Conteúdo do Artigo
Primeiramente é necessário ressaltar que a data da prova do Concurso Público Unificado (CNU) está se aproximando. Se você já se prepara para o certame, sabe que garantir pontos na questão discursiva é decisivo para sua aprovação. Nesse sentido, este blog traz mais informações da discursiva do Bloco 7, este que oferece o maior número de vagas, com um total de 1.748 oportunidades em 14 órgãos públicos federais.
O que é uma questão discursiva?
A prova discursiva é sempre a mais temida nos concursos públicos. Muitas vezes, o candidato tem todas as ideias em mente, porém não sabe organizá-las no papel e acaba se atrapalhando na hora da escrita. Dessa forma, para redigir uma boa discursiva, é necessário ter noção de qual modalidade textual se trata a questão.
Bom, as questões discursivas são aquelas em que o candidato precisa formular uma espécie de resposta acerca de determinado assunto. Nesse sentido, as provas discursivas, em geral, abrangem uma grande variedade de temas relacionados à área específica do candidato. Em regra, busca-se avaliar o conhecimento técnico do aspirante acerca de um dado tema, bem como sua capacidade de analisar, relacionar e expressar conceitos de forma clara e coerente.
Além disso, as questões discursivas não se prestam à apresentação de um posicionamento. Elas, na verdade, têm caráter predominantemente expositivo e, por isso, baseiam-se em temas específicos, previsto no edital do concurso que você vai prestar.
Desse modo, tais perguntas exigem uma abordagem estratégica para que, dentro do contexto do tema proposto, o candidato desenvolva todos os itens abordados. Uma dica interessante é observar os verbos presentes no comando da questão e os substantivos. Em geral, esses termos fornecem a referência central acerca do que deve ser feito.
Qual o conteúdo esperado para o CNU bloco 7?
O bloco 7 do CNU trata-se das carreiras voltadas para a Gestão Governamental e Administração Pública. Nesse sentido, de acordo com o edital, o conteúdo programático é dividido entre conhecimentos gerais e conhecimentos específicos sendo que o tema da questão discursiva será formulado de acordo com estes tópicos.
Dessa forma, tendo em vista que o assunto deve ser compatível com o bloco 7, é provável que este esteja associado aos conhecimentos específicos. No vídeo anexado a seguir, a professora Flávia Rita alerta sobre os temas mais prováveis a serem cobrados no certame, assim como os que não devem ser exigidos.
Dicas da Professora Flávia Rita
- Entenda o tema e a(s) pergunta(s): antes de começar a escrever, certifique-se de entender completamente o tema e a(s) pergunta(s) da questão. Destaque as palavras-chave e as diretrizes para assegurar que sua resposta será relevante para o tema proposto. Defina as seções do texto, observando tudo o que foi pedido;
- Estude pelo menos 10 temas prováveis de acordo com os eixos temáticos e o modelo de prova do bloco desejado;
- Como o edital não estipulou o número de linhas, é ideal treinar um texto entre 20 e 30 linhas pois essa é a quantidade cobrada na maioria dos concursos.
Mais informações sobre o bloco 7:
- É o que oferece o maior número de vagas, com um total de 1.748 oportunidades;
- Os órgãos que contemplam as vagas são: AGU, IBGE, Incra, Inep, Funai e Previc, ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação; Agricultura e Pecuária; Saúde; Cultura; Gestão e Inovação em Serviços Públicos; Justiça e Segurança; Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços; e Ministério do Planejamento e Orçamento;
- As especialidades são em: planejamento, orçamento e gestão, administração, contabilidade, letras, educação corporativa e administração escolar, arquivologia, biblioteconomia, comunicação social, história, produção audiovisual, produção gráfica e publicidade e propaganda;
- Os salários variam entre R$ 6.761,72 e R$ 8.263,16.
Cronograma CNU:
- Publicação do Edital: 10/1/2024
- Inscrições (ENCERRADAS): 19/01 a 09/02/2024
- Divulgação dos dados finais de inscrições: 29/02/2024
- Divulgação dos Cartões de Confirmação: 29/04/2024
- Aplicação das Provas: 05/05/2024
- Divulgação dos resultados das provas objetivas e preliminares das provas discursivas e redação: 03/06/2024
- Divulgação Final dos Resultados: 30/07/2024
- Início da Convocação para posse e Cursos de Formação: 05/08/2024
- EDITAL