Conteúdo do Artigo
Antes de tudo, é fundamental ressaltar que, para iniciar qualquer pós-graduação, você precisa destinar um tempo para se dedicar aos estudos. Atrelado a isso, a facilidade dos cursos on-line tem tornado esse processo menos cansativo e, consequentemente, mais proveitoso, tendo em vista que você pode escolher o dia e horário para assistir às aulas, assim como para realizar os exercícios.
Nesse sentido, continue a leitura e conheça a importância de uma pós-graduação, além de informar-se sobre as particularidades da Pós-Graduação em Técnica Redacional e Revisão de Textos.
Qual a importância de ter o título de pós-graduação?
De acordo com um estudo elaborado, em 2022, pelo Instituto Semesp, mais de 1,4 milhão de brasileiros estavam frequentando um curso de pós-graduação voltado para especialização. Desse total, 36,3% optaram pela modalidade EAD (Ensino a Distância). Outro estudo da mesma instituição revela que a pós-graduação também impacta na média salarial. Entre os alunos de cursos de especialização que exerciam atividade remunerada em 2021, 41,3% recebiam três salários mínimos ou mais por mês.
Dessa forma, os dados mostram que as pessoas estão optando pela capacitação e buscando um retorno financeiro mais à frente. Nesse sentido, além deste retorno, a pós-graduação oferece a oportunidade de você se aprofundar em um assunto que sempre teve interesse.
Por que escolher a Pós-Graduação em Técnica Redacional e Revisão de Textos?
Como mencionado acima, o adicional de qualificação é de suma importância em um mercado extremamente competitivo e em constante mudança. Dessa forma, é previsível que a capacitação gere mais oportunidades de emprego para você.
Logo, a pós-graduação lato sensu (especialização) em Técnica Redacional e Revisão de Textos busca oferecer uma abordagem direcionada às demandas práticas do mercado, de maneira a capacitar os estudantes e os profissionais da área com as ferramentas necessárias ao bom desempenho de suas tarefas no âmbito redacional e revisional, colaborando assim com o desempenho de equipes pedagógicas ou jornalísticas, seja na modalidade física, seja na digital.
Dessa forma, tratando-se do mercado de trabalho, os profissionais de redação e revisão de texto têm diversas chances de atuação. Como por exemplo:
- Redação de textos para blogs;
- Produção de conteúdo empresarial;
- Revisão de livros e afins;
- Correção de trabalhos acadêmicos.
Além disso, para funcionários e servidores públicos, a especialização representa um adicional de remuneração e chances de progressão na carreira.
Segundo dados do Centro Educacional Flávia Rita, em um ano, a busca pelo curso de Pós-Graduação em Técnica Redacional e Revisão de Textos aumentou em 90%, saindo de 104 alunos matriculados na turma de lançamento para 198 alunos presentes na 2° turma. Isso reforça a procura constante pela qualificação e, consequentemente, melhora salarial.
Metodologia do curso
O curso é estruturado em módulos, sendo as disciplinas dentro de um mesmo módulo interdependentes. Assim, você fica livre para iniciar os módulos fora da grade sugerida, observando apenas a necessidade de pré-requisito no caso de disciplinas dentro do mesmo módulo. O módulo IV, em caráter de exceção, tem como pré-requisito a integralização do módulo I. Os demais módulos podem ser realizados a seu critério.
O curso todo, com carga horária de 410 horas, pode ser concluído em 6 meses, a depender da sua disponibilidade.