
QUERO ASSISTIR A UMA AULA GRATUITA DO PORTUGUÊS TOTAL!
Qual a sua maior dificuldade em português para concurso? Envie o seu comentário para a gente e não se esqueça de compartilhar o conteúdo nas suas mídias sociais. Bons estudos e muito sucesso!