/A DIFERENÇA ENTRE COACHING E MENTORING


A DIFERENÇA ENTRE COACHING E MENTORING

152

por: Equipe Flávia Rita

O atingimento de nossos objetivos leva, necessariamente, tempo. Porém, parte desse tempo pode ser reduzido com uma boa orientação. Obter, desde o início, o acompanhamento de pessoas que possam nos ajudar a aumentar nossa produtividade ou mesmo a nos direcionar para as melhores decisões é fundamental para quem almeja realizar planos de longo prazo, como passar em um concurso público ou galgar na carreira profissional. Para isso, são oferecidas, hoje em dia, duas abordagens semelhantes: o coaching e o mentoring. Mas você sabe a diferença entre elas? Vamos aprender aqui!

COACHING PARA CONCURSOS

O coaching corresponde a um processo de otimização do tempo e, consequentemente, de obtenção de resultados mais rápidos. A partir da orientação de um coach (treinador em inglês) o chamado “coachee” conseguirá identificar com maior velocidade suas falhas de organização e os erros cometidos em suas atividades, de maneira a acelerar seu processo de aprendizagem.

O trabalho do coach se dá por meio de uma série de perguntas direcionadas a identificar as falhas no modelo mental de seu coachee, ou seja, na forma de pensar a respeito de suas posturas e na forma de valorização de conceitos chaves para a obtenção de resultados, como sucesso, fracasso, dificuldade, esforço. Além disso, tem como objetivo o empoderamento de seu coachee, de forma que, com um maior autoconhecimento, possa, sozinho e autonomamente, postar-se mais assertivamente quanto aos seus objetivos e desejos.

O coach, à diferença do mentor, deve atuar dentro de um prazo pré-determinado, porém com tempo suficiente para não só conhecer seu coachee, mas também o acompanhar no percurso da orientação. Para isso, recomenda-se um acompanhamento de no mínimo seis meses.

MENTORING OU MENTORIA

A mentoria ou o mentoring, por sua vez, diferencia-se do coaching. Embora sejam muitas vezes confundidos como sinônimos, a mentoria tem um foco mais profissional e sem limitação de tempo.

Trata-se de uma espécie de tutoria, na qual um profissional mais experiente assume para si a responsabilidade de guiar profissionais mais novos. O objetivo é facilitar a adaptação na cultura da empresa e de orientar os mentorados nas suas decisões pertinentes à carreira e ao trabalho, a fim de identificar as principais dificuldades que possam estar tendo e auxiliar na superação dos desafios.

Como o coaching, o mentoring também trabalha com uma abordagem mais pessoal, com foco na individualização do atendimento. A partir disso, é possível ao mentor compreender melhor o processo de decisão de seus mentorados, sem deixar de considerar particularidades da vida privada de cada um.

A CONJUGAÇÃO DO COACHING E DO MENTORING

Ambas as modalidades correspondem a técnicas de otimização do tempo por meio de um acompanhamento específico. No coach, procurasse-se promover o empoderamento por meio de uma redefinição dos modelos mentais do coachee; já na mentoria, estabelece-se uma relação de orientação profissional, com a participação de uma pessoa experimentada na carreira e nos meandros da empresa.

A conjunção de ambas as técnicas, portanto, podem ser conjugadas para quem deseja alcançar resultados ainda mais rápidos em sua profissão.


Se esse conteúdo foi interessante para você, não deixe de nos avisar nos comentários! Ficou alguma dúvida com relação a esses conceitos? Nos avise nos comentários e deixe suas recomendações!

Deixe seu Comentário

Comentários